[News] ‘ZAFARI’, DIRIGIDO POR MARIANA RONDÓN, TEM SESSÕES NA 48ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
O filme ZAFARI, uma co-produção entre Brasil, Peru, México, França, Chile, República Dominicana e Venezuela, conta com sessões na 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tendo a presença da diretora venezuelana Mariana Rondón nas sessões dos dias 28 e 29 de outubro
O filme, que teve sua exibição no Festival de San Sebastián, se passa em uma sociedade distópica onde a água, a comida e a esperança são escassas. A chegada de um hipopótamo ao zoológico provoca uma série de conflitos entre os moradores de classes sociais opostas, pois ele é a única fonte de alimento disponível. O humor e o suspense acompanham a protagonista Ana, interpretada por Daniela Ramirez, em sua busca por soluções para os desafios do dia a dia, mas, ao perceber que está à beira de um mundo marcado pela barbárie, ela opta por escapar.
A diretora do longa, Mariana Rondón tem origem venezuelana e é conhecida por sua habilidade em contar histórias que exploram temas sociais e emocionais complexos. Rondón começou sua carreira trabalhando em documentários, o que influenciou sua abordagem narrativa ao longo dos anos. Seu trabalho é marcado por uma sensibilidade única e um profundo compromisso com a representação da cultura e da realidade venezuelana, sendo responsável por filmes aclamados como “Pelo Malo” (2013) e “Postales de Leningrado” (2007).
Além de sua carreira como diretora, Rondón também é roteirista e produtora, contribuindo para a evolução do cinema venezuelano. Seu estilo visual, aliado a uma narrativa autêntica e tocante, fez com que seus filmes conquistassem prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo. Com ZAFARI, Mariana irá mais uma vez impactar o público com uma história incômoda e necessária, reafirmando seu papel como uma das vozes mais importantes do cinema latino-americano contemporâneo.
As próximas exibições na Mostra de São Paulo acontecem nas seguintes datas:
28/10 às 15:40 no Cinesystem Frei Caneca – Sala 2
29/10 às 13:30 na Reserva Cultural – Sala 2
Sinopse:
Num pequeno zoológico em Caracas, a chegada do hipopótamo Zafari é comemorada por vizinhos de diferentes classes sociais. Uma família acompanha as comemorações da janela de seu apartamento em um condomínio decadente de classe alta. Em meio ao caos gerado pela escassez de alimentos, água e energia elétrica, a família precisa resolver problemas cotidianos enquanto tenta encontrar uma solução para deixar o país. A mãe, Ana, percorre o prédio à procura de comida nos apartamentos abandonados, mas ruídos estranhos pelos corredores escuros a amedrontam cada vez mais. Num mundo cada vez mais selvagem, Zafari é o único que ainda tem o que comer.
Ficha Técnica
Ficção - 100 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Direção
Mariana Rondón
Roteiro
Mariana Rondón, Marité Ugás
Fotografia
Alfredo Altamirano
Montagem
Isabela Monteiro de Castro
Som
Franklin Hernandéz, Graciela Barrault
Desenho de Som
Lena Esquenazi
Música
Pauchi Sasaki
Design de Produção
Diana Quiróz
Elenco
Daniela Ramirez, Francisco Denis, Samantha Castillo, Varek La Rosa, Claret Quea, Juan Carlos Colombo, Alí Rondón
Produção
Mariana Rondón, Sterlyn Ramírez, Giancarlo Nasi, Juliette Lepoutre, Pierre Menahem, Rafael Sampaio, Cristina Velasco L., Jorge Hernández Aldana, Marité Ugás
Produzido por
Sudaca Films, Paloma Negra Films, Klaxon Cultura Audiovisual, Still Moving, Quijote Films
Coproduzido por
Selene Films, Artefactos Films
Distribuição no Brasil
Vitrine Filmes
Nenhum comentário