[Crítica] Herege


Sinopse:
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.


                       O quê eu achei?

Você acredita em Deus e/ou tem religião?Essa é uma das perguntas mais essenciais que todos temos que responder em algum momento de nossas vidas e uma das primeiros que aprendemos desde crianças.

Herege é um longa sobre a natureza das crenças e o quão aterrorizante elas podem ser dirigido por Scott Beck e Bryan Woods. Duas jovens missionárias da igreja Mórmon em algum lugar isolado dos Estados Unidos, irmã Paxton(Chloe East) e irmã Barnes(Sophie Thatcher)viajam pela região espalhando a palavra divina e quando batem na porta do misterioso Sr.Reed(um envelhecido mas que ainda entrega uma ótima atuação Hugh Grant)em um dia de tempestade,não poderiam imaginar o que estavam por vir.Inicialmente relutantes em não seguir a regra de só estar na casa de um homem se a esposa dele estiver presente(embora ele alegue que ela está no outro cômodo assando uma torta de mirtilos),elas acabam concordando em entrar.

Ele começa a fazer várias perguntas incômodas, como, por exemplo, qual é a opinião dela sobre poligamia, e elas tentam arranjar uma desculpa de que foram convocadas de volta pela congregação mas não tardam a descobrir que não será tão fácil assim sair da casa do anfitrião.

Os monólogos do Sr.Reed sobre as religiões e a evolução das crenças da humanidade ao longo dos séculos são interessantes e bem-estruturados.O jogo de gato e rato que as meninas são forçadas a jogar com ele as fazem questionarem tudo aquilo que foram ensinadas desde sempre,o que também faz o espectador se perguntar: você acredita em algo porque foi instruído a fazê-lo? Ou realmente há algo além de todos aqueles livros clássicos como a Bíblia,a Torá e o Alcorão? 

Embora possa soar como tal,Herege não é um filme exatamente contra o conceito de religião-apenas questionar seus valores fundamentais.A genialidade do roteiro é fazer com que você fique na pele das duas jovens e se sinta tão desamparada quanto elas ao se verem obrigadas a questionar tudo o que acreditam, seja na existência de um único deus ou na vida após a morte.Não propõe respostas,apenas faz você fazer as perguntas certas.Recomendo,foi um dos melhore suspenses que vi em 2024.




                         Trailer:






Nenhum comentário