[News] O DIA DA POSSE, NOVO LANÇAMENTO DA EMBAÚBA FILMES, CHEGA AOS CINEMAS EM 31 DE OUTUBRO
Brendo é apresentado ao espectador como mais um dos milhões de brasileiros que, durante a pandemia do COVID-19, aderiu ao isolamento social. Dividindo um apartamento no Rio de Janeiro com Allan, ele observa os hábitos dos vizinhos pela janela, organiza reuniões de estudo virtuais com os colegas de faculdade e se dedica aos afazeres da casa. É neste contexto de atividades rotineiras, aparentemente banais, que as ambições dele transbordam na tela. Porque, embora o cenário no mundo seja turbulento, não faltam sonhos a Brendo.
Mesclando otimismo a reflexões sobre o Brasil de hoje, o diretor deixa que a personalidade de Brendo tome conta em O DIA DA POSSE, com seu senso de humor cativante e sua visão de mundo particular. Curiosamente, é justo na especificidade deste retrato que Allan encontra a universalidade do que borbulha na cabeça do seu personagem, seja falando sobre o futuro do país, seja rindo sobre cenários hipotéticos no Big Brother, lembranças e o próprio fazer cinematográfico.
Filme feito a poucas mãos, O DIA DA POSSE ganha o público com seu olhar sensível e otimista para um dos períodos mais desafiadores do século XXI. Mas, para além disso, enfatiza a importância de olhar para o futuro com intenção e vontade, algo que se torna ainda mais latente no momento em que os municípios brasileiros escolhem seus representantes.
Uma produção da Acalante Filmes, O DIA DA POSSE chega aos cinemas em 31 de outubro. A distribuição da obra tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo.
Sinopse:
Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia.
Ficha técnica
Produção: Acalante Filmes
Roteiro:Brendo Washington e Allan Ribeiro
Consultoria de roteiro: Douglas Soares
Assistente de direção: Ricardo Santos
Câmera e som: Allan Ribeiro
Trilha sonora: Paulo Ho e Allan Ribeiro
Mixagem: Rodrigo Maia Sacic
Ator: Brendo Washington
Sobre Allan Ribeiro
Allan Ribeiro se formou em Cinema na UFF (2006). Realizou quatro longas: Esse Amor que nos Consome (2012), Mais do que eu Possa me Reconhecer (2015) e O Dia da Posse (2021) e Mais Um Dia, Zona Norte (2023), que receberam prêmios em festivais como Brasília, Olhar de Cinema e Tiradentes. Se destacam ainda os curtas O Brilho dos Meus Olhos (2006), Ensaio de Cinema (2009), O Clube (2014); Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (2023) e a série Noturnas (2016) com 46 episódios mini-documentais. Seu próximo longa, sobre a expectativa do show da Madonna no Rio, está previsto para estrear em 2025.
Sobre Acalante Filmes
Acalante Filmes é uma produtora de cinema independente criada em 2013. Produziu os longas metragens: Mais do que eu Possa me Reconhecer (2015), Xale (2016), O Dia Da Posse (2021) e Mais Um Dia, Zona Norte (2023), além de vários curtas onde se destacam: Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (2023), A Alma das Coisas (2023), Inocentes (2017) e O Quebra Cabeça de Sara (2017). Produziu também a série Noturnas (2016), com 46 episódios mini-documentais, que foi exibida no Canal Brasil, Globosat Play e SpCinePlay.
Sobre a Embaúba Filmes
A Embaúba é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com 600 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.
Nenhum comentário