[News]Quinteto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto gratuito no Leão Etíope do Méier, no dia 28 de setembro

 Quinteto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto gratuito no Leão Etíope do Méier, no dia 28 de setembro


foto Daniel Ebendinger


O evento contará também com apresentações do Favela Brass e do músico tanzaniano Msafiri Zawose


A Orquestra Petrobras Sinfônica realiza concerto de câmara gratuito ao ar livre no Méier. A apresentação será do Quinteto de Metais da orquestra e acontece no dia 28 de setembro (sábado), às 20h, no coreto do Jardim do Méier, local icônico do subúrbio carioca. 


O repertório é composto por uma mistura de temas populares da música brasileira, de filmes e de concertos. Indo desde canções infantis, como os temas de A Pantera Cor de Rosa e Homem Aranha, até grandes nomes da música brasileira, como Ary Barroso, Cartola, Tom Jobim, Pixinguinha e Noel Rosa. Os  músicos que darão vida a essa apresentação são Vinicius Lugon e Nelson Oliveira nos trompetes, João Luiz Areias no trombone, Josué Soares na trompa e Eliézer Rodrigues na tuba.


O evento será realizado no Coreto da Praça Jardim do Méier, palco que é ocupado com frequência pelas atividades do Leão Etíope do Méier. As apresentações começam às 19h com o grupo Favela Brass, de metais e percussão, formado por jovens de favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro com foco na música popular brasileira e jazz. Às 20h é a vez do Quinteto da Petrobras Sinfônica e, para encerrar, às 21h quem se apresenta é o tanzaniano Msafiri Zawose, multi-instrumentista pioneiro do gênero Gogo-fusion, que une o estilo tradicional do Gogo com ritmos e estilos de produção modernos.


O evento é uma parceria da Petrobras Sinfônica com o Leão Etíope, movimento cultural que ocupa o Méier e agita o subúrbio carioca há 10 anos. O concerto faz parte da série de apresentações “Em Ação”, que leva música a diversos locais da cidade com o objetivo de aproximar o carioca da música de concerto.


Data: 28  de setembro (sábado), às 20h.

Local:  Praça Jardim do Méier – Méier, Rio de Janeiro/RJ

Ingressos: gratuito e ao ar livre

Programa:

Vinicius Lugon, trompete

Nelson Oliveira,  trompete

João Luiz Areias, trombone

Josué Soares, trompa

Eliézer Rodrigues, tuba


Aquarela do Brasil - Ary Barroso (arranjo José Ursicino da Silva)

Kraken - Chris Hazell

O Sol Nascerá - Cartola (arranjo Jessé Sadoc)

Se todos fossem iguais a você - Tom Jobim

Lamento - Pixinguinha  (arranjo Antonio Henrique Seixas)

Carinhoso - Pixinguinha/ Braguinha (arranjo Jessé Sadoc)

Conversa de botequim - Noel Rosa (arranjo Nelson Oliveira)

Canção do Toreador, Ópera Carmen - George Bizet

Homem Aranha, Tema 1967 - Paul Francis Webster e Robert Harris (arranjo Ricardo Candido)

A Pantera Cor de Rosa, Tema - Henry Mancini (arranjo Arthur Franckenpohl)

Abandonado - Sebastião Gonçalves

Gonzagueando - Maestro Duda

The Entertainer, Rag Time - Scott Joplin


Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.


Site: https://petrobrasinfonica.com.brFacebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica 

 

Modelo de gestão 

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos. 

 

Sobre a Petrobras 

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 37 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

Nenhum comentário