[News]Fundação Laço Rosa abre o Outubro Rosa com iluminação especial do Cristo Redentor e traz um alerta sobre a importância da saúde mental dos pacientes oncológicos
Fundação Laço Rosa abre o
Outubro Rosa com iluminação especial do Cristo Redentor e traz um alerta sobre
a importância
da saúde mental dos pacientes oncológicos
Instituição tem projeto para promover 1.000
atendimentos psicológicos para pacientes e familiares até 2025 e aguarda
investimento de empresas para ampliar a doação
Rio de Janeiro (outubro de 2024) – A Fundação Laço Rosa ilumina, no dia 2 de outubro, o monumento ao
Cristo Redentor, abrindo a programação do Outubro Rosa 2024. A cerimônia no Santuário Arquidiocesano Cristo
Redentor, a partir das 19h00, receberá convidados e autoridades com o objetivo
de chamar a atenção para a causa. Também haverá uma celebração presidida pelo
reitor do Santuário, Padre Omar. O foco da campanha Laço Rosa esse ano é
falar sobre a importância da saúde mental para mulheres e
familiares que recebem o diagnóstico de câncer de mama. A instituição tem
projeto para promover 1.000 atendimentos psicológicos até 2025 e aguarda
investimento financeiro de empresas para ampliar a doação.
As comemorações não param por aí. No dia 8 de outubro,
acontecerá uma ação inédita, envolvendo 30 pacientes de diferentes regiões do país para uma atividade
surpresa. No dia 19 de outubro, será a vez do PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo),
onde fica a sede da Laço Rosa que completa 1 ano em outubro, receber a ativação
de cadastramento feminino para o exame de mamografia iniciando o programa de
navegação de pacientes na comunidade.
“O tratamento de câncer já é uma jornada
desgastante e o que muitos não percebem são os danos mentais que um diagnóstico
de câncer de mama pode provocar na vida do paciente e dos familiares, por isso
esse ano queremos trazer para o debate a importância do acesso as questões
psicológicas também, afinal de contas o tratamento multidisciplinar deveria ser
garantido para todos e não apenas para aqueles que podem pagar”, ressalta
Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.
Fruto da lei que regulamenta a doação de
cabelos no Estado do Rio de Janeiro, sancionada pelo Governador Cláudio Castro
e de autoria da Deputada Martha Rocha, a primeira turma de alunas de perucaria
com o convênio de cooperação técnica entre Laço Rosa, Secretaria de Estado da
Mulher e FAETEC recebeu a graduação em Setembro. A Lei 9868/2022, que
regulamenta o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas
destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que
provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro, prevê a
cooperação com escolas técnicas e a criação de um cadastro das entidades do
terceiro setor aptas a receber os fios. É importante ressaltar que a Laço Rosa
segue sem abrir seus canais para campanhas de doação de cabelos e ficará assim
até a Lei ganhar status nacional.
Outra novidade é o lançamento do novo site
institucional e da loja com produtos autorais. A primeira coleção de produtos
foi inspirada em frases e palavras de pacientes, como por exemplo: “o câncer
não me define” e "Coragem".
Terceiro ano de parceria com a SHEIN
A Fundação Laço Rosa
tem a SHEIN como um de seus principais parceiros, pelo terceiro ano consecutivo, para fomentar diversas iniciativas de bem-estar e empoderamento feminino. A
já tradicional iluminação do Cristo Redentor ajuda a dar mais
visibilidade para a conscientização do câncer de mama, causa também apoiada pela SHEIN. Em 2024, a empresa
promoveu ações como a carreta de mamografia em Guarulhos, onde foram realizados
mais de 200 exames gratuitos.
Sobre a Fundação Laço Rosa
A Fundação Laço Rosa é feita por um grupo de pessoas que luta diariamente para mudar a realidade
do câncer de mama no Brasil e no mundo. Empoderamento feminino, influência de
políticas públicas, resgate de autoestima e defesa de direitos de pacientes são
os pilares da instituição que mantêm programas e atividades com esses objetivos.
Entre os números de impacto de 2023 estão mais de 12.875 pessoas impactadas diretamente pelas ações da instituição;
3.176 exames de mamografia doados; 1.215 jovens impactados em escolas com
informação segura sobre a doença; 1.080 voluntários envolvidos; Mais de
2.880.665 pessoas impactadas nas redes sociais.
A Fundação Laço Rosa nasceu no ano de 2011, pelas mãos de
Aline Lopes, suas irmãs, Marcelle Medeiros e Andréa Ferreira, familiares e
amigos. Com a missão de ajudar o paciente com câncer de mama e seus familiares
a atravessarem os impactos do diagnóstico com leveza, conhecimento e sem perder
a fé de que dias melhores sempre virão, a Laço Rosa é referência no cenário nacional quando o assunto é câncer de mama.
Hoje, a instituição tem Marcelle Medeiros como
presidente e conta com o apoio de uma diretoria dedicada, voluntários e
colaboradores empenhados em ajudar a mudar o cenário do câncer de mama no
Brasil.
A instituição conta com board de Compliance e
código de conduta e ética, além de constantemente manter treinamentos para aperfeiçoar sua gestão e
governança e auditoria anual de contas.
Informações para a imprensa: JP COMUNICAÇÃO
Luiz Cláudio - jpcomunicacao20@gmail.com
Alessandra Lacet – jpcomunicacao20@gmail.com
Sobre a SHEIN
A SHEIN é uma
varejista global online de moda e lifestyle, que oferece peças de produção
própria e produtos de uma rede global de fornecedores, todos a preços
acessíveis. Com sede em Cingapura, a SHEIN é comprometida em tornar a beleza da
moda acessível a todos a partir de sua metodologia líder de produção sob
demanda para uma indústria mais inteligente e pronta para o futuro. Para saber
mais sobre a SHEIN, acesse www.sheingroup.com.
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