[News] UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS, DE FERNANDA BOND E VALENTINA HOMEM ESTREIA NA 48º MOSTRA DE CINEMA DE SP

 

Após a estreia no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba este ano, longa de Fernanda Bond e Valentina Homem, UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS poderá ser visto na 48o MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP, que acontece entre os dias 17 e 30 de outubro. O filme será exibido na Mostra nos dias 24/10 às 22:10 no Reserva Cultural e 28/10 às 16:30h no Cinesystem Frei Caneca. A produção é assinada pela Sempre Viva e pela Ponto de Fuga, reforçando o protagonismo feminino na frente e atrás das câmeras.

"Esse é nosso primeiro longa-metragem, resultado de mais de duas décadas de parceria criativa. O filme incorpora nossa bagagem no teatro, performance, artes visuais e documentário. É um projeto de longa gestação, cuja semente foi plantada há mais de dez anos, só possível graças ao trabalho coletivo", comentam as diretoras.

O roteiro, assinado pelas próprias diretoras em colaboração com o renomado dramaturgo brasileiro Jô Bilac,  gira em torno de Marli (interpretada por Clarissa Pinheiro), uma empregada doméstica que, após 20 anos de trabalho, descobre que o apartamento onde trabalha foi vendido. Com isso, ela se vê diante da possibilidade de voltar para sua terra natal, enquanto sua patroa Iara (interpretada por Elvira Helena) está prestes a ser transferida para um asilo.

A trama traz uma reflexão profunda sobre as relações de cuidado entre mulheres, questionando quem historicamente e socialmente carrega a responsabilidade do cuidado em nossa sociedade. Marli cuida de Iara na ausência do filho da patroa. Iara, por sua vez, ajudou Marli a cuidar de Sofia na falta de um pai. Jane, melhor amiga de Marli, cuida do bebê dos vizinhos e passou a cuidar de Sofia quando Marli foi morar com Iara por conta da pandemia. O filme entrelaça dinâmicas de cuidado e de ausência dele, focando no afeto entre as personagens.


“O conflito central do filme se desenvolve através da relação entre mãe e filha, explorando a complexidade que é criar alguém, especialmente na fase da adolescência. Ao mesmo tempo em que a personagem de Sofia tem a função de trazer as indagações e questionamentos das novas gerações e territórios. UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é atravessado por diferentes territórios simbólicos e geográficos: relações entre nordeste e sudeste, contrastes entre zona norte com a  zona sul do Rio de Janeiro e dinâmicas de classe e raça são elementos que atravessam a narrativa”, explicam as diretoras. 


A abordagem cinematográfica reflete o processo colaborativo entre diretoras e elenco. As filmagens principais ocorreram em apenas quatro dias, com duas diárias adicionais para cenas no Complexo da Maré. Esse curto período de gravação foi precedido por uma intensa imersão das atrizes no espaço da narrativa, permitindo que elas se apropriassem da dinâmica simbólica e emocional da locação.


“Junto com as fotógrafas, optamos por trabalhar com planos-sequência filmados com câmera na mão - cada cena foi realizada para as lentes em tempo contínuo como no teatro, para que o espectador pudesse se aproximar ao máximo da experiência vivida pelas atrizes. Todo o elenco colaborou na criação do roteiro, o que foi fundamental para uma construção dramatúrgica fundada nas relações e no afeto. A maior parte dos diálogos foi construída a partir de improvisos feitos ao longo das semanas de ensaio, resultando em falas criadas a partir da perspectiva e vivência das atrizes em relação aos universos temáticos atravessados pelo filme”, explicam as diretoras.




UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROSé uma produção da Sempre Viva & Pontos de Fuga.


 

Sinopse


Marli é pega de surpresa com a notícia de que o apartamento da Iara, para quem ela trabalha há vinte anos, foi vendido e aquele será o último dia das duas ali, já que no dia seguinte a idosa será transferida para um asilo. Apesar de atônita com a urgência da mudança, Marli não vê a hora de voltar para sua terra natal, Olinda. O que ela não espera é receber de Sofia, sua filha adolescente, a notícia mais difícil deste longo dia.


Ficha Técnica


DIREÇÃO: Fernanda Bond & Valentina Homem 


PRODUÇÃO: Nathalie Felippe & Valentina Homem


ROTEIRO: Fernanda Bond, Jô Bilac & Valentina Homem


ELENCO: Clarissa Pinheiro, Marianna Bittencourt, Elvira Helena, Geandra Nobre, Ruth Mariana


ELENCO MARÉ: Jhon Vital, Katia Deusaa, Stacy Ferreira 


FOTOGRAFIA: Amara Barroso & Louise Botkay


MONTAGEM: Alice Furtado


DIREÇÃO DE ARTE: Elsa Romero e Ianara Elisa


SOM DIRETO: Raquel Lázaro, JP Fonseca e Daniel Martins


DESENHO DE SOM: Nicolau Domingues


TRILHA ORIGINAL: Caio Domingues & Nicolau Domingues


DURAÇÃO: 73 min


Sobre as diretoras


Valentina Homem é mestra em Cinema e Artes da Mídia pela Temple University (EUA), onde também atuou como professora assistente e adjunta, ministrando cursos práticos e teóricos (2012-2016). Valentina realiza documentários como roteirista, diretora e produtora desde 2002. Ao longo dos anos, seus trabalhos passaram a se desenvolver na intercessão entre documentário, artes visuais e performance e mais recentemente passou a se dedicar também a projetos de ficção. Seus curtas documentais e experimentais foram exibidos em dezenas de festivais nacionais e internacionais (Semana da Crítica, Annecy, Quinzena dos Realizadores - Cannes, Havana, Gramado, Festival do Rio, Ann Arbor Film Festival, Cartagena, Vila do Conde, Brasília, Animage, Festival dei popoli etc) e seus roteiros têm participado de mercados e laboratórios (DocMontevideo, Brasil Cinemundi, MiradasDoc). Valentina foi artista residente da Fundação Sacatar (Brasil) em 2019 e da Millay Colony (Estados Unidos) em 2016, mesmo ano em que recebeu a bolsa do Flaherty Seminar. 


Fernanda Bond é diretora cênica e audiovisual. Formada em Psicologia pela UFRJ, realizou Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas na UNIRIO e Doutorado Sanduíche na Columbia University. Tem como principal objeto de pesquisa o trabalho do ator/performer e a escrita da cena contemporânea. Em seu primeiro longa metragem Um dia antes de todos os outros (2023) assina direção e roteiro ao lado de Valentina Homem e Jô Bilac. Em 2020 realizou o espetáculo solo on-line Te Falo Com Amor e Ira. Em 2018 assinou a direção e dramaturgia (com Valentina Homem e Jô Bilac) do espetáculo multimídia A menina e o pote e foi co-diretora (com Luiz Felipe Reis) do espetáculo Galaxias I. Foi idealizadora e diretora geral do Microteatro RJ (2016 e 2014), onde dirigiu a micro-obra e curta-metragem O futuro. Entre 2008 e 2018, foi colaboradora artística e diretora assistente de Christiane Jatahy em espetáculos híbridos de teatro/cinema vencedores de importantes prêmios e apresentados nos principais festivais brasileiros e europeus. Ministra, desde 2015, workshops de narrativa e roteiro audiovisual para o Desenvolvimento Artístico nos Estúdios Globo, entre eles a Oficina para Novos Autores da FLUP em 2019. Participou do projeto SESC Dramaturgias, ação formativa experimental e continuada. Atualmente, é coordenadora e professora do curso de Artes Cênicas da PUC-RJ.


SEMPRE VIVA


Sempre Viva é uma pequena produtora familiar que atua nas áreas de cinema, TV, literatura, jornalismo e artes visuais. Atualmente em pós-produção Sempre Viva tem O Dia Anterior, longa narrativo escrito e dirigido por Valentina Homem. A empresa está em pré-produção de Under The Baobab Tree, longa-metragem documental coproduzido pela Bubbles Projects, também escrito e dirigido por Valentina. Sempre Viva está desenvolvendo a Série Na Caatinga a Vida Pulsa e o longa-metragem CAVALO. A empresa produziu os curtas Nem Spring Nor Estuary (Ann Arbor Film Festival, 2019), Abigail (Quinzaine des Réalisateurs, 2016) e Brócolis (CinePE, 2015), todos dirigidos por Valentina Homem. Em 2016, Sempre Viva produziu Rede Patativa, programa de TV de 26 episódios veiculado em diversos canais públicos de TV.


PONTOS DE FUGA

O primeiro projeto da Pontos de Fuga no cinema foi o documentário “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei”, de 2009, que retrata a vida do cantor Wilson Simonal. O filme foi responsável pela maior bilheteria do gênero documentário do ano. Para a televisão, produziu as séries “Design Brasileiro”, de 2013, exibida pelo Canal Curta!, e “Arte Brasileira Quadro a Quadro”, de 2018, exibida pelo canal Arte1. Em 2016, produziu o documentário “Zanine – O Ser do Arquitetar". Em 2019, a produtora lançou o longa de ficção “Simonal”, com direção de Leonardo Domingues e protagonizado por Fabrício Boliveira e Isis Valverde, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2020, lançou a série documental “Amor de Bicho” e no final de 2022 lançou o longa-metragem de ficção “O Amor Dá Voltas” de Marcos Bernstein, que conta com Cleo, Juliana Didone e Igor Angelkorte no elenco. No momento produz as segundas temporadas das séries documentais “Arte Brasileira Quadro a Quadro” e “Amor de Bicho” e prepara o lançamento do longa-metragem de ficção "Um dia antes de todos os outros”,  com direção de Fernanda Bond. e Valentina Homem.





Nenhum comentário