[News]MITsp traz o curador belga Christophe Slagmuylder para falar sobre curadoria em artes cênicas
MITsp traz o curador belga Christophe Slagmuylder para falar sobre curadoria em artes cênicas
Referência mundial em curadoria em artes cênicas, Christophe Slagmuylder compartilha com os profissionais brasileiros sua experiência como curador em importantes festivais de teatro internacionais
Na foto, Christophe Slagmuylder - foto de Beatrice Borgers
A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo promove o 4º Encontro sobre Curadoria em Artes Cênicas com o curador belga Christophe Slagmuylder, referência mundial na curadoria em artes cênicas, diretor geral do centro cultural BOZAR, em Bruxelas, tendo atuado como diretor artístico do KFDA – Kunstenfestivaldesarts, também na Bélgica, e no Wiener Festwochen, em Viena.
O evento, que tem tradução simultânea, está com inscrições abertas até dia 30 de setembro via formulário (link no final do texto), é uma correalização da MITsp e Sesc São Paulo, com o apoio do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. O 4º Encontro acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, de quarta a sexta-feira, das 10h30 às 13h30 no CPF - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4° andar - Bela Vista, São Paulo - SP).
Christophe Slagmuylder faz um debate a partir de sua experiência como curador, propondo questionamentos como: O que significa realizar a curadoria de festivais internacionais de artes cênicas? O que significa fazer com que obras artísticas viajem de um contexto para outro? “Christopher Slagmuylder é um dos principais nomes mundiais em relação à curadoria de festivais, uma referência incontornável. Por meio de seu trabalho, o Kunsten Festival des Arts virou um dos festivais mais importantes do mundo”, explica Antonio Araujo, curador artístico da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.
Festivais internacionais costumam trazer novas formas de linguagem, histórias e maneiras de contar, adaptando-as aos contextos locais. Artistas de diferentes lugares se apresentam para públicos que nem sempre conhecem suas referências ou estilos. A curadoria voltada às artes cênicas será explorada através dos casos de Christophe em Bruxelas e Viena. Um exemplo de assertividade na prospecção de artistas e seus respectivos trabalhos é Altamira 2042, da artista Gabriela Carneiro da Cunha. Em 2019, Guilherme Marques, diretor geral de produção da MITsp, recorda que “Slagmuylder viu a montagem na MITbr - Plataforma Brasil e a programou para o Festival de Viena. A partir daí, o espetáculo esteve em inúmeros festivais, sobretudo os da Europa”.
Christophe Slagmuylder
Nascido em Bruxelas em 1967, Christophe Slagmuylder estudou arte contemporânea na Universite Libre de Bruxelles (ULB) e posteriormente tornou-se instrutor na La Cambre (l'Ecole Nationale Superieure) de Bruxelas (ENSAV). A partir de 1994 envolveu-se em trabalhos de produção com as companhias dos coreógrafos Michelle Noiret, Pierre Droulers e Thomas Hauert, e também com a escola PARTS, fundada pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, líder da companhia Rosas. Depois de trabalhar como diretor artístico assistente em Bruxelas, juntou-se à equipe do Kunsten Festival des Arts (KFDA) em 2002 e trabalhou na programação do festival com a diretora artística, Frie Leysen. Desde a aposentadoria de Leysen da KFDA em 2006, ele assumiu o cargo de diretor artístico do festival.
O Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Le Palais des Beaux-Arts), também conhecido como BOZAR, é um centro de cultura em Bruxelas, um espaço multidisciplinar, destinado a receber diversas manifestações artísticas (música, artes, teatro, dança, literatura, cinema, arquitetura, etc.).
SERVIÇO
De 16 a 18 de outubro
Quarta a Sexta, das 10h30 às 13h30
CPF - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285/ 4º andar, Bela Vista, São Paulo/ SP.
O evento oferece tradução simultânea.
As inscrições acontecem até 30 de setembro, são gratuitas, e devem ser efetuadas a partir do formulário disponível AQUIhttps://mitsp.org/
Haverá seleção caso o limite de 50 interessados seja ultrapassado.
O encontro é voltado a curadores de festivais de teatro e de outras linguagens artísticas, programadores de espetáculos de instituições culturais, gestores e interessados em artes cênicas.
Informações para a imprensa:
Canal Aberto Comunicação
Nenhum comentário