[News]MIRADA encerra edição 2024 que homenageou o Peru

 MIRADA encerra edição 2024 que homenageou o Peru

 

Mais de 76 mil pessoas circularam nos espetáculos, nas performances, na instalação e nas ações formativas do festival, envolvidas pelas artes cênicas brasileiras, latino-americanas e ibéricas.

 

https://lh7-rt.googleusercontent.com/docsz/AD_4nXd5-Fybjon_ozcqhBJ9wE1VOrgdJpkfoNHcbhOGpZfqoPwa-XkPeUTxLtorokrFxf_EUFate4FDUADtYyol0sQlWj9WS3OajZEljBTca0g0sDK0cX-292rXvMA78dONcduJcEnq3f7_bavYhm7e6BdbTwsKohXc40G6Sng-yQ?key=J7ljtVDHEn3fGWpSel7MpA

El Presidente Más Feliz é uma das montagens peruanas que esteve no MIRADA, em Santos, e fez duas sessões na Extensão MIRADA no Sesc Consolação nos dias 19 e 20 de setembro - Foto: Fernanda Luz

 

 

Fotos das atividades e dos espetáculos realizadas em Santos, no 

 

 

Em 2024, o MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo entre 5 e 15 de setembro em Santos, cidade do litoral paulista, homenageou o Peru. Foram apresentadas 11 produções peruanas, entre espetáculos teatrais e atrações musicais e performáticas. O festival ainda teve 12 peças vindas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai. E somam também, na programação, mais 13 obras nacionais de diversos locais do Brasil (Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo), totalizando, nesta edição, 33 espetáculos.

 

Ao longo desta edição, foram programadas e realizadas 76 sessões artísticas, com mais de 17 mil ingressos distribuídos e/ou vendidos. Além dos espetáculos, o festival contou com 27 Atividades Formativas (seis delas aconteceram antes do início do festival) e o Ponto de Encontro, com quatro shows/performances noturnas. O MIRADA Pro reuniu 55 programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas de diversos países.

 

Durante os 11 dias de evento, aproximadamente 640 profissionais – entre artistas, técnicos, produtores locais e produtores internacionais – passaram pelos palcos e bastidores no Sesc Santos e em outros endereços da Baixada Santista. Mais de 76 mil pessoas participaram de alguma atividade e ou assistiram espetáculos e atrações do MIRADA.

 

Foram realizados espetáculos no Sesc Santos - em quatro espaços (Teatro, Auditório, Área de Convivência e Ginásio) - e em outros 14 espaços da cidade (Teatro Brás Cubas, Teatro Rosinha Mastrângelo, Teatro Guarany, Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada, Centro Cultural Português, Fonte do Sapo, Praças Mauá e Rio Branco, Centro Espanhol de Santos, Emissário Submarino, CEU das Artes, Outeiro de Santa Catarina). Já em São Vicente, aconteceu apresentação na Praça Tom Jobim, e em Cubatão, na Vila São José.

 

Para dar suporte ao festival trabalharam 650 pessoas, entre funcionários do Sesc, temporários e terceirizados. Somando público e trabalhadores, cerca de 77 mil pessoas foram atendidas e circularam pelo MIRADA em 2024.

 

Resultado de uma residência de quatro semanas com pessoas idosas da região de Santos, A Velocidade da Luz, espetáculo do diretor argentino Marco Canale, ocupou diversos espaços do Centro Histórico, inclusive uma área revitalizada recentemente, entrelaçando histórias reais dos artistas e uma trama fictícia.

 

O público presente no MIRADA 2024 pôde acompanhar uma abertura de processo, Estratagemas Desesperados, com idealização, direção e dramaturgia de Amanda Lyra, e o resultado de dois cursos ministrados durante o festival, o Percurso Formativo Entre-linguagens em 5 Atos Vigorosos, com Helena Vieira, e Povoar - Miração: Fazer Dançar as Imagenscom Edgard Kanaykô Xakriabá e Idylla Silmarovi. Além disso, na área de convivência, os visitantes puderam conferir a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, que convida o público a romper com a lógica do cotidiano e de centros urbanos.

 

A instalação, composta por 13 redes confeccionadas em fibras de buriti por mulheres de quatro etnias indígenas da Amazônia brasileira e uma da Amazônia peruana, é disposta para o público se deitar enquanto ouve sons da floresta. Até o momento, 3.116 pessoas visitaram a obra, e quem ainda não teve a oportunidade de conhecer poderá fazê-lo, já que a visitação fica aberta até dia 3 de novembro, com entrada gratuita.

 

Além dos espetáculos

 

Como acontece em todas as edições, a programação do MIRADA se estende com uma série de encontros que têm como proposta fomentar o pensamento crítico e autocrítico a respeito da produção ibero-americana contemporânea, relacionando-a ao que é apresentado nos palcos, como rodas de conversa, oficinas de criação, entrevistas públicas, vivências, lançamento de livro e abertura de processo.

 

Uma das novidades deste ano foi o Boteco Crítico, inspirado nas conversas de boteco pós-peça. Os críticos Fernando Pivotto, Amilton Azevedo, Guilherme Diniz, Fredda Amorim e Heloisa Sousa, junto com o público, reverberaram o que se viu nos palcos, nas obras apresentadas no festival.

 

Também foi realizado o lançamento do livro “Os Satyros: Teatricidades - Experimentalismo, Arte e Política”, das Edições Sesc, acompanhado de conversa com o diretor Ivam Cabral, d’Os Satyros, e Marcio Aquiles, organizador da publicação, com mediação do jornalista Silas Martí.

 

Resíduos e reciclagem

 

Além de todas as atividades artísticas e culturais, o MIRADA reafirma o compromisso com a gestão responsável de resíduos, seguindo as diretrizes do programa institucional “Lixo: menos é mais”, do Sesc São Paulo, implantadas no próprio Sesc Santos e em outros espaços ocupados durante o festival.

 

São ações realizadas antes mesmo do evento começar, com a visita técnica aos espaços e questionários enviados às produções visando a diminuição da geração de resíduos, durante, com a eliminação de consumo de água envasada e a coleta seletiva de lixo, até o pós, com a reutilização de materiais, transformando, por exemplo, tecidos e banners em novos materiais duráveis por meio de oficinas abertas ao público. Materiais recicláveis e reaproveitáveis são destinados a instituições sem fins lucrativos e cooperativas parceiras, como a COOPNATUREZA, em São Vicente.

 

Um levantamento parcial das ações e dos resultados alcançados durante o MIRADA 2024 aponta que 2.586 kg de materiais foram destinados à reciclagem, enquanto 1.078 kg foram enviados para compostagem. Os dados sobre as ações de minimização e destinação responsável dos resíduos, coletados até 13 de setembro, serão complementados e disponibilizados pelo Sesc São Paulo. O objetivo é não apenas contribuir para o próximo MIRADA, mas também para outros festivais a serem realizados na região.

 

Em relação aos resíduos gerados nas montagens e desmontagens, durante os espetáculos e em locais de circulação do público, os espaços receberam lixeiras para coleta seletiva. Desta forma, o material reciclável segue para associação de catadores e o não reciclável para os aterros sanitários. Os resíduos orgânicos compostáveis serão direcionados para estações de compostagem.

 

Central de Relacionamento Itinerante

 

Durante o MIRADA 2024, um caminhão estilizado com a comunicação visual do festival circulou pelas ruas de Santos com a Central de Relacionamento Itinerante do Sesc São Paulo. O Mídia Truck levou informações sobre o festival, credenciamento on-line, orientação de compra de ingressos pelo aplicativo e pela Central de Relacionamento Digital.

 

Com 4.022 atendimentos no período, a Central de Relacionamento Itinerante percorreu cinco pontos da cidade. Os locais escolhidos, além de serem de espaços de convivência para a população da Baixada Santista, foram também locais de realização de espetáculos do festival, como a Praça Mauá (centro), Jardim Botânico (Zona Noroeste), Praça Aquário (Ponta da Praia), Emissário Submarino (José Menino) e Praça das Bandeiras (Gonzaga).

 

A Credencial Plena é o passaporte para atividades exclusivas, preços especiais em programações culturais, serviços odontológicos, hospedagens na rede de hotéis e pousadas, prioridade nas inscrições em cursos, serviços e muito mais. É gratuita e tem validade de até dois anos. Tudo isso à disposição dos trabalhadores registrados, aposentados, estagiários

e temporários das áreas do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.

 

O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada que promove o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores do comércio de bens, serviços e turismo, e da comunidade em geral. No estado de São Paulo são mais de 40 unidades, onde é possível praticar atividades esportivas, desenvolver hábitos para uma vida mais saudável, participar de excursões e passeios turísticos, adquirir novos conhecimentos e habilidades, frequentar teatros, cinemas, bibliotecas, salas de exposições e outros espaços culturais.

 

Sesc Santos

R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30

Informações em www.sescsp.org.br/mirada

Plataformas on-line Sesc Santos:

Instagram @sescsantos (instagram.com/sescsantos)

Facebook @sescsantos (facebook.com/sescsantos)

 

Plataformas on-line Sesc São Paulo:

Instagram @sescsp (instagram.com/sescsp)

Facebook @sescsp (facebook.com/sescsp)

Informações para a imprensa:

Canal Aberto Comunicação

Nenhum comentário