[News] 19ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO ANUNCIA PÔSTER, MANIFESTO E SELEÇÃO DOS PRIMEIROS FILMES
O pôster e o manifesto desta edição celebram a força e a independência da mulher contemporânea: “...nem mãe, nem irmã, nem amante, nem esposa... simplesmente, Mulher! A Mulher de hoje, moderna, dona dos próprios ideais, do seu próprio corpo, do próprio futuro. Resiliente, forte, inteligente. É ela que escreve a própria história, sem pedir permissão”.
A seleção de filmes inéditos inclui o documentário TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil e a comédia UM MUNDO À PARTE, de Riccardo Milani, marido da atriz e cineasta Paola Cortellesi, diretora do grande sucesso italiano do ano passado "Ainda Temos o Amanhã". O longa de Milani se destaca como a maior bilheteria da Itália em 2024, com mais de 1 milhão de espectadores.
Há na seleção também o drama ÉRAMOS CRIANÇAS, de Marco Martani, que traz uma história tocante sobre amizade e vingança e o longa ROMEU É JULIETA, de Giovanni Veronesi, que acompanha a trajetória de uma jovem atriz que assume uma identidade masculina para interpretar o papel de Romeu. O filme conquistou o Globi d'Oro de Melhor Comédia em 2024.
Destacam-se também CARACAS, o segundo filme dirigido pelo ator Marco D'Amore, uma adaptação do romance "Napoli Ferrovia" de Ermanno Rea e NASCIDA PARA VOCÊ, de Fabio Mollo, baseado na história real de Luca Trapanese que conquistou a mídia italiana, com roteiro assinado por Furio Andreotti e Giulia Calenda, coautores de "Ainda Temos o Amanhã". O festival também apresentará de forma exclusiva o recém-finalizado HEY JOE, de Claudio Giovannesi, conhecido por seus trabalhos em "Gomorra" e "Piranhas”.
A programação inclui ainda MIA, de Ivano De Matteo, filme vencedor do Globi d'Oro de Melhor Roteiro e Melhor Ator em 2023; O PENITENTE, dirigido por Luca Barbareschi, selecionado para o Festival de Veneza de 2023; E SE O MEU PAI, da diretora estreante Solange Tonnini, no qual uma menina de 12 anos decide investigar os enigmas por trás da ausência do pai e descobre segredos familiares inesperados; além dos longas A ALMA EM PAZ, de Ciro Formisano e LAF, de Michele Riondino.
Um destaque especial deste ano será a homenagem ao diretor Matteo Garrone. EU, CAPITÃO, seu filme mais recente, fará parte da programação desta edição. Embora não seja um filme inédito nos cinemas brasileiros, sua relevância é indiscutível, sendo o filme italiano mais importante de 2023, vencedor do Leão de Prata em Veneza e indicado ao Oscar 2024 e Golden Globes 2024 como Melhor Filme Estrangeiro. A obra acompanha a jornada épica de dois adolescentes senegaleses, Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall), que deixam Dakar e partem rumo à Europa. A viagem, no entanto, é repleta de obstáculos que, entre outras coisas, mostram o que pode haver de pior no mundo, desumanizando os dois rapazes.
Confira, abaixo, a lista com os primeiros filmes inéditos do 19º festival de cinema italiano.
Filmes Inéditos
A ALMA EM PAZ (L'ANIMA IN PACE), 2023 – Direção: Ciro Formisano
CARACAS (CARACAS), 2024 – Direção: Marco D'Amore
E SE O MEU PAI (E SE MIO PADRE), 2024 – Direção: Solange Tonnini
ÉRAMOS CRIANÇAS (ERAVAMO BAMBINI), 2024 – Direção: Marco Martani
HEY JOE (HEY JOE), 2024 – Direção: Claudio Giovannesi
LAF (PALAZZINA LAF), 2023 – Direção: Michele Riondino
MIA (MIA), 2023 – Direção: Ivano De Matteo
NASCIDA PARA VOCÊ (NATA PER TE), 2023 – Direção: Fabio Mollo
O PENITENTE (THE PENITENT), 2023 – Direção: Luca Barbareschi
ROMEU É JULIETA (ROMEO È GIULIETTA), 2024 – Direção: Giovanni Veronesi
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, 2024 – Direção: Erica Bernardini
UM MUNDO À PARTE (UN MONDO A PARTE), 2024 – Direção: Riccardo Milani
Homenagem a Matteo Garrone
EU, CAPITÃO (IO CAPITANO), 2023 – Direção: Matteo Garrone
A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa para o público no próximo dia 7 de novembro e se estende até 8 de dezembro, para diversas regiões do Brasil e também via streaming.
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL 2024 foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, e tem a Pirelli, pelo quarto ano consecutivo, como patrocinador master do festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do evento cinematográfico que completa 19 anos.
“A 19ª edição do Festival de Cinema Italiano é mais uma oportunidade que a Pirelli tem em contribuir ativamente para a disseminação da cultura italiana no Brasil. Como uma empresa quase centenária no país, somos parte importante em um contexto de troca de experiências entre as duas nações. Absorvemos muito do Brasil para concebermos uma Pirelli nacional, mas que respeita seu legado italiano. Essa troca se faz presente também em situações como esta, onde podemos apoiar o diálogo cultural através do cinema, fortalecendo os laços entre os países”, conclui Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina.
Nenhum comentário