[News]São Paulo recebe espetáculos internacionais e nacionais do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
São Paulo recebe espetáculos internacionais e nacionais do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Unidades Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pompeia e Vila Mariana recebem programação da Extensão MIRADA. A agenda das próximas semanas inclui quatro espetáculos internacionais, três nacionais e um encontro com artista.
Materiais para a imprensa: bit.ly/PressMIRADA2024
Em 2024, o MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo entre 5 e 15 de setembro de 2024 em Santos, cidade do litoral paulista, homenageia o Peru. Os espectadores terão a oportunidade de conferir onze produções peruanas: oito espetáculos teatrais e três apresentações musicais e performáticas. O festival ainda traz 12 peças vindas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai. E somam também, na programação, mais 13 obras nacionais de diversos locais do Brasil (Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo), totalizando, nesta edição, 33 espetáculos.
Além dos espetáculos, atividades formativas, apresentações musicais e performáticas, integram o evento o Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival e o Mirada Pro – reunião de dezenas de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo.
A Extensão MIRADA é a realização do festival na capital paulista, quando uma parte da programação apresentada na Baixada Santista sobe a serra. As unidades Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pompeia e Vila Mariana recebem as peças internacionais G.O.L.P. (Chile e Portugal), Tierra (Uruguai), El Presidente Más Feliz (Peru) e Sombras, Por Supuesto (Argentina), e as brasileiras VAPOR, ocupação infiltrável (Piauí); MONGA (Ceará) e Parto Pavilhão (São Paulo).
Além disso, a unidade Consolação recebe a coreógrafa e pesquisadora peruana Cristina Velarde, diretora de El Presidente Más Feliz, que apresenta dinâmicas de contato, movimento e explora de que formas o toque modula as relações entre os corpos e enriquece a percepção por meio dos sentidos na atividade formativa Imagens do Toque.
Programações e unidades em São Paulo
O conjunto da programação traz para a cena temáticas relevantes para as realidades dos países e dos artistas. As obras abordam, por exemplo, questões indígenas, decoloniais e das relações com a natureza, além de provocarem reflexões sobre violências, gênero e identidades, migrações e deslocamentos, relações de poder e diversidade de corpos.
Com tons de absurdo, o português Teatro Experimental do Porto e o chileno Teatro La María apresentam G.O.L.P. No espetáculo, eles imaginam um Portugal comunista supostamente perfeito e um Chile em crise, numa reflexão sobre regimes sociais e relações coloniais. É a segunda parceria entre os grupos - antes eles produziram Estreito/Estrecho, apresentado no MIRADA de 2022. Dias 13 e 14 de setembro, no Sesc Bom Retiro.
Outro dramaturgo que volta ao MIRADA é o franco-uruguaio Sergio Blanco, com seu mais recente trabalho, também de autoficção. Tierra gira em torno da figura de sua mãe, Liliana Ayestarán, falecida nos braços do dramaturgo em uma Unidade de Cuidados Intensivos de Montevidéu. Dias 18 e 19 de setembro, no Sesc Vila Mariana.
O universo do cineasta Rainer W. Fassbinder inspira Sombras, Por Supuesto, trabalho da diretora argentina Romina Paula e da Compañía El Silencio, que se articula em torno da ausência e parte de uma investigação policial para revelar as sombras íntimas dos personagens. Dias 18 e 19 de setembro, no Sesc Belenzinho.
Costurando dança, música e criações audiovisuais, El Presidente Más Feliz, da coreógrafa peruana Cristina Velarde, discute como a corrupção e o abuso de poder se inserem no tecido social e afetam o bem-estar da população. Dias 19 e 20 de setembro, no Sesc Consolação. Cristina ministra, ainda, a oficina Imagens do Toque no CPT_Sesc nos dias 17 e 18 de setembro.
Estreias nacionais e temporadas na capital
Dois espetáculos brasileiros que estreiam no MIRADA se apresentam em São Paulo. Caso de VAPOR, ocupação infiltrável, uma dança não simétrica do Original Bomber Crew, do Piauí, que na sequência da sua pesquisa de Dança-Quebrada - baseada na capoeira e no breaking -, faz nascer um trabalho a partir de gestos cotidianos e corpos diversos. O título VAPOR remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe. De 19 a 22 de setembro, no Sesc Avenida Paulista.
MONGA, de Jéssica Teixeira, tem o corpo como principal matéria-prima de investigação cênica e evoca a história da mexicana Julia Pastrana, vulgarmente chamada de “mulher macaco”. A artista dá sequência à pesquisa iniciada em seu primeiro solo, E.L.A., no qual seu corpo se tornou matéria bruta para a construção dramatúrgica. Assim como VAPOR, ocupação infiltrável, a temporada na capital se dá na sequência da estreia no MIRADA, em Santos. De 26 de setembro a 27 de outubro, no Sesc Avenida Paulista.
A Extensão MIRADA contempla ainda, na programação de espetáculos nacionais, Parto Pavilhão, monólogo interpretado por Aysha Nascimento, dirigido por Naruna Costa e escrito por Jhonny Salaberg, que discute o sistema carcerário de mulheres negras e mães no Brasil pelo olhar de uma detenta. De 17 de setembro a 18 de outubro, no Sesc Pompeia.
Extensão Mirada
Em São Paulo - 7 de setembro a 27 de outubro de 2024
Nas unidades do Sesc SP: Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pompeia e Vila Mariana
Ingressos à venda na centralrelacionamento.sescsp.
Espetáculos
G.O.L.P. (Chile e Portugal)
Teatro Experimental do Porto e Teatro La María
13 e 14 de setembro (sexta e sábado, 20h)
Sesc Bom Retiro | Duração: 80 minutos | Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$70 (inteira), R$35 (meia), R$21 (credencial plena)
Início da venda em 3/9 no on-line (17h) e 4/9 presencial nas unidades (17h)
Com tons de absurdo, o espetáculo imagina uma ucronia, uma história hipotética que retrata um Portugal comunista supostamente perfeito e um Chile democrático em crise. Nesse cenário cômico e sarcástico, uma comissão chilena vai ao país europeu pedir ajuda para implementar o modelo lusitano na América do Sul. Mas, sem saber como proceder, sugere a guerra como solução para seus problemas. Traçando paralelos com os cinquentenários da Revolução dos Cravos e do golpe de Estado no Chile, a peça reflete sobre regimes sociais em um tempo de descontentamentos, sobre criar futuros sem se atentar ao passado. Com este trabalho, o português Teatro Experimental do Porto e o chileno Teatro La María repetem a parceria, que antes deu origem a Estreito/Estrecho, apresentado no Mirada 2022.
Direção: Gonçalo Amorim e Alexis Moreno
Dramaturgia e texto: Alexis Moreno
Interpretação: Alexandra Von Hummel, Pedro Vilela, Manuel Peña, Patrícia Gonçalves, Alexis Moreno e Gonçalo Amorim
Tierra (Uruguai)
Sergio Blanco
18 e 19 de setembro (quarta e quinta, 21h)
Sesc Vila Mariana | Duração: 100 minutos | Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$70 (inteira), R$35 (meia), R$21 (credencial plena)
Início da venda em 10/9 no on-line (17h) e 11/9 presencial nas unidades (17h)
Seguindo o caminho da autoficção, o franco-uruguaio Sergio Blanco apresenta uma peça que gira em torno da figura da sua mãe, Liliana Ayestarán, que morreu nos braços do dramaturgo em 2022, numa unidade de cuidados intensivos em Montevidéu. Como homenagem à memória de sua mãe, reconhecida professora de literatura, o autor reúne três personagens que foram alunos de Liliana, figuras marcadas pela perda de um familiar. Blanco recria o cenário escolar, com uma quadra esportiva e a escrivaninha da mãe, para entrevistar os personagens. A peça fala não só de como a existência se modifica após a morte de um ente querido, mas também da representação cênica.
Texto e direção: Sergio Blanco
Intérpretes: Andrea Davidovics, Sebastián Serantes, Soledad Frugone e Tomás Piñeiro
El Presidente Más Feliz (Peru)
Cristina Velarde
19 e 20 de setembro (quinta e sexta, 20h)
Sesc Consolação | Duração: 50 minutos | Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$70 (inteira), R$35 (meia), R$21 (credencial plena)
Início da venda em 10/9 no on-line (17h) e 11/9 presencial nas unidades (17h)
Haverá atividades formativas com a diretora nos dias 17 e 18/9, no CPT_Sesc
Costurando dança, música e criações audiovisuais, esta sátira discute como a corrupção e o abuso de poder se inserem no tecido social e afetam o bem-estar da população. Os sintomas aparecem em especial nos corpos dos intérpretes, em coreografias que sugerem polos de tensão e de afeto. Também estão em quadros e diálogos que retratam com ironia situações de desigualdade e arbitrariedade política. O espetáculo questiona de que forma o poder desmedido se torna gerador de crises e incertezas, polariza discursos, fragmenta o espaço comum e inibe nossa capacidade de ajuda mútua e cooperação.
Uma obra original de Cristina Velarde
Direção: Cristina Velarde
Intérpretes: Miguel Campana, Mariel Tamayo, Luis Vizcarra, Paul Lazo, Fernando Escudero e Cristina Velarde
Sombras, Por Supuesto (Argentina)
Compañía El Silencio e Romina Paula
18 e 19 de setembro (quarta e quinta, 21h30)
Sesc Belenzinho | Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$60 (inteira), R$30 (meia), R$18 (credencial plena)
Início da venda em 10/9 no on-line (17h) e 11/9 presencial nas unidades (17h)
O universo espectral do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder inspira o trabalho da diretora Romina Paula e da Compañía El Silencio, que se articula em torno da ausência. A trama de ares realistas, com diálogos que flertam com o absurdo, acontece com a plateia ao redor do espaço cênico, como testemunhas dessa narrativa. Nela, dois policiais inventariam a residência de um casal, em busca de evidências de um caso sobre o qual não se explica muito bem. Mas o que começa como uma discussão sobre objetos familiares e sua obsolescência vai sutilmente se transformando em confissões pessoais, trazendo à tona as sombras íntimas de cada personagem.
Texto e direção: Romina Paula
Elenco: Esteban Bigliardi, Esteban Lamothe, Susana Pampin e Pilar Gamboa
VAPOR, ocupação infiltrável (Brasil | Piauí)
Original Bomber Crew
19 a 22 de setembro (quinta a sábado, 20h e domingo, 18h)
Sesc Avenida Paulista | Duração: 45 minutos | Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$60 (inteira), R$30 (meia), R$18 (credencial plena)
Início da venda em 10/9 no on-line (17h) e 11/9 presencial nas unidades (17h)
Dando sequência à sua pesquisa Dança-Quebrada, que parte da capoeira e do breaking como técnicas de improviso, o grupo apresenta uma dança não simétrica que surge de movimentos cotidianos e corpos diversos. O título VAPOR remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe. Fala de quem ocupa e ressignifica fronteiras como estratégias de existência. O trabalho teve origem em 2021, numa série de cinco vídeos gravados em ocupações de terra de Teresina, e agora estreia em formato presencial.
Concepção e direção: Allexandre Bomber
Performers-criadores: Allexandre Bomber, César Costa, Javé Montuchô, Malcom Jefferson, Maurício Pokemon, Phillip Marinho e Vini Nex
MONGA (Brasil | Ceará)
Jéssica Teixeira
26 de setembro a 27 de outubro (quinta a sábado, 20h e domingos, 18h - exceto dia 6/10. Dia 12/10, sábado, 18h. Dia 23/10, quarta, 20h)
Haverá sessões com acessibilidade: libras e audiodescrição, consultar oferecimento no site.
Sesc Avenida Paulista | Duração: 90 minutos | Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: R$60 (inteira), R$30 (meia), R$18 (credencial plena)
Início da venda em 17/9 no on-line (17h) e 18/9 presencial nas unidades (17h)
Neste novo trabalho, Jéssica Teixeira dá continuidade à pesquisa iniciada em seu primeiro solo, E.L.A., no qual seu corpo se tornou matéria bruta para a construção dramatúrgica. Agora, a atriz se propõe a revisitar a crueza do passado e derrubar mitos para construir outros imaginários possíveis. Faz isso a partir da história da mexicana Julia Pastrana, vulgarmente chamada de “mulher macaco” e transformada em atração de freak shows. Trazendo à tona o gênero do terror psicológico, a artista dança, performa e canta, assumindo sua estranheza, na vida e na cena, e se naturalizando cada vez mais comum por ser estranha.
Direção geral, dramaturgia e atuação: Jéssica Teixeira
Parto Pavilhão (Brasil | São Paulo)
Aysha Nascimento, Naruna Costa e Jhonny Salaberg
17 de setembro a 18 de outubro (terça a sexta, 20h30)
Sessões com libras todas as quartas.
Sesc Pompeia | Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$60 (inteira), R$30 (meia), R$18 (credencial plena)
Início da venda em 10/9 no on-line (17h) e 11/9 presencial nas unidades (17h)
O monólogo discute o sistema carcerário de mulheres negras e mães no Brasil pelo olhar de uma detenta. Rose, ex-técnica de enfermagem reclusa em uma penitenciária provisória para mães, passa os dias ajudando mulheres no serviço de parto e cuidados com os rebentos. Durante uma Copa do Mundo vê a chance de organizar uma fuga com suas colegas. Inspirada num caso ocorrido em 2009, quando nove mulheres fugiram com bebês no colo pelo portão da frente do Centro de Progressão Penitenciária, em São Paulo, a narrativa se distancia da crueza dos acontecimentos. É pela perspectiva leve e esperançosa de Rose que a história é contada, num elogio à utopia.
Idealização e dramaturgia: Jhonny Salaberg
Direção: Naruna Costa
Atuação: Aysha Nascimento
Musicista em cena: Reblack
Encontro
Imagens do Toque (Peru)
Com Cristina Velarde
17 e 18 de setembro (terça e quarta, das 10h às 12h)
CPT - Sesc | Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: R$50 (inteira), R$25 (meia), R$15 (credencial plena)
A coreógrafa e pesquisadora peruana Cristina Velarde apresenta dinâmicas de contato, movimento e explora de que formas o toque modula as relações entre os corpos e enriquece a percepção por meio dos sentidos.
Cristina Velarde é coreógrafa, pesquisadora cênica e professora do Departamento de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Bacharel em Direito, concluiu um mestrado em Arte do Espetáculo Vivo Europeu na Universidade Livre de Bruxelas. Ao longo de sua trajetória, colaborou com distintos artistas do Peru e de outros países.
Serviço
MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas
Criado em 2010 para evidenciar a pluralidade de estéticas e as pesquisas nas artes cênicas dos países da América Latina e da Península Ibérica, o MIRADA chega à sua sétima edição reforçando as similaridades e pluralidades que se estabelecem entre a produção desses países na cidade de Santos, que carrega, além de sua beleza natural, a vocação de palco perfeito para evidenciar e proporcionar o intercâmbio entre os povos.
Em Santos
5 a 15 de setembro de 2024
Informações em https://sescsp.org.br/mirada
Venda de ingressos na bilheteria das unidades do Sesc São Paulo e on-line pelo portal do Sesc SP (https://sescsp.org.br/mirada)
Ingressos para Espetáculos Adulto
R$ 10 (credencial plena)
R$ 20 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino)
R$ 40 (inteira)
Ingressos à venda em centralrelacionamento.sescsp.
Sesc Santos
R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900
Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Informações em www.sescsp.org.br/mirada
Plataformas on-line Sesc Santos:
Instagram @sescsantos (instagram.com/sescsantos)
Facebook @sescsantos (facebook.com/sescsantos)
Plataformas on-line Sesc São Paulo:
Instagram @sescsp (instagram.com/sescsp)
Facebook @sescsp (facebook.com/sescsp)
X @sescsp
Informações para a imprensa:
Canal Aberto Comunicação
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