[News]Dentes tortos? Alinhadores invisíveis prometem resolver o problema!
Dentes tortos? Alinhadores invisíveis prometem resolver o problema!
Você tem insegurança com seus dentes desalinhados, e também não gosta da ideia do aparelho fixo tradicional? A doutora Gabriela Viana explica os benefícios dos alinhadores invisíveis.
Foto: Reprodução/Freepik
Só quem tem o sorriso desalinhado sabe a insegurança e o medo de colocar o temido aparelho fixo, por ser visível e poder causar desconforto. Porém, na década de 40, surgiu o conceito dos alinhadores transparentes e, anos depois, na década de 90, ocorreu um avanço ainda maior com o surgimento do sistema de alinhamento invisível - sequência de alinhadores feitos de material transparente e confortável.
O aparelho invisível é indicado para diversos casos ortodônticos, como dentes desalinhados, sobremordida, mordida aberta, diastemas (espaços entre os dentes), entre outros. Além disso, com o frequente avanço dos estudos e tecnologia, ele também garante eficácia para casos graves, como apinhamento (dentes encavalados) e overjet (distanciamento horizontal da entre os dentes superiores e inferiores), promovendo assim um amplo nível de segurança para o paciente.
A doutora Gabriela Viana, experiente em mais de 800 casos tratados com o método, tira as principais dúvidas sobre os alinhadores invisíveis, explica os benefícios e cita as vantagens e desvantagens do aparelho. Confira!
Qual a diferença entre o aparelho convencional para o transparente?
O aparelho convencional tem um tratamento mais longo, podendo causar maior desconforto nas manutenções. “Eles utilizam brackets de metal ou cerâmica fixadas nos dentes, com fios e borrachas que fazem a movimentação dentária”, explica Gabriela.
Já o aparelho invisível promove conforto por ser feito de materiais flexíveis e, ainda proporciona um tratamento mais rápido e garante ao paciente um sorriso bonito mesmo enquanto usa o aparelho. “Os aparelhos invisíveis são placas de plástico transparentes feitas sob medida, que se ajustam aos dentes. Além disso, são mais discretos e permitem maior conforto por não envolver fios ou brackets.”, esclarece a profissional.
Tem o risco do alinhamento ficar manchado?
Usado da maneira errada, ele pode sim ficar manchado ou amarelado. As principais causas para a perda de transparência dele é a higiene inadequada e o hábito de fumar. “É possível sim que ele fique manchado se não houver o cuidado adequado. Bebidas como café, chá, vinho tinto ou alimentos com corantes podem resultar em manchas no alinhador.”, alerta a doutora. “No entanto, essas manchas podem ser evitadas com a remoção dos alinhadores durante as refeições e a limpeza adequada após beber ou comer.”, completa.
Vantagens de usar o alinhador invisível:
1- Conforto: Como esse modelo não tem a presença de fios metálicos ou brackets, se torna uma opção mais confortável para o usuário. “Esse modelo se torna mais confortável pela ausência de materiais metálicos que podem irritar a boca e causar ferimentos.”, diz a dentista.
2- Discrição: Por ser feito de materiais transparentes como porcelana, safira e policarbonato, ele é esteticamente mais aceito por não chamar atenção. “São praticamente invisíveis, tornando-se uma excelente opção para quem busca alinhar os dentes sem comprometer a estética.”, detalha a especialista em ortodontia.
3- Removibilidade: Esse método de tratamento tem a vantagem de poder ser removido pelo próprio paciente sempre que necessário, sem precisar ir até o consultório. “Por serem removíveis, permitem maior flexibilidade. O paciente pode tirá-los para comer, beber ou em ocasiões especiais, mantendo a sua rotina com mais liberdade.”, afirma a cirurgiã-dentista.
4- Duração do tratamento: Na grande maioria dos casos, o tempo do tratamento é menor quando comparado ao convencional. “A duração do tratamento pode ser mais rápida em alguns casos, especialmente se o paciente seguir à risca o uso recomendado. Em média, pode variar de 6 a 18 meses, dependendo da complexidade do caso.”, esclarece Gabriela.
Desvantagens do seu uso:
1- Disciplina: Por poder ser removido pelo próprio paciente, é necessário que ele tenha disciplina para usá-lo pelo maior período, evitando assim prejudicar o processo de correção. “É necessário bastante disciplina do paciente, pois os alinhadores devem ser usados por pelo menos 22 horas por dia.”, recomenda ela. “Retirá-los com frequência ou esquecer de colocá-los pode prolongar o tratamento.”, ressalta.
2- Higiene: É necessário fazer uma higiene mais detalhada, já que o seu uso pode prejudicá-la. “A higiene bucal precisa ser mais rigorosa. O paciente deve escovar os dentes e limpar os alinhadores sempre que comer para evitar acúmulo de bactérias ou manchas.”, explica a doutora.
3- Custo: Por ser feito com tecnologia e materiais mais caros, o seu valor é mais elevado do que os tradicionais. “O custo do tratamento com alinhadores invisíveis tende a ser mais alto do que o dos aparelhos comuns, devido à tecnologia envolvida na confecção e no planejamento personalizado.”, comenta.
4- Desconforto: O seu maior desconforto é no período inicial, já que o seu formato pode dificultar a fala, além de poder ter a presença de dor a cada troca de alinhadores. “Embora sejam mais confortáveis que os aparelhos fixos, alguns pacientes podem sentir um leve desconforto nos primeiros dias de uso de cada conjunto de alinhadores, já que os dentes estão sendo movimentados.”, finaliza Gabriela Viana, especialista em ortodontia e estética da IGV Clínic.
Agora, você sabe que existe o método perfeito para sorrir com segurança e conforto, de forma segura e prática que garante a sua autonomia para ter uma rotina leve e livre de incômodos. Sorria sem medo de ser feliz!
Nenhum comentário