[News]Oficinas gratuitas no 2º Festival de Fotografia Mulheres Luz_Edição Memória De 16 e 20 de outubro, no Unibes Cultural
OFICINAS GRATUITAS NO
2º Festival de Fotografia Mulheres Luz_Edição Memória
De 16 e 20 de outubro, no Unibes Cultural
Clube do Fotolivro, com Andressa Cerqueira
17 de outubro, das 14h às 18h
Imagens Superviventes, com Estefania Gavina
19 de outubro, das 14h às 17h
Oficina foto bordado, com Foto P. Silva
Dia 19 de outubro, das 14 às 17h
Zine + Zine, com Coletivo Lombada
Dia 19 de outubro, das 14h às18h
Pirlimpinlata
Oficina pinhole para crianças, com Rosangela Andrade
20 de outubro, das 14h às 17h
Oficina foto bordado com P.Silva. Foto P. Silva
O Festival de Fotografia Mulheres Luz, idealizado por Mônica Maia, editora, curadora e produtora cultural com vasta experiência em projetos fotográficos, tem como objetivo promover a perspectiva feminina por trás das imagens. Ele acontece no Unibes Cultural, de 16 a 20 de outubro, criando um espaço vibrante de convivência, favorecendo a troca de experiências e o aprendizado, fundamentais para a formação e a construção de identidades culturais. Toda a produção será feita exclusivamente por mulheres, reforçando a representatividade em toda a cadeia produtiva da Fotografia e no fazer Cultural.
No 2º Festival de Fotografia Mulheres Luz as atividades dialogam com a temática "Memória", propondo uma reflexão sobre o que nos foi contado, além de perspectivas que buscam construir imagens que promovam direitos, igualdade, liberdade e felicidade. O festival enfatiza histórias, vozes e corpos, conectando temas, tempos e territórios, com a urgência de preencher lacunas e evitar apagamentos.
O festival contará com uma programação diversificada, incluindo Exposição Coletiva, Apresentação de Projetos, Mostra de Fotolivros, Palestras, Rodas Temáticas, Oficinas, Projeções, Tenda de Retratos e uma Feira de Fotografia. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local. As vagas são limitadas e o agendamento pode ser feito pelo link https://linktr.ee/mulheresluz
Serão 5 oficinas Gratuitas
Clube do Fotolivro, com Andressa Cerqueira
17 de outubro, das 14h às 18h
Imagens Superviventes, com Estefania Gavina
19 de outubro, das 14h às 17h
Oficina foto bordado, com Foto P. Silva
Dia 19 de outubro, das 14 às 17h
Zine + Zine, com Coletivo Lombada
Dia 19 de outubro, das 14h às18h
Pirlimpinlata
Oficina pinhole para crianças, com Rosangela Andrade
20 de outubro, das 14h às 17h
Foto Andressa Cerqueira
Clube do Fotolivro, com Andressa Cerqueira
17 de outubro, das 14h às 18h
Descrição do evento
Oito participantes irão apresentar bonecos e protótipos de publicações de seus fotolivros para uma discussão coletiva, trazendo a oportunidade de uma intensa troca, de grande importância nesta etapa da produção. Apesar de vagas limitadas para apresentação de bonecos, a participação na discussão é aberta e incentivada para todos os interessados.
Para se inscrever para apresentar o trabalho é só mandar um e-mail para Andressa Cerqueira, pelo email clubedofotolivro@gmail.com com informações sobre o boneco ou protótipo do livro (pode ser pdf, vídeo ou release com fotos).
Foto Stefania Gavina
Imagens Superviventes, com Estefania Gavina
19 de outubro, das 14h às 17h
A proposta desta oficina é incentivar a imaginação através da experiência com pedaços de fotografias que compõem o acervo do ACHO - Arquivo Coleções de Histórias Ordinárias. Este arquivo tem a intenção de acolher fotografias descartadas e encontradas na cidade por um grupo de catadores de materiais recicláveis.
Nessa oficina, os participantes terão à disposição uma grande mala com fotografias rasgadas. A prática, então, será realizada a partir de exercícios de experimentação envolvendo as possibilidades criativas abertas pelo jogo e pelo acaso. Ao final desta oficina, cada participante terá adotado um pequeno conjunto de imagens órfãs para realizar sua obra.
Foto P. Silva
Oficina foto bordado, com P. Silva
Dia 19 de outubro, das 14 às 17h
Na oficina "Introdução ao bordado em fotografia", ministrada por P. da Silva, iremos aprender três pontos bases de bordado (haste, atrás e nó francês), e usá-los para narrar uma nova história de uma fotografia. Aprenderemos como manipular os materiais para não rasgar o papel fotográfico e para conseguir formas orgânicas usando uma matriz feita na hora.
Zine + Zine, com Coletivo Lombada
Dia 19 de outubro, das 14h às18h
Zine + Zine trata-se de uma oficina de criação coletiva de fotozines, destinada a qualquer pessoa maior de 18 anos, interessada nos processos de edição e construção de narrativas visuais em forma de livro. Os participantes trabalharão em 02 grupos, coletivamente, para a criação de 02 fotozines a partir de suas próprias fotografias.
Na atividade, é indispensável que cada participante:
leve 30 imagens (de própria autoria ou domínio público) já impressas e recortadas em papel comum (não fotográfico), tamanho pequeno (aprox 4 imagens por folha A4)
-Crie uma pasta no drive do seu próprio email, com estas mesmas 30 imagens e compartilhe o link conosco, o enviando para o email cuidado.lombada@gmail.com até sexta-feira à noite, dia 18/10
Pirlimpinlata,
Oficina pinhole para crianças, com Rosangela Andrade
20 de outubro, das 14h às 17h
A oficina explora a captação de imagens de forma lúdica com câmeras pinholes, que são baseadas no princípio da câmera escura: a luz passa através do pequeno orifício e projeta
uma imagem invertida na parte interna, onde um material fotossensível registra a fotografia.
São utilizadas marmitas, como câmeras, e papel fotográfico para a vivência do processo. A atividade propõe ensinar de maneira divertida e prática os princípios da fotografia, explorando a criatividade e habilidades artísticas, além da ciência por trás da fotografia. A câmera pinhole é um tipo de câmera fotográfica muito simples e primitiva, que utiliza um pequeno orifício feito com uma agulha no lugar da lente. Tudo começa com uma criança otimizando uma câmera Pinhole, feita por uma lata de marmita. Depois ela escolhe o que fotografar, mostrando o seu olhar sobre a sua comunidade e, em seguida, a mágica acontece na revelação, onde as crianças acompanham a materialização da imagem no papel fotográfico. O Pirlimpalata é um projeto da ONG Feito Formiguinhas, que compartilha a magia da fotografia com crianças e adultos que vivem em comunidades carentes. Através de uma câmera pinhole feita com uma marmita, mostramos que a arte também alimenta.
2º Festival de Fotografia Mulheres Luz_Edição Memória
De 16 a 20 de outubro
Entrada Franca.
De 16 a 19 de outubro, das 14h às 19h. Dia 20 de outubro, das 13h às 18h.
Atividades abertas ao público:
- Exposição coletiva “Memórias Contadas, à Deriva e Sonhadas”, parede com 30 imagens selecionadas via convocatória. (quarta a domingo)
- Mostra de Fotolivros, mesa com 20 publicações destacadas via convocatória. (quinta a domingo)
- Feira de Fotografia, espaços com editoras, publicações independentes, imagens e objetos, todos produzidos por autoras mulheres. (quinta a domingo)
- Lançamento de publicações, acompanhe a agenda de autógrafos.
- Apresentação de Projetos, ensaios selecionados (quarta)
- Tenda de Retratos, uma experiência do projeto Face a Face da fotógrafa Marian Starosta. (sexta e sábado)
- Lançamento da publicação Mulheres Luz (domingo)
Atividades gratuitas com inscrição online ou na recepção do evento:
Local: Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo
Metrô Sumaré
Sobre Mônica Maia
A Plataforma Mulheres Luz foi idealizada por Mônica Maia, editora, curadora e produtora cultural com atuação em projetos de fotografia. Sócia da DOC Galeria [2012-2022] e produtora da Mostra SP de Fotografia [2011-2022]. Foi fotógrafa e editora da Agência Estado, O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde [1987-2007] e colaboradora da Folha de S.Paulo [2008-2012]. Em 1999 foi a 1ª brasileira a ser jurada do World Press Photo e em 2024 foi jurada do WPP-América Latina. É membro do Joop Swart Masterclass, programa educacional do World Press Photo. Foi curadora do 3º Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-Americanos - E.CO, em 2014, em Santos, SP. Atua como curadora do Programa Nova Fotografia do MIS-SP [2019-2024]. Com a DOC foi gestora da Galeria Nikon [2014-2016] e lançou a Foto Feira Cavalete com 13 edições. É colaboradora de projetos no Festival de Fotografia de Tiradentes. Em 2021 foi curadora dos festivais Everyday Brasil e Festival de Imagens Periféricas. Realizou projetos pelos editais FUNARTE, ProAC-SP, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Caixa Cultural e LAB - Lei Aldir Blanc. Atua em leituras de portfólios e acompanhamento de projetos. É presidenta da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil - RPCFB e integra o Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC.
Equipe do Festival: Mônica Maia (Direção Geral e Curadoria) Ivana Debértolis (Assistente de Direção) Ana Silvia Forgiarini (Produção Executiva) Livia Bitetti (Assistente de Produção) Fernanda Masini e Clara Turazzi (Direção de Arte / ID Visual) Thea Severino (Editora de Arte / Projeto Gráfico publicação) Lucrécia Couso (Projeto Expositivo).
Apoio: Dabba (@dabba.ag), Espaço opHicina (@espaco_ophicina), Everyday Brasil (@everydaybrasil), Frida (@fridaprojetos), Thema (@thema.estudio) e
Unibes Cultural (@unibescultural). Realização: Revelar Brasil (@revelarbrasil)
Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC Editais (Nº 40/2023), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Assessoria de Imprensa
Flavia Fusco Comunicação
Nenhum comentário