[News] Última semana para assistir ao espetáculo Magnólia, de Marina Esteves, livremente inspirado na música homônima de Jorge Ben Jor

 Última semana para assistir ao espetáculo Magnólia, de Marina Esteves, livremente inspirado na música homônima de Jorge Ben Jor


A peça lança olhar feminino sobre a obra de Jorge Ben Jor e o universo retratado do disco A Tábua de Esmeralda, que celebra 50 anos em 2024

Cena do espetáculo Magnólia - Crédito: Noelia Nájera


Esta é a última semana para o público conferir o espetáculo Magnólia, apresentado no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP) até o dia 3 de novembro (domingo). Solo da atriz Marina Esteves, que também assina a dramaturgia com Lucas Moura, foi livremente inspirado na música homônima de Jorge Ben Jor e lança um olhar feminino sobre a obra do músico e o universo retratado em seu disco A Tábua de Esmeralda, que celebra 50 anos em 2024. A montagem é fruto da pesquisa de Esteves, atriz, diretora e bailarina, sobre as recepções e representações de gênero e raça na cena contemporânea, interseccionadas com a narratividade e os desdobramentos do teatro épico.

 

Magnólia se apropria da canção homônima de Jorge Ben para criar livremente uma fábula sobre uma deusa astronauta que vive nesse cosmos e recebe um chamado de São Jorge. Ele a convida a descer para a Terra e experimentar o que é ser um humano. Ela cai na Terra como uma semente, brota como uma flor e vira uma mulher negra. Então, começa a experimentar o que é essa vivência, com todos os prazeres e dissabores da sua existência.

 

A direção musical é assinada por Esteves e Dani Nega, que também é responsável pelos beats, a produção musical e trilha original. A construção de beats de Dani Nega traz à cena a dimensão do rap e da palavra rimada presentes na obra de Jorge Ben Jor.

Em cena, a performer é acompanhada pela DJ K-Mina (pick-ups e coro) e pelos instrumentistas Gisah Silva (percussão e bateria), Larissa Oliveira (trompete e coro) e Melvin Santhana (guitarra, violão e voz).

 

Cena do espetáculo Magnólia - Crédito: Noelia Nájera

 

A encenação tem como referência a performatividade e a estética afrominimalista, campo de pesquisa de Marina Esteves. Nesse sentido, a montagem aposta no conceito teatral de espaço vazio, focando no corpo, na palavra e na música. A artista ainda dialoga em cena com o videografismo construído por Gabriela Miranda Matheus Brant, no cenário de Léo Akio.

 

Já os figurinos, assinados por Ayomi Domenica, transitam entre duas realidades. “A trama de Magnólia se passa no sonho de uma mulher negra. Por isso, as vestimentas exploram esse universo onírico, principalmente quando representamos essa deusa astronauta. E, quando ela desce para a Terra, apostamos em uma estética mais urbana”, revela a idealizadora.

 

Sinopse

Livremente inspirado na música homônima de Jorge Ben Jor, Magnólia, narra a fábula sobre uma deusa astronauta que vive na dimensão azul e rosa por entre estrelas e cometas até encontrar um cavaleiro negro, São Jorge. Ele propõe a ela uma missão: descer para a Terra e experimentar o que é ser humana. Na Terra, depois da queda, ela passa por diversas transformações até se tornar uma mulher negra. Neste corpo, ela experimenta o que é essa vivência, com todos os prazeres da sua existência.

 

Ficha Técnica

Concepção, Idealização, Direção Geral e Atuação: Marina Esteves

Dramaturgia: Lucas Moura e Marina Esteves

Texto: Lucas Moura

Pesquisa musical para dramaturgia: Marina Esteves e Lucas Moura

Assistência de Direção: Lucas Moura

Concepção Musical: Marina Esteves e Dani Nega

Direção Musical: Dani Nega e Marina Esteves

Dramaturgia Sonora: Dani Nega, Lucas Moura e Marina Esteves

Produção de Beats, Produção Musical e Trilha Original: Dani Nega

Colaboração de arranjos ao longo de todo o espetáculo: DJ K-Mina (pick-ups e coro) Gisah Silva (percussão e bateria), Larissa Oliveira (Trompete e coro), Melvin Santhana (guitarra, violão e voz)

Desenho de luz: Matheus Brant

Desenho de som: André Papi

Figurino: Ayomi Domenica

Cenografia: Léo Akio

Videografismo: Gabriela Miranda e Matheus Brant

Preparação Corporal e Orientador de Gestos: Ricardo Januario

Preparação vocal: Rebeca Jamir

Musicistas: DJ K-Mina (pick-ups e coro) Gisah Silva (percussão e bateria), Larissa Oliveira (Trompete e coro), Melvin Santhana (guitarra, violão e voz)

Costureiras: Jonhy Karlo e Claudineia da Silva Barros

Aderecista: Edivaldo Zanotti

Modelista: Talita Borges

Assistente de Design: Regina Torres

Design de Jóia da Cabeça: Opvs Magnum

Voz off: Carlota Joaquina

Arranjo da música “Zumbi”: Kiko Dinucci

Assistência e operação de luz: Letícia Nanni

Consultoria: Roberta Estrela D’Alva

Consultoria em estudos teóricos: Deivison Faustino

Pesquisa biográfica e fonográfica sobre Jorge Ben Jor: Marina Esteves

Acompanhamento processual: Ângelo Fábio

Orientação litúrgica: Mameta Alaíde Honorato da Silva (Kamitina) e Tatetu Arildo da Silva (Kelawê)

Fotografia de divulgação: José de Holanda

Fotografia de cena: Noélia Najera

Vídeos de divulgação: Léo Akio (direção) e Cássio Rothschild (fotografia)

Designer Gráfico: Murilo Thaveira

Serralheria e solda: Fábio Lima

Assessoria de imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Carina Bordalo

Produção: Corpo Rastreado – Leo Devitto

 

Serviço

Magnólia
Data: 
até 3 de novembro, de quinta a sábado, às 20h e domingo e feriado às 19h

No feriado do dia 2 de novembro (sábado), a sessão acontece às 19h

Local: Itaú Cultural

Sala Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP

Lugares: 224

Classificação: 16 anos

Duração: 90 minutos

Espetáculo acessível em Libras

 

Entrada gratuita. Reservas de ingressos na quarta-feira da semana anterior à apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

 

PROTOCOLOS:

- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.

- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

- Devolução de ingresso: Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

- Programação sujeita a cancelamento: O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

 

Informações à imprensa

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - 11 9 9126-0425 - marcia@canalaberto.com.br

Daniele Valério - 11 9 8435-6614 - daniele@canalaberto.com.br

Carina Bordalo - 11 9 8211-6595 - caribordalo@gmail.com

www.canalaberto.com.br

 

Pelo Itaú Cultural:

Conteúdo Comunicação

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