[News] Conexão com o público cinéfilo é destaque no segundo dia de Expocine 24

 

(Créditos: Ellen Soares e Fabiano Bataglin)

Nesta quarta-feira, 9, o segundo dia de programação da Expocine, maior convenção de negócios de cinema da América Latina, trouxe ao mercado as apresentações do line up 2024/2025 das distribuidoras Kolbe Arte, Paris Filmes, Elo Studios e Imagem Filmes. A Elo ainda trouxe a participação especial do cantor Belo, que está no elenco do longa “Caindo na Real”, com estreia marcada para 24 de outubro, e do ator Rodrigo Simas para divulgar o filme “Viva a Vida” um de seus projetos futuros para a telona. 

Entre as palestras, que aconteceram no palco do auditório do Hotel Renaissance, o evento começou o dia discutindo o tema central desta edição, Conectando o cinema ao futuro. Para Hernán Viviano, VP Latam da Warner e Universal, que foi um dos participantes da conversa, a indústria como um todo está trabalhando bem e sendo criativa nas campanhas de divulgação e buscando trazer o público ao cinema, como sempre foi feito. 

“Somos uma indústria que depende do produto e quando conecta com a audiência é um sucesso. Uma questão maravilhosa que o streaming trouxe foi que cada vez mais temos amantes de gêneros diferentes. Então cada filme tem um potencial muito maior que tinha no passado. O nosso desafio, de todos como indústria, é continuar fazendo o nosso melhor e dando as mãos pros exibidores, distribuidores e produtores.” 

As possibilidades e a realidade atual das produções voltadas para o público infantil também ganharam espaço no evento nesta quarta-feira. Beth Carmona, diretora geral do Festival ComKids, falou sobre a responsabilidade de criar conteúdos para crianças com comprometimento educativo para inspirar no futuro. 


“Educar pelo mundo das telas é poder oferecer recursos para que essas crianças tenham seus olhares estimulados, aprendam com o ponto de vista da estética audiovisual. A formação do olhar passa pelo conteúdo informativo, pela temática da história, mas ela passa pela informação estética. Então, oferecer para as crianças essas imagens com variedade, quantidade e diversidade é um trabalho para o futuro.”


Ao longo do dia, as perspectivas e desafios da produção, distribuição e exibição cinematográfica, a importância das coproduções internacionais para o Brasil e o processo de digitalização do parque exibidor no Brasil completaram os encontros entre profissionais do setor.


Já a programação de oficinas, situada na sala Ancine, do Cine Marquise, contou com três atividades nesta quarta-feira. O primeiro abordou a criatividade e o pensamento crítico como formas de impulsionar projetos audiovisuais. Em seguida, os participantes puderam conhecer e discutir formas para aplicar as tecnologias de IA para transformar os processos cinematográficos. Por fim, alternativas de como enriquecer o contato com o público antes, durante e após a exibição, incentivando a fidelização foi o tema do último encontro. 


 


Programação até o fim da semana

Até sexta-feira, dia 11 de outubro, a Expocine promove mais de 30 horas de programação voltada aos diferentes segmentos do mercado audiovisual em dois espaços: o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista. As palestras trazem à tona pautas como o futuro da indústria, formação do público desde infância, políticas públicas no audiovisual, sustentabilidade, a ascensão de produções de True Crime e Cinebiografias, o impacto das redes sociais no consumo de cinema, entre outras.


O Cine Marquise seguirá abrindo suas portas para as aguardadas apresentações das distribuidoras. Sony Pictures, O2 play, Diamond Films, Disney, Warner Bros., Universal Pictures e Vitrine Filmes são as próximas a mostrar suas novidades para o mercado. Completando a programação do espaço, nos próximos dias ainda acontecerão novas oficinas com executivos e profissionais do setor.


Já no Renaissance Hotel, o mercado se encontra para a tradicional feira de negócios, que neste ano foi ampliada para dois andares, e traz mais de 70 expositores e marcas de serviço e produtos apresentando suas principais novidades para os mercados de exibição, distribuição e produção cinematográfica. A Expocine 2024 conta com patrocínio de Barco, Big Poc, Christie, GDC, Harkness, HotSound, Ingresso.com, Kinoplex, LATC, Osram, Screen X, Sharp, Prawer Chocolates e Venda Bem.


Confira a programação completa pelo site do evento.






Nenhum comentário