[News] Cine Ar Livre realiza exibição gratuita e a céu aberto de filmes em diferentes bairros de Fortaleza
Cine Ar Livre realiza exibição gratuita e a céu aberto de filmes em diferentes bairros de Fortaleza
Evento que acontece até 10 de novembro, tem início neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, nos bairros Moura Brasil e Pirambu. Filmes como Pequenos Guerreiros, de Bárbara Cariry; Ópera Sem Ingresso, de Andrea Pires; e Cabeça de Nego, de Déo Cardoso fazem parte da programação
Josué e o Pé de Macaxeira (Dir:Diego Viegas)
De 19 de outubro a 10 de novembro, Fortaleza será palco de uma série de vivências cinematográficas ao ar livre, promovidas pelo Cine Ar Livre. Com o objetivo de oferecer experiências coletivas e imersivas por meio da sétima arte, o projeto conta com 24 exibições de longas e curtas-metragens em seis localidades distribuídas pelas regionais da capital cearense. A proposta é estimular reflexões sobre aspectos humanos e sociais, conectando o público a diferentes realidades culturais e emocionais.
Os bairros Moura Brasil e Pirambu são os primeiros a receber o Cine Ar Livre, com exibições, respectivamente, no sábado (19) e no domingo (20), ambos a partir das 18h30. No Moura Brasil será na Barraca Foi Sol/Soulest, e no Pirambu, na Praça do Abel. O acesso é gratuito e a classificação dos filmes é livre para todas as idades.
Até o dia 10 de novembro o Cine Ar Livre segue para outros bairros de Fortaleza: Sapiranga, Mucuripe/Castelo Encantado, José Euclides e Parque Santana. Cine Ar Livre é um projeto apoiado pelo Governo Federal por meio do Ministério da cultura, Via Lei Paulo Gustavo, prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura. Idealização e Produção Lagartazul Produtora.
Para Camila Rodrigues, diretora do Cine Ar Livre, o projeto também visa mapear e fortalecer pequenos núcleos de cineclubes já existentes nos bairros por onde passa, além de incentivar a criação de novos. “Proporcionar uma imersão coletiva com o cinema é também desenvolver canais que permitam integrar indivíduos e grupos sociais distintos, por meio do reconhecimento de suas experiências. Acreditamos no audiovisual como instrumento capaz de impulsionar processos de empoderamento fundamentais para mudar as relações sociais, políticas e econômicas por onde o evento vai passar”, explica.
Os filmes
No sábado, no Moura Brasil, um dos filmes que será exibido é a animação “Barra Nova” (Dir. Diego Maia), que retrata a transformação diária da praia que dá nome ao curta através dos olhos de uma criança. Outra obra que estará na programação é “Pedro” (Dir. Leo Silva, Curta), que mostra a rotina do personagem, marcada por brincadeiras, TV e escola, até ser interrompida por um pôr do sol que traz um silêncio inesperado.
Já “Josué e o Pé de Macaxeira” (Dir. Diego Viegas) narra a aventura fantástica do protagonista que troca o seu burro por uma "macaxeira mágica". O filme que encerra a programação de sábado é “Pequenos Guerreiros” (Dir. Bárbara Cariry), que acompanha três crianças do sertão cearense em uma aventura inesquecível, enquanto acompanham a família em uma viagem para pagar uma promessa.
Domingo, no Pirambu, o Cine Ar Livre exibe “O Figurino” (Dir. Magi do Carmo), que desconstrói estereótipos racistas da representação de mulheres negras na TV brasileira; “Di Passagem” (Dir. Nair Beatriz), um olhar sensível sobre deslocamentos e o que se perde e se ganha no caminho; “Ópera Sem Ingresso” (Dir. Andreia Pires), uma ópera cotidiana em um condomínio prestes a ser demolido, onde música e memórias se entrelaçam; “Urubu Aterrado” (Dir. Cris Souza e Weslley Oliveira), obra que traz mãe e filho confrontando seu passado ao retornarem à praia de onde foram despejados anos antes; “Aquele Que Veio do Oeste” (Dir. Wes Maria), filme que narra o retorno de Beatriz a Fortaleza para vender um imóvel e seu encontro com histórias de monstros marinhos que aterrorizam as praias locais. E, encerrando a programação, será exibido o longa “Cabeça de Nego” (Dir. Déo Cardoso), em que o jovem Saulo desafia o sistema escolar após ser expulso por reagir a um insulto racista, iniciando uma grande mobilização coletiva, inspirado pelos Panteras Negras.
SERVIÇO
Cine Ar Livre - De 19 de outubro a 10 de novembro de 2024 em Fortaleza. Programação do primeiro fim de semana: dia 19 às 18h30, na Barraca Foi Sol/Soulest, bairro Moura Brasil; dia 20, às 18h30, na Praça do Abel, Pirambu. Acesso gratuito e classificação livre.
PROGRAMAÇÃO dos dias 19 e 20/10
Dia 19/10, às 18h30
Local: Barraca Foi Sol/Soulest, no bairro Moura Brasil
Filmes:
Barra Nova (Dir. Diego Maia. Curta. 11 min, 2023, Ceará. Livre)
Pedro (Dir. Leo Silva. Curta. 12 min, 2023, Ceará. Livre)
Josué e o Pé de Macaxeira (Dir. Diego Viegas. Curta 12 min,
2009, São Paulo. Livre)
Pequenos Guerreiros (Dir. Bárbara Cariry, Longa. 74 min, 2021, Ceará. Livre)
Dia 20/10, às 18h30
Local: Praça do Abel, bairro Pirambu
Filmes:
O Figurino (Dir. Magi do Carmo. Curta. 5 min, 2022, Ceará. Livre)
De Passagem (Dir. Nair Beatriz. Curta. 20min, 2024, Livre, Ceará)
Ópera Sem Ingresso (Dir. Andreia Pires. Curta. 24 min, 2022, Ficção, Ceará. Livre).
Urubu Aterrado (Dir. Cris Souza e Weslley Oliveira. Curta. 20 min, 2021, Ceará. Livre)
Aquele Que Veio do Oeste (Dir. Wes Maria. Curta. 19 min, 2022, Ceará. Livre)
Cabeça de Nego (Dir. Déo Cardoso, Ficção. Longa. 85 min, 2021, Ceará. 14 anos)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Atendimento à imprensa: Sônia Lage e Bebel Medal
Tel: (85)3252-5401 / 99989-5876 / 98902-6992
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Instagram e Facebook: @degagecomunicacao
15.10.2024
Nenhum comentário