[News] Festival do Rio traz catálogo sobre meio ambiente
Ondas de calor, secas e incêndios: os últimos ocorridos no país têm levado a sociedade a ter uma série de reflexões sobre preservação ambiental. Essa pauta não está longe das telas do cinema. A 26ª edição do Festival do Rio conta com uma seleção de filmes que nos fazem refletir sobre preservação e sustentabilidade.
“Os Sonhos de Pepe”, primeiro filme do cineasta uruguaio Pablo Trobo, conta a história de luta do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica por um planeta mais sustentável e duradouro. Pablo, que já esteve presente na primeira sessão do filme no domingo (6), também marcará presença nas próximas exibições da produção. Confira abaixo.
Mostra: Première Latina
Quinta, 10/10 - 14:00 - Cinesystem Praia de Botafogo
Sexta, 11/10 - 14:00 - Cine Santa Teresa
Sábado, 12/10 - 19:15 - Estação NET Gávea
“Transamazônia” - Coprodução entre França, Alemanha, Suíça, Taiwan e Brasil, o filme de Pia Marais, apresenta uma trama complexa onde a exploração da fé, a preservação ambiental, a cultura indígena e a delicada relação de um pai com uma filha estão em rota de colisão. O longa-metragem integra a mostra Panorama Mundial do Festival do Rio 2024.
Domingo, 13/10 - 18:15 - Estação NET Gávea
“Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta” - O documentário de Marco Altberg e Tainá De Luccas ecoa a voz de Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena e defensor da Amazônia. Sua primeira exibição, com presença de convidados, está marcada para sexta-feira (11), às 16h30, no Estação NET Botafogo. O filme traz um olhar atual e poético sobre o pensamento de Kopenawa e os desafios enfrentados pelo povo Yanomami.
Sábado, 12/10 - 16:00 - Cine Santa Teresa
Domingo, 13/10 - 18:30 - Estação NET Rio
Com direção de Pedro Kos, Bonni Cohen e Jon Shenk, o documentário “O Efeito Casa Branca” terá sessão com convidados na sexta (11), às 21h, no Estação NET Rio. Usando exclusivamente material de arquivo, o documentário relata a dramática origem da crise climática e mostra como uma batalha política no governo do presidente George H. W. Bush mudou o curso da história.
Mostra: Panorama Mundial
Terça, 15/10 - 19:00 - Estação NET Rio
Veja outros filmes com temática ambiental no Festival do Rio 2024:
Mostra: Première Brasil: O Estado das Coisas
Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda
Quarta, 09/10 - 18:15 - Estação NET Gávea - Sessão com convidados
Quinta, 10/10 - 19:00 - Estação NET Rio
Sexta, 11/10 - 14:00 - Estação NET Rio
Mostra: Panorama Mundial
As Gigantes, de Laurence Billet e Rachael Anthony
Sexta, 11/10 - 18:45 - Estação NET Rio
Mostra: Panorama Mundial
Architecton, de Victor Kossakovsky
Domingo, 13/10 - 19:15 - Estação NET Rio
Terça, 15/10 - 16:00 - Estação NET Gávea
Mostra: Première Brasil: Clássicos Restaurados
Brincando nos Campos do Senhor, de Hector Babenco
Sábado, 12/10 - 16:00 - Estação NET Gávea - Sessão com convidados
Quarta, 16/10 - 18:45 - Estação NET Rio
Mostra: Première Brasil: Geração
Série Gente Verdadeira
Ka’apor, de Chico Faganello
Sábado, 12/10 - 14:00 - Cine Santa Teresa
Pataxó, de Chico Faganello
Domingo, 13/10 - 14:00 - Cine Santa Teresa
Mostra: Première Brasil: Competição Longa-Metragem Documentário
A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Sexta, 11/10 - 19:15 - Estação NET Gávea
Sábado, 12/10 - 13:30 - Cine Odeon - CCLSR
Mostra: Expectativa
Temporada de Seca, de Bohdan Sláma
Sábado, 12/10 - 16:30 - Estação NET Rio
Mostra: Première Brasil: Geração
Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, João Amorim
Quarta, 09/10 - 16:00 - Ponto Cine
Sexta, 11/10 - 14:00 - Cine Carioca Penha
Sábado, 12/10 - 14:00 - Cine Carioca Nova Brasília
Domingo, 13/10 - 14:00 - Cine Santa Teresa
Mostra: Expectativa
Viet e Nam, de Truong Minh Quý
Quarta, 09/10 - 18:30 - Cinesystem Praia Botafogo
*****
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN.
*****
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
*****
Para imagens e trailers:
Em breve, as fotos e os trailers dos filmes estarão no site do festival. Para acessá-los, entre no site do Festival, busque à direita na tela o filme que interessa à você. Na página do filme, você pode fazer o download das fotos clicando com a tecla direita do mouse, ou acessar o trailer hospedado no Youtube na aba trailer. Para fotos de cobertura de eventos, tapete vermelho e outros, acesse este link.
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
Nenhum comentário