[News] Documentário ‘A Revolução da Inteligência Artificial’ apresenta a história e discute o futuro das máquinas inteligentes

 

Com depoimentos inéditos de especialistas, ‘A Revolução da Inteligência Artificial’ apresenta a evolução das máquinas inteligentes (Crédito: divulgação/Curta)


Máquinas inteligentes sempre pareceram devaneio de filmes de ficção científica, mas a era digital firmou de vez um cotidiano mergulhado na tecnologia que, para o bem e para o mal, transformou a sociedade. A história de como essas ferramentas foram desenvolvidas e o impacto delas nas nossas vidas é contada em “A Revolução da Inteligência Artificial”, que estreia com exclusividade no Curta!.

A direção é do jornalista americano Miles O’Brien, especializado na cobertura de ciência e tecnologia para canais de TV como a CNN, a PBS e o Discovery Science. Apresentado também por ele, o documentário traz depoimentos inéditos de especialistas e de agentes da linha de frente da tecnologia, personalidades que ajudaram a criar sistemas e aparelhos que moldam o mundo contemporâneo.

Entre eles, conta-se Mustafa Suleyman, cofundador da DeepMind, empresa de inteligência artificial, que explica: “A inteligência artificial é uma ferramenta para nos ajudar a entender o mundo ao nosso redor, prever o que pode acontecer e, em seguida, criar soluções que ajudem a melhorar nosso mundo”.

O documentário apresenta um panorama completo do desenvolvimento dessas ferramentas. Desde os códigos nazistas decifrados por Alan Turing, o matemático considerado pioneiro na ciência da computação, passando pelo emblemático duelo de xadrez entre Garry Kasparov e o DeepBlue, computador criado pela IBM, descobrimos como mentes brilhantes ajudaram a ensinar as máquinas a entender padrões, desembocando no Chat GPT, símbolo da inteligência artificial neste século.

Além de ajudar a criar uma carta de amor ou uma redação para a escola, a inteligência artificial está presente em diversas áreas. O documentário mostra como computadores podem ser programados para ajudar no combate a incêndios florestais, a identificar e diagnosticar doenças como câncer e até a desenvolver medicamentos.

“Não haverá necessidade de investir tanto na descoberta pré-clínica, portanto os medicamentos serão mais baratos. E você pode ir atrás dessas doenças que, de outro modo, seriam negligenciadas pois não precisará investir tanto para obter um remédio que seja viável”, afirma a química teórica Petrina Kamya.

No entanto, nem tudo são flores. A influência de notícias falsas e a dependência provocada por aparelhos tecnológicos são algumas das preocupações de especialistas, que alertam para os perigos que máquinas mal programadas e o desregulamento do setor podem causar.

“À medida que nos aproximamos de sistemas de inteligência artificial cada vez mais capazes, que podem até se tornar mais fortes que os humanos em muitas áreas, eles se tornam cada vez mais perigosos. Desligar é a coisa mais segura a se fazer, antes que ela fique tão poderosa que nos impeça de desligar a tomada”, avalia o cientista da computação Yoshua Bengio, da Universidade de Montreal.

“A Revolução da Inteligência Artificial” tem 52 minutos de duração e é produzida pela NOVA Production. O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático das Sextas de História e Sociedade, 25 de outubro, às 23h.





Nenhum comentário