[News] EMBAÚBA FILMES REVELA TRAILER DE O DIA DA POSSE, NOVO LONGA DO DIRETOR ALLAN RIBEIRO

 



                                                     Trailer:


Projeto feito a poucas mãos, O DIA DA POSSE ganha o público com seu olhar sensível e otimista para um dos períodos mais desafiadores deste século. Mas, para além disso, enfatiza a importância de olhar para o futuro com intenção e vontade, algo que se torna ainda mais potente após os municípios brasileiros escolherem seus representantes.

No filme, que recebeu menção honrosa na seção Novos Rumos do Festival do Rio, o diretor deixa que a personalidade bem-humorada e cativante de Brendo tome conta, enquanto protagonista e cineasta dividem um apartamento no Rio de Janeiro. Curiosamente, é justo na especificidade deste retrato que Allan encontra a universalidade do que borbulha na cabeça do seu personagem, independentemente se ele está falando sobre o futuro do país ou rindo de cenários hipotéticos.

“Convivendo com Brendo, percebi que ele ensaiava o tempo todo. Para a posse como presidente da República, para o discurso de campeão do Big Brother ou para dar notícias de um acontecimento político”, lembra Allan. Habituado a trabalhar com ensaios em cena, foi muito natural para o cineasta integrar a dita banalidade da vida doméstica ao seu próprio fazer cinematográfico. “Às vezes, os textos surgiam de momentos inesperados e de inspiração dele. Eu achava tudo muito curioso e um desafio levar para um roteiro.” 

A vontade do diretor de fazer um filme com Brendo era antiga, mas até a quarentena estava difícil tirar a ideia do papel. “Então, eu digo que o terrível momento da pandemia nos permitiu ter tempo para realizar o filme”, afirma. “As imagens retratam nossa convivência. A filmagem que se misturava com refeições, brigas, filmes para assistir, noticiários terríveis na TV. Nessa mistura, criamos roteiro, ficcionalizamos, criamos previsões e jogamos nossos sonhos para o futuro".

Uma produção da Acalante Filmes, O DIA DA POSSE chega aos cinemas em 31 de outubro. A distribuição da obra tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo.

 
Sinopse:
Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia.

Ficha técnica
Produção: Acalante Filmes
Roteiro:Brendo Washington e Allan Ribeiro
Consultoria de roteiro: Douglas Soares
Assistente de direção: Ricardo Santos
Câmera e som: Allan Ribeiro
Trilha sonora: Paulo Ho e Allan Ribeiro
Mixagem: Rodrigo Maia Sacic
Ator: Brendo Washington
Duração: 70 minutos

Sobre Allan Ribeiro
Allan Ribeiro se formou em Cinema na UFF (2006). Realizou quatro longas: Esse Amor que nos Consome (2012), Mais do que eu Possa me Reconhecer (2015) e O Dia da Posse (2021) e Mais Um Dia, Zona Norte (2023), que receberam prêmios em festivais como Brasília, Olhar de Cinema e Tiradentes. Se destacam ainda os curtas O Brilho dos Meus Olhos (2006), Ensaio de Cinema (2009), O Clube (2014); Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (2023) e a série Noturnas (2016) com 46 episódios mini-documentais. Seu próximo longa, sobre a expectativa do show da Madonna no Rio, está previsto para estrear em 2025.

Sobre Acalante Filmes
Acalante Filmes é uma produtora de cinema independente criada em 2013. Produziu os longas metragens: Mais do que eu Possa me Reconhecer (2015), Xale (2016), O Dia Da Posse (2021) e Mais Um Dia, Zona Norte (2023), além de vários curtas onde se destacam: Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (2023), A Alma das Coisas (2023), Inocentes (2017) e O Quebra Cabeça de Sara (2017). Produziu também a série Noturnas (2016), com 46 episódios mini-documentais, que foi exibida no Canal Brasil, Globosat Play e SpCinePlay.

Sobre a Embaúba Filmes
A Embaúba é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com 600 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.






Nenhum comentário