[News] Cássia Eller, o Musical faz sua última temporada em São Paulo de 24 de outubro a 3 de novembro, depois de 10 anos em cartaz

 

Foto de Lucas Naves

Não tem choro nem vela, nem adianta implorar. Trata-se realmente da última temporada do espetáculo Cássia Eller, o Musical em São Paulo. Uma década em cartaz no repertório da produtora Turbilhão de Ideias e mais de 500 mil espectadores depois, o espetáculo de teatro musical - baseado na vida e obra de uma das intérpretes mais irreverentes e talentosas da música brasileira – faz sua despedida da capital paulista em 10 apresentações, de 24 de outubro a 3 de novembro no Teatro Claro MAIS SP. Cássia Eller, o Musical – que percorreu todas as capitais brasileiras – já está com  ingressos à venda pelo site uhuu.com ou bilheteria do teatro. A encenação destaca a carreira de uma das vozes mais marcantes da MPB. “Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher.” Os versos de Renato Russo que Cássia Eller cantou por tantos anos falam muito sobre a personalidade da artista, uma verdadeira fera nos palcos, mas que podia ser um bicho arredio fora dele. Mulher de poucas palavras, cantora de infinitos sons e uma voz tamanha, doce e amiga na vida, foi forte e surpreendente na arte. Com menos de 40 anos de vida e 20 de carreira, Cássia Eller partiu no auge e deixou uma obra eterna.



O musical

O musical tem direção de João Fonseca e Viniciús Arneiro e foi idealizado por Gustavo Nunes. A direção musical é de Lan Lanh, que tocou anos com Cássia e tem total propriedade na obra da cantora. O texto original é de Patrícia Andrade, que flagra Cássia ainda antes do início da carreira e acompanha toda a sua trajetória musical - dos primeiros passos como cantora em Brasília a sua explosão nacional - sem deixar de lado seus amores, em especial Maria Eugênia, sua companheira com quem criou o filho Chicão. A autora fez um amplo mergulho na obra de Cássia e entrevistou familiares e amigos que a ajudaram a construir um mosaico fiel sobre a história da cantora. A codireção musical é de Fernando Nunes, baixista da banda de Cássia Eller. É uma realização da ArtePlural com produção da Turbilhão de Ideias .


 


O roteiro passeia desde uma criação autoral, como Flor do Sol, até canções que ficaram imortalizadas por ela, como Malandragem (Cazuza/Frejat), Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz) e Por Enquanto (Renato Russo). O amigo Nando Reis, que é também personagem do espetáculo, comparece com várias composições no repertório, como All Star, O Segundo Sol, Relicário, Luz dos Olhos e E.C.T., entre outras. Ao todo são 39 músicas. O papel-título é interpretado por TACY, atriz e cantora de Curitiba que foi escolhida entre mais de mil candidatas que se inscreveram para as audições, quando foi definido também todo o elenco, que conta ainda com 6 atores/cantores e cinco músicos. Os diretores João Fonseca e Viniciús Arneiro não poupam elogios à protagonista: “Tacy é sensacional, muito inteligente e intuitiva, além de ter uma voz incrível”, exalta João. “Ela surpreendeu a todos e, antes mesmo dela cantar, já estávamos magnetizados pela figura tímida e doce que ela é. Ao final da primeira música, ficamos um pouco em silêncio, admirados com o que estava diante de nós. Existem algumas semelhanças entre ela e a Cássia e foi essa pureza de estado que nos arrebatou”, complementa Viniciús.


 


Tacy – novos projetos


A própria Tacy espanta-se com os 10 anos do musical e garante que agora é a última temporada em São Paulo mesmo. Despedindo-se da personagem que encarnou por uma década, diz que a vida está uma correria com novos trabalhos, entre eles o inédito Todas as Mulheres do Mundo, projeto criado e produzido por ela, com bandas só de mulheres, ela e Miriam Ruperti como cantoras. “É meu projeto mais importante, estreou recentemente”. O trabalho rendeu seis meses de pesquisa, e a ideia, como conta, é homenagear o rock nacional cantado por mulheres. Tacy selecionou Wanderléa, Nora Nei, Celly Campello, Olivia Byington, Gal Costa, Sandra de Sá, Ana Cañas, Malu Magalhães. “As várias fases e estilos das mulheres que atuaram no rock nacional.”


 


Espetáculo diferente


 


Para João Fonseca, esse é um espetáculo diferente dos musicais biográficos que ele dirigiu anteriormente (sobre Tim Maia e Cazuza). “É focado no essencial, simples e teatral como a própria Cássia. Apenas cadeiras, os atores e os músicos. A Márcia Rubin elaborou uma coreografia diferente, não é uma dança convencional, mas uma movimentação coreográfica” acrescenta. A ficha técnica do espetáculo completa-se com os figurinos de Marília Carneiro e Lydia Quintaes, iluminação de Maneco Quinderé, cenários de Nello Marrese e Natália Lana e direção de movimento de Márcia Rubin.


 


”Celebrar os 10 anos de Cássia Eller – O Musical é mais do que reconhecer os números extraordinários que o projeto alcançou – mais de 500 mil espectadores, apresentações em todas as capitais do país e a geração de centenas de postos de trabalho. O que verdadeiramente marca essa jornada é a emoção e a alegria que o público vivencia a cada apresentação. O musical resgata e eterniza o legado de Cássia Eller, uma cantora magnífica que enriqueceu a cultura brasileira com sua voz potente e única. Cássia não foi apenas uma artista, mas uma precursora em protagonismo e liberdade, inspirando gerações com sua autenticidade e coragem. Celebrar essa década é também reafirmar a importância de sua obra e sua contribuição inestimável para a música e a cultura do Brasil”, analisa o diretor de produção Gustavo Nunes, idealizador do musical.


 


Músicas


 


1. Do Lado Do Avesso (Cássia Eller). 2. Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna). 3. Eu Queria Ser Cássia Eller (Péricles Cavalcante). 4. Come Together (Lennon/Mc Cartney). 5. Vinheta: Noturno (Graco/Caio Sílvio). 6. Que País é Este (Renato Russo). 7. Flor do Sol (Cássia Eller/Simone Saback). 8. Noite do Meu Bem (Dolores Duran). 9. Mercedez-Benz (Janis Joplin with the posts Michael McClure and Bob Neuwirt). 10. Pra longe do Paranoá (Oswaldo Montenegro). 11. Ne me Quitte Pas (Jacques Brel). 12. Vinheta: Eu Queria Ser Cássia Eller. 13. Eleanor Rigby (Lennon/Mc Cartney). 14. Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz). 15. Vinheta: Stairway to Heaven (Page/Plant). 16. Juventude Transviada (Luis Melodia). 17. Rubens (Mario Manga). 18. De Esquina (Xis). 19. Palavras ao Vento (Moraes Moreira/Marisa Monte). 20. Top Top (Mutantes/Arnolpho Lima). 21. Um Branco, Um Xis e Um Zero (Marisa/Pepeu/Arnaldo). 22. Vinheta: Infernal (Nando Reis). 23. Por Enquanto (Renato Russo). 24. Vinheta: Partido Alto (Chico Buarque). 25. Com Você Meu Mundo Ficaria Completo (Nando Reis). 26. Coroné Antonio Bento (João do Valle/Luiz Wanderley). 27. Cocorocó (Marcio Mello). 28. 1º de Julho (Renato Russo). 29. Todo Amor que Houver nessa Vida (Cazuza/Frejat). 30. Malandragem (Cazuza/Frejat). 31. ECT (Nando Reis/Carlinhos Brown/Marisa Monte). 32. Luz dos Olhos (Nando Reis). 33. Nós (Tião Carvalho). 34. Soy Gitano (J. Monje/José Fernandes Torres/Vicente Amigo). 35. Relicário (Nando Reis). 36. All Star (Nando Reis). 37. Smells Like Teen Spirit (Nirvana). 38. Non, Je Ne Regrette Rien (Michel Vaucaire/Charles Dumont). 39. O Segundo Sol (Nando Reis).


 


Elenco


Tacy – Cássia Eller


Eline Porto – Maria Eugênia (interpreta outros papéis)- Bruna Pazinato – stand-in


Helga Nemeczyk – Nancy Eller (interpreta outros papéis)


Ingrid Gaigher – Lan Lan (interpreta outros papéis)


Gab Lara – Nando Reis (interpreta outros papéis)


Jandir Ferrari – Fernando Nunes (interpreta outros papéis)


Jana Figarella - Allternante de Cássia Eller (interpreta outros papéis)


 


Ficha Técnica


 


Texto: Patrícia Andrade. Direção: João Fonseca e Viniciús Arneiro. Idealização e Direção De Produção: Gustavo Nunes. Direção Musical: Lan Lanh. Codireção Musical: Fernando Nunes. Direção De Movimento: Márcia Rubin. Figurinista: Marília Carneiro e Lydia Quintaes. Cenógrafo: Nello Marrese e Natália Lana. Visagismo: Beto Carramanhos. Design De Luz: Maneco Quinderé. Cenotécnico: André Salles e Equipe. Designer e Engenheiro de Som: João Paulo Pereira. Operação de som: João Paulo Pereira. Preparador Elenco (Tacy De Campos): Ana Paula Bouzas. Produtora de Elenco: Cibele Santa Cruz. Pesquisadora: Barbara Duvivier. Fotógrafo: Marcos Hermes. Assistência de Direção: João Pedro Madureira. Assistência de Direção de Movimento: Luar Maria. Representante do Espólio da Família da Cássia Eller: Rodrigo Garcia. Preparação Vocal: Marco Dantonio. Músico Ensaiador: Canequinha. Gestão de Arte e Mídia Digital: Julliana Della Costa. Captação de Apoios: Oh Gloria Produções. Produtora Executiva: Monica Farias. Coordenação de Produção: Heldi Bazotti. Financeiro Turbilhão de Ideias: Marcela Rosário. Gestão de Incentivo, Controller e Prestação de Contas - Versa Cultural. Assessoria de imprensa: Arte Plural/ M Fernanda Teixeira e Macida Joachim. Produção: Turbilhão de Ideias. Realização: Arte Plural Comunicação. – M Fernanda Teixeira e Sandra Polaquini.


 


Serviço


Cássia Eller, O Musical - TEMPORADA - 24 de outubro a 03 de novembro.Quintas e sextas às 20h. Sabádos às 20h e às 16h. Domingo às 19h. Teatro Claro MAIS SP. Shopping Vila Olímpia, 5º Andar.


Rua Olimpíadas,360-Vila Olímpia, São Paulo-SP, CEP 04551-000. Duração: 2h10min. Classificação: 14 anos. Acessibilidade. Ar-condicionado. Capacidade: 801 pessoas.


 


Ingressos

A partir de R$ 37,50 a R$ 150,00. Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada



CANAIS DE VENDAS OFICIAIS: Uhuu.com





Nenhum comentário