[News] "Avenida Beira-Mar": filme LGBTQIAP+ com Andréa Beltrão e Isabel Teixeira chega aos cinemas em 21 de novembro
em “Avenida Beira-Mar” | Crédito: Daniel Chiacos. |
Rio de Janeiro, novembro de 2024 - “Avenida Beira-Mar”, primeiro longa-metragem dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim, uma produção da Elo Studios, Produtora Viralata e do Telecine, estreia nos cinemas no dia 21 de novembro. O filme aborda a temática LGBTQIAP+ e explora a amizade entre Rebeca (Milena Pinheiro) e Mika (Milena Gerassi), duas meninas de 13 anos que se tornam inseparáveis.
Andréa Beltrão e Isabel Teixeira dão vida a Marta e Viviane, mães de Rebeca e Mika, respectivamente. Rebeca, que é filha de pais separados, muda-se com sua mãe para o bairro de Piratininga, na costa de Niterói. Já Mika, uma menina trans da mesma idade, mora no bairro vizinho, Tibau. Ela se veste com as roupas da irmã mais velha, que já não reside mais com ela, e seus pais não a aceitam da maneira que é.
As meninas se conhecem e as diferenças que poderiam tornar-se um abismo, em vez disso, selam a cumplicidade entre as duas protagonistas, mas os adultos não veem com bons olhos essa amizade. Esse será o gatilho para uma série de ações extremas que impactarão a vida das crianças e dos adultos na Avenida Beira-Mar.
"Estamos entusiasmados com o lançamento de 'Avenida Beira-Mar'. Este filme representa um marco importante para a Elo Studios, porque traz uma história envolvente e culturalmente rica para o público. Acreditamos que 'Avenida Beira-Mar' vai capturar a imaginação dos espectadores e abrir muitas portas para o futuro. Nossa equipe dedicou muito amor e esforço para garantir que cada detalhe do filme ressoe com autenticidade e emoção. Estamos ansiosos para compartilhar essa história com todo o público", afirma Sabrina N Wagon, CEO da ELO STUDIOS.
"É um enorme prazer, para nós da Produtora Viralata, fazer parte da produção de Avenida Beira-Mar. A história do filme e as reflexões que ele nos proporciona, são pautas importantes que caminham junto dos nossos valores e convicções. Construir esse projeto ao lado de grandes parceiros, como a Elo Stúdios e Telecine, torna essa experiência ainda mais significativa para a nossa trajetória." disse Gabriel Corrêa e Castro, sócio fundador e diretor executivo da Produtora Viralata.
“Avenida Beira-Mar” faz parte do Selo ELAS, uma iniciativa da Elo Studios que visa fomentar o cinema feito por mulheres, com o objetivo de promover a equidade de gênero no audiovisual. O filme foi o vencedor do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine 2020. Sua première internacional ocorreu no Festival Internacional de Guadalajara, uma das premiações de cinema mais relevantes da América Latina, onde ganhou o prêmio de Melhor Direção na Competição de Longas Ibero-americanos de Ficção e recebeu menção honrosa no Prêmio Maguey, voltado exclusivamente a narrativas que abordam o universo LGBTQIAP+.
Além disso, "Avenida Beira-Mar" foi selecionado pelo Festival Des 3 Continents, na cidade de Nantes, na França. O longa participou do Produire au Sud, um workshop para projetos em desenvolvimento realizado desde 2013. A missão do workshop é reunir acadêmicos, escritores e inovadores de renome internacional de diversos países para trabalharem em conjunto em diversas disciplinas, compartilhando conhecimento e aprendendo com diferentes culturas. O filme também teve o roteiro premiado no FRAPA 2018.
Sobre os diretores
Maju de Paiva
Maju de Paiva é diretora dos curtas metragens Pequenos Animais Sem Dono (2016) e Cravo, Lírio e Rosa (2018). Seu primeiro longa-metragem, Avenida Beira-Mar, estreou no Festival de Cinema de Guadalajara e recebeu prêmio de Melhor Direção.
Bernardo Florim
Bernardo Florim é roteirista dos filmes Missão 115 (É Tudo Verdade), Euclydes (Mostra de Cinema de São Paulo) e Nelson Pereira dos Santos: Vida de Cinema (Festival de Cannes). Seu primeiro filme como diretor, Avenida Beira-Mar foi eleito Melhor Roteiro no FRAPA, recebeu o Selo Elas Cabíria, foi selecionado pelo Lab. Novas Histórias e pelo Produire au Sud (Festival des 3 Continents). O filme teve sua estreia no Festival de Guadalajara, onde recebeu o prêmio de Melhor Direção.
Sobre ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS é uma referência no setor audiovisual, dedicada à produção, financiamento e distribuição de conteúdos que refletem a diversidade do público brasileiro, com o objetivo de entreter e impactar uma ampla audiência. A empresa é responsável por produções originais de sucesso como Caindo na Real (TELECINE), Avenida Beira Mar (vencedor de Guadalajara), Divinas (Lifetime), Lupi e Baduki (HBO Max), Desafio Impossível (Disney+), Trace Trends (Globoplay) e You Are Not a Soldier (HBO Max, Hot Docs).
Com diversos projetos em desenvolvimento e produção, incluindo Por que Só as Princesas se Dão Bem (de Thalita Rebouças) e Donas do Negócio (formato sobre empreendedorismo feminino), a ELO STUDIOS também se destaca na produção de conteúdo de branded entertainment, em parceria com marcas, agências e consultorias. Entre os casos de sucesso estão Contar para Viver (Unesco/Cappuccino) e A Verdade da Mentira (History Channel/IT&E).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, com exibições em mais de 100 países. Dentre eles, destaca-se O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar. Do catálogo da produtora, mais de 120 filmes foram lançados nos cinemas brasileiros, incluindo Medida Provisória, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022. O lineup de lançamentos dos próximos anos inclui grandes produções em parceria com Claro, Globo Filmes, Funcine Investimage, Paramount, Sony, Telecine e Warner.
Liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), a ELO STUDIOS promove a inovação tanto em termos criativos quanto nos modelos de negócio.
Sobre PRODUTORA VIRALATA
Produzimos narrativas que, além de entreter, promovem uma contribuição positiva para o cenário cultural, celebrando a diversidade e fomentando a inclusão. Desde 2010, nossa paixão é contar histórias autênticas que estimulam a reflexão e inspiram mudanças, permanecendo leais aos valores inovadores que impulsionam nossa criatividade.
Em nosso extenso portfólio, destacamos a ficção "Madalena", que estreou no Festival de Rotterdam e ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Istambul; "Avenida Beira-mar", uma coprodução com a TELECINE e Elo Studios ganhador do prêmio de melhor direção do Festival de Guadalajara; "Sobre Essa Pele", em coprodução com a Warner Bros Discovery; "Negro Muro" para o canal GNT; e dezenas de outros programas de TV e documentários, como "Blitz, o Filme", "Roda de Choro", "Palace II", "Enjoying Rio", "Cris Pelo Mundo", "B-Side Of The Road", "Vibe de Dois" e "Euclydes". Além das estreias previstas para 2024/2025, como "Reconhecidos" e "Diário do Fogo".
Selo ELAS
Atualmente, apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente são dirigidos por mulheres. Nós queremos mais. Nós queremos nossas histórias. Nós queremos o nosso visual. Queremos mais mulheres em equipes. Queremos mulheres protagonistas e melhor representadas nas telas. Neste selo especial, a Elo se torna ELAS e fomenta a produção de filmes dirigidos por mulheres. Além do trabalho estratégico da Elo Company como distribuidora dos filmes selecionados no selo, foi formado um grupo de consultores experts da indústria audiovisual (nas áreas executiva, artística e jurídica), que contribuem voluntariamente com as realizadoras através de seus projetos, trazendo observações voltadas ao potencial comercial e posicionamento de mercado de cada filme, visando impulsionar os resultados nas diferentes mídias no Brasil e no mercado internacional.
Sobre TELECINE
O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e em parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).
Nenhum comentário