[News] Pandora Filmes leva 13 filmes ao Festival do Rio; quatro deles disputam indicação ao Oscar

 

A PANDORA FILMES marca sua presença no Festival do Rio 2024 com a exibição de treze filmes. Entre os destaques da programação, quatro títulos concorrem a vagas na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar no próximo ano. São eles: “Rainhas”, produção que representa a Suíça e esteve no Festival de Sundance 2024; “Memórias de um Corpo Ardente”, representante da Costa Rica que ganhou o Prêmio do Público na mostra Panorama no Festival de Berlim; "Encontro com o Ditador", filme apresentado na sessão Première do Festival de Cannes 2024 e que representa o Camboja; e "Caminho da Vida", longa do Nepal que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2024.


Os longas são inéditos em território fluminense, tendo sido exibidos somente ao público paulista durante o Festival Filmes Incríveis, evento que ocorreu em agosto deste ano, promovido pelo Grupo Belas Artes. Além deles, dois longas ganham sua primeira exibição no país; são eles: “Aventuras de uma Francesa na Coreia do Sul", novo longa do renomado cineasta sul-coreano Hong Sang-soo, e "Os Sonhos de Pepe", documentário sobre o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.


Confira abaixo lista completa de filmes distribuídos pela Pandora Filmes no Festival do Rio 2024:

"Caminho da Vida"

Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim 2024, “Caminho da Vida” segue Pema, uma jovem que se casa com Tashi e seus dois irmãos mais novos. Tashi viaja numa caravana de negociadores para a comunidade vizinha. Em sua ausência, Pema lida com a suspeita da comunidade em relação à sua gravidez e as pressões de uma cultura rígida. Este é o segundo longa-metragem do diretor Min Bahadur Bham. Seu curta-metragem "Bansulli" (2012) foi o primeiro filme do Nepal selecionado para o Festival de Veneza, seguido por seu longa de estreia "Nas Estradas do Nepal” (2015), que ganhou o prêmio FEDEORA de Melhor Filme na Semana da Crítica de Veneza. "Nas Estradas do Nepal" é também o filme nepalês de maior bilheteria no exterior. Agora, seu segundo longa-metragem concorre a uma vaga na cerimônia do Oscar 2025.


"Rainhas"

Dirigido por Klaudia Reynicke-Candeloro, Rainhas segue as irmãs Lucia e Aurora, que enfrentam um momento decisivo em meio ao turbulento Peru dos anos 1990. Prestes a deixar o país com a mãe rumo aos Estados Unidos, elas precisam lidar com emoções conflitantes e com a ausência do pai, Carlos, cuja assinatura é essencial para que possam sair. Até então, ele esteve distante de suas responsabilidades paternas, mas agora, para reconquistar o amor das filhas, precisará provar seu valor antes que elas partam. O filme foi o vencedor do Grand Prix na categoria Generation Kplus no Festival de Berlim 2024 e agora concorre a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.



"Encontro com o Ditador"

Exibido no Festival de Cannes 2024 e escolhido para tentar representar o Camboja na premiação do Oscar no ano que vem, o longa retrata a tentativa de três franceses de entrevistar Pol Pot, político e líder do movimento comunista que governou o Camboja de 1975 a 1979. Suas expectativas são desconstruídas à medida que confrontam a brutal realidade do regime Khmer Vermelho. O elenco é liderado pela renomada atriz francesa Irène Jacob ("A Dupla Vida de Véronique" e "A Fraternidade é Vermelha"), e o longa foi dirigido por Rithy Pahn. O cineasta é mais conhecido por seu documentário "A Imagem que Falta" (2013), que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. 


"Memórias de um Corpo Ardente"

Vencedor do Prêmio do Público na mostra Panorama do Festival de Berlim, o filme explora a vida de três mulheres maduras da Costa Rica, que se permitem revisitar memórias e expressar abertamente sua sexualidade reprimida. Com direção de Antonella Sudasassi, a produção é uma narrativa poética sobre desejo e identidade. O filme foi selecionado como a entrada da Costa Rica no Oscar.



"A Quem Eu Pertenço"

"A Quem Eu Pertenço" expande a narrativa do curta-metragem indicado ao Oscar "Brotherhood" (2018), da diretora Meryam Joobeur, que foi exibido em mais de 150 festivais e conquistou 70 prêmios internacionais. Neste novo trabalho, Joobeur apresenta um drama intenso que explora as tensões familiares de uma mulher tunisiana quando seu filho retorna da guerra acompanhado de uma esposa enigmática.


"Linguagem Universal”

Matthew Rankin apresenta uma comédia surreal que se passa entre Teerã e Winnipeg. Tempo e identidades pessoais se misturam, se entrelaçam, e ecoam numa comédia desorientadora neste longa que foi vencedor do Prêmio do Público da Quinzena dos Diretores no Festival de Cannes 2024.


"Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal"

Distribuído internacionalmente pela A24 e filmado em belíssimos 35mm, o filme explora quatro décadas da vida de Mackenzie na zona rural do Mississippi nas décadas de sessenta e setenta, desde sua infância até a idade adulta. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Sundance em 2023 e chega aos cinemas brasileiros em 28 de novembro.


"Retrato de Norah"

Situado em um pequeno vilarejo remoto da Arábia Saudita nos anos 90, quando a expressão artística era proibida, o drama retrata a história de Nader, um artista saudita que abandona sua paixão pela arte para lecionar em um vilarejo remoto, e Norah, uma mulher independente que vive com seu irmão após a perda dos pais. Juntos, eles exploram o redescobrimento artístico e as relações humanas. Dirigido por Tawfik Alzaidi, a produção foi exibida em Cannes na seção “Un Certain Regard", o primeiro da Arábia Saudita nos 77 anos de história do festival. 



"Animale”

Dirigido por Emma Benestan, o filme encerrou o Festival de Cannes 2024 e explora a jornada de uma jovem toureira que, após ser atacada, começa a perceber mudanças físicas perturbadoras, ao mesmo tempo em que sua comunidade é aterrorizada por um touro à solta. A obra combina elementos de drama e mistério, abordando questões de gênero e identidade.


"Aventuras de uma Francesa na Coreia do Sul"

Hong Sang-soo traz uma história peculiar sobre uma francesa (Isabelle Huppert) que, sem dinheiro ou meios de se sustentar na Coreia do Sul, ensina a sua língua materna para duas mulheres coreanas. Conhecido por seu estilo minimalista e altamente autoral, Hong Sang-soo se destaca no cenário do cinema internacional por suas obras intimistas, muitas vezes explorando relacionamentos complexos, a passagem do tempo, e questões sobre arte e vida cotidiana.



"Trilha Sonora Para Um Golpe de Estado"

Dirigido por Johan Grimonprez, o documentário conecta o jazz à revolução, recontando momentos chave da Guerra Fria. Vencedor do Prêmio Especial do Júri por Inovação Cinematográfica no Festival de Sundance 2024, figuras históricas como Nina Simone, Malcolm X, Louis Armstrong e Fidel Castro aparecem no filme, que examina as complexas relações entre arte, política e revolução.


"Teleférico do Amor

Conhecido por seu estilo único e sem diálogos, o diretor de “De Quem é o Sutiã?”, Veit Helmer retrata de maneira fantástica a história de amor entre duas mulheres que trabalham em um teleférico que atravessa as belas montanhas da Geórgia.


"Os Sonhos de Pepe"

Este documentário de Pablo Trobo reflete sobre a vida e os ideais de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, que conquistou o mundo com sua filosofia de vida simples e comprometida com a justiça social. O filme propõe um olhar sobre o legado de Mujica em um planeta em colapso.



 

Sinopse:


Depois que o último filho sai de casa, Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos, decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.


Ficha técnica


ROTEIRO e DIREÇÃO: Cristiane Oliveira


PRODUÇÃO: Aletéia Selonk, Emanuele Nespeca e Cristiane Oliveira


PRODUÇÃO EXECUTIVA: Graziella Ferst e Gina O'Donnell


CORROTEIRISTA: Gustavo Galvão


PRODUÇÃO ASSOCIADA: Gustavo Galvão e Nicolas Vaporidis


DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Pamella Moreira


DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Julia Zakia


DIREÇÃO DE ARTE E FIGURINO: Adriana Nascimento Borba


TÉCNICOS DE SOM: Augusto Stern e Fernando Efrón


MONTAGEM: Tula Anagnostopoulos


ELENCO: Cibele Tedesco, Hugo Lorensatti, Nicolas Vaporidis, Elisa Volpatto, Teti Tedesco, Tamara Zanotto, Jonas Piccoli, Cleri Pelizza, Magali Quadros, Valderez Formigheri, Edu Segabinazzi, Guilherme Rachel, Alexandre Lazzari, Luiza Helena Dias, Lucas Nunes.


Sobre a Pandora Filmes 


Roteirista e diretora de “Até que a Música Pare”, a gaúcha Cristiane Oliveira estreou em longas com “Mulher do Pai” (2016). Exibido em mais de 20 festivais, dentre eles o Festival de Berlim (2017), arrebatou 20 prêmios, como o de Direção no Festival do Rio e o da FIPRESCI no Uruguai. Seu segundo longa, “A Primeira Morte de Joana”, foi vencedor de três Kikitos em Gramado, como de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, dentre 10 prêmios que ganhou pelos mais de 40 festivais em que foi selecionado, tais como os festivais internacionais da Índia, de Atenas e do Uruguai, bem como o tradicional NEW FEST NY. O filme foi lançado comercialmente em cinemas e DVD na França (sob o título Secret de Famille) em 2021. No Brasil, chegou às salas em 2023, ficando 15 semanas em cartaz. Cristiane estreou na direção com o curta “Messalina”, vencedor de 11 prêmios, como o de Melhor Roteiro no Festival de Brasília.


Sobre a produtora Aletéia Selonk


Aletéia Selonk é produtora e diretora da Okna Produções e está à frente da realização do projeto Uma Carta para Papai Noel. Fundou a Okna em 2006 e tem em seu currículo importantes produções nacionais como os longas “A Primeira Morte de Joana”, “Mulher do Pai”, “Ponto Zero”, e a animação “As Aventuras do Avião Vermelho”. Jornalista, pós-graduada em Produção Audiovisual e doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com passagem pela Sorbonne, Aletéia atua no setor audiovisual desde 1995. É professora de produção audiovisual na PUCRS, onde foi responsável pela implantação do Tecna, um centro de produção audiovisual no RS. É Presidenta do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e integra o + Mulheres Audiovisual.


Sobre a Okna Produções


Produtora de conteúdo dedicada à realização de projetos para cinema, televisão e plataformas digitais. Especializada na produção e produção executiva, realiza não apenas o gerenciamento de projetos, mas de talentos criativos. Em 2023, a empresa completa 17 anos de atuação. Em seu catálogo constam mais de 50 obras, sendo 10 longas metragens, 18 médias, 20 curtas e 6 séries de TV. Suas produções foram selecionadas e premiadas em importantes festivais no Brasil e no exterior. São obras que unem características autorais ao potencial de se comunicar com as audiências, trazem uma diversidade de abordagens e temáticas dedicadas a diferentes perfis de públicos e foram realizadas a partir de coproduções que valorizam talentos nacionais e internacionais.


Sobre a Pandora Filmes


A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.





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