[News] FESTIVAL INTERNACIONAL CERVANTINO, QUE ESTÁ SENDO REALIZADO NO MÉXICO ATÉ 27 DE OUTUBRO, RECEBE O BRASIL COMO CONVIDADO DE HONRA EM SUA 52ª EDIÇÃO

 FESTIVAL INTERNACIONAL CERVANTINO, QUE ESTÁ SENDO REALIZADO NO MÉXICO ATÉ 27 DE OUTUBRO, RECEBE O BRASIL COMO CONVIDADO DE HONRA EM SUA 52ª EDIÇÃO




Filipe Catto_FotoJulianaRobin.jpeg






Nesta semana (até 20/10), o evento recebe Céu, Filipe Catto,
Rosana Lamosa, Pablo Rossi e o grupo Clowns de Shakespeare

 

Um dos mais importantes eventos culturais da América Latina, o Festival Internacional Cervantino recebe o Brasil como país convidado de honra na sua 52ª edição, entre 11 e 27 de outubro, na cidade mexicana de Guanajuato. A cada ano, um país é convidado para ter um espaço de destaque na programação do evento. Nesta semana, até 20 de outubro, o festival recebe Céu, Rosana Lamosa, Pablo Rossi, Filipe Catto e o grupo Clowns de Shakespeare. 

 

Na terça-feira (15/10), a soprano Rosana Lamosa sobe ao palco ao lado do pianista Pablo Rossi, indicado ao Grammy Latino. A dupla homenageia grandes compositores brasileiros que construíram seu legado ao longo do século passado, como Glauco Velásquez e Heitor Villa-Lobos. A presença brasileira segue na quinta-feira (17/10), com Filipe Catto, que apresenta o show “Belezas são coisas acesas por dentro”, uma homenagem a Gal Costa.

 

No final de semana (19 e 20/10), o grupo Clowns de Shakespeare apresenta “Ubu: o que é bom deve continuar!”, concebido como uma possível continuação da obra clássica “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, de 1888. Domingo (20/10), com seus três Grammys Latinos na bagagem, Céu chega com seu novo álbum “Novela”.

 

O festival ainda oferece um amplo panorama da produção cinematográfica brasileira, exibindo os filmes “Cidade de Deus” (2002), “A Máquina do Desejo” (2022), “Tropa de Elite” (2007), “Nada”,  “Vaga Carne” (2019) e “O menino e o mundo” (2013).

 

Artistas de 15 estados brasileiros e do Distrito Federal fazem a conexão entre Brasil e México Nos próximos dias, outros nomes chegam ao país: Christiane Jatahy,  banda Pietá, Julio Adrião, Companhia de Dança Deborah Colker, Xeina Barros, João Camarero, Lenine e a banda Francisco, el Hombre que encerram a programação unindo gerações da música brasileira. Já passaram pelos palcos do 52º Festival Internacional Cervantino: Cláudia Abreu; Naira Carneiro, da Companhia Os Buriti; Grupo Galpão; Anhangá Dance Club; Simone Mazzer; e Fábrica de Eventos.

 

SOBRE O FESTIVAL INTERNACIONAL CERVANTINO

 

O maior festival cultural do México tem, este ano, o Brasil e Oaxaca como convidados de honra. Em praças, teatros e outros diversos espaços de Guanajuato, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o evento reunirá mais de 3 mil artistas de 24 países em uma programação diversa que contempla espetáculos de teatro, dança, música erudita e música popular, além de exibição de filmes e exposições de artes visuais e digitais.

 

A participação brasileira integra as celebrações da iniciativa “Ano Dual 2023-2024: presença do Brasil no México e do México no Brasil”, que marca os 190 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, fortalecendo seus laços culturais. A curadoria é assinada por Jonas Klabin e Cesar Augusto, especialistas em festivais e residências artísticas.

 

O projeto Festival Internacional Cervantino - Programação Brasileira é uma realização do Ministério da Cultura e da APPA - Cultura & Patrimônio, apresentado pelo Nubank, e conta com a parceria institucional do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, além do Governo do México, por meio da Secretaria de Cultura e do Festival Internacional Cervantino, e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal - União e Reconstrução.

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

52o Festival Internacional Cervantino

11 a 27 de outubro

Local: Guanajuato - México

 



PROGRAMAÇÃO 15 A 20 DE OUTUBRO

 

15 de outubro

 

17h: Rosana Lamosa e Pablo Rossi/Alma Brasileira (música de câmara)

Local: Templo de la Compañía de Jésus Oratório de San Felipe Neri

 

20h: Cidade de Deus (cinema)

Local: Universidad de Guanajuato

 

16 de outubro

12h: A Máquina do Desejo (cinema)

Local: Universidad de Guanajuato

 

17h: Tropa de Elite (cinema)

Local: Universidad de Guanajuato

 

17 de outubro

12h: Vaga Carne (cinema)

Local: Universidad de Guanajuato

 

23h: Filipe Catto | Belezas são coisas acesas por dentro (música)

Local: El Trasnoche

 

18 de outubro

12h: Nada (cinema)

Local: Universidad de Guanajuato

 

Dia 19 de outubro

12h: Clowns de Shakespeare (teatro)

Local: Praça Mexiamora

 

Dia 20 de outubro

12h: Clowns de Shakespeare (teatro)

Local: Praça Mexiamora

 

17h: O menino e o mundo (cinema)

Local: Universidad de Guanajuato

 

21h: Céu (música)

Local: Teatro Juárez 

 

Mais informações no site:  https://festivalcervantino.gob.mx/ | @brasil.no.cervantino

Jornalista responsável: Mayra Lopes | 

Nenhum comentário