[Crítica] A última invocação
Sinopse:
No terror japonês A Última Invocação, Naoto Ihara (Daiki Shigeoka) vive feliz com a esposa Miyuki e o filho Haruto (Minato Shogaki). Porém, quando Miyuki acaba morrendo em um acidente, Naoto fica inconsolável. Haruto, em negação, decide enterrar um dedo da mão no jardim na esperança de que, rezando todos os dias, ela volte à vida. Um dia, pai e filho são visitados por Hiroko Kurasawa (Kanna Hashimoto), que costumava trabalhar com Naoto. Mas o que era para ser uma simples visita a um colega assolado pelo luto logo toma um rumo macabro quando ela testemunha Haruto gritando palavras estranhas no quintal, e uma série de acontecimentos sombrios começam a perturbá-la.
O quê eu achei?
Hideo Nakata dirigiu sucessos do terror japonês como os dois primeiros Ringu(a versão original de O Chamado) e Água Negra no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.Agora, em 2024, ele retorna com mais esse título de J-Horror.
Naoto Ihara(Daiki Shigeoka)é um funcionário exemplar de uma empresa em Tokorozawa,cidade-dormitório localizada na prefeitura de Saitama,na região metropolitana de Tóquio.Marido de Miyuki Ihara(Uika First Summer) e pai de um menino de sete anos,Haruto(Minato Shougaki). Ele são uma família feliz até que um dia o pai recebe a notícia que nenhum pai quer receber:sua esposa e seu filho sofreram um acidente de carro e estão no hospital.O menino sofreu uma parada cardiorrespiratória mas por um milagre,retorna à vida.Já a mãe acaba falecendo e é enterrada no jardim da família.
Logo na primeira cena,vemos Naoto ensinando ao seu filho que o rabo de uma lagartixa cresce de volta após ser cortado do resto do corpo.O garoto passa a acreditar que corpos podem ser trazidos de volta à vida se enterrados e com a recitação de um cântico.Ele enterra um dedo da da mãe que achara no hospital e entoa os cânticos-porém traz algo maligno que quer se vingar de Hiroko(Kanna Hashimoto)uma ex-colega de trabalho que era apaixonada por seu marido,embora nunca tenha acontecido nada entre eles.Cabe à Naoto proteger sua colega da ira da falecida.
Eles recorrem à ajuda de um médium,Kenshin Daimon(Shinobu Hasegawa)e seu assistente Kawasaki(Shinya Niiro)e descobrem que o espírito vingativo de um ser que se encontra no limiar entre a vida e a morte os está perseguindo.
Embora não seja particularmente assustador,A última invocação ainda apresenta dois plot twists no final que não consegui prever.É um retorno às raízes do diretor-espero que ele continue lançando mais títulos de terror.
Obs:O filme é baseado no livro Kinbi Jirareta,romance de estreia do autor Shimizu Karma.Até o momento em que escrevo esta crítica,a obra ainda é inédita no Brasil.
Estreia nos cinemas nessa quinta,dia 31 de outubro;é uma boa pedida para o Halloween!
Trailer:
Nenhum comentário