[News] Festival Vaia segue até sábado (23) em Aquiraz com programação diversa
Festival Vaia segue até sábado (23) em Aquiraz com programação diversa
Evento terá ações tanto na sede do município quanto na Praia do Iguape; troca de saberes na comunidade Jenipapo-Kanindé é uma das atividades da programação
Na quinta-feira (21), o workshop “Palhaços no Meio da Rua”, conduzido pelo Coletivo FusCirco, acontece das 9h às 10h, na EEMTI Coronel Osvaldo Studart, em Aquiraz. Ainda na quinta-feira, na Praia do Iguape, das 14h às 16h30, os participantes podem explorar práticas de malabarismo e vivências circenses com o Circo Muamba e a Cia. Tem Sim Sinhô. Na quinta e sexta-feira (21 e 22), Orlângelo Leal, do grupo Dona Zefinha, ministra a oficina “Palhaçaria excêntrica musical”, das 8h às 11h, na sede de Aquiraz.
A Troca de Saberes, um dos momentos mais esperados do festival, acontece na sexta-feira (22), quando o Mestre Palhaço Pimenta se reúne com a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé na Lagoa da Encantada, na Praia do Iguape, das 14h às 16h, promovendo uma roda de conversa e apresentações culturais.
No sábado (23), o encontro acontece no Pontão do Iguape, das 9h às 11h, com a participação do grupo Coco do Iguape do Mestre Cabral e artistas convidados, reforçando o intercâmbio de experiências artísticas e culturais.
As noites do festival, sempre a partir das 19h, serão dedicadas a espetáculos ao ar livre. Na quinta e sexta-feira (21 e 22), a Praça da Igreja São Pedro, na Praia do Iguape, será o palco de apresentações de Circo Muamba, Cia. Tem Sim Sinhô, Palhaça Bombinha e outros convidados. No sábado (23), o encerramento será na Praça da Cultura, em Aquiraz, com shows do grupo Dona Zefinha, Coletivo FusCirco e demais artistas participantes do festival.
Ação Ambiental: Praia Limpa
No sábado pela manhã (23), às 8h, acontece a Ação Praia Limpa, na Praia do Iguape. O objetivo é conscientizar sobre a preservação do meio ambiente com a distribuição de sacolas biodegradáveis e coleta de resíduos, contribuindo para a proteção da vida marinha.
SOBRE O FESTIVAL VAIA 2024
Inspirado no espírito irreverente do Ceará, o Festival Vaia 2024 recebe esse nome em referência a um famoso episódio ocorrido em Fortaleza no ano de 1942, quando, durante uma seca, o sol foi “vaiado” por um grupo de pessoas que estava em praça pública após o astro surgir no céu depois de um breve momento de esperança de chuva. Esse ato espontâneo e simbólico que deu origem ao nome do festival, também busca transmitir alegria, criatividade e resiliência por onde passa.
Desde sua primeira edição em 2012, o Festival Vaia tem se consolidado como um espaço de expressão artística e valorização da cultura cearense, reunindo artistas e grupos de teatro, música e dança em um ambiente de aprendizado e diversão. O evento é uma oportunidade para que o público conheça e celebre a arte da palhaçaria em suas diversas vertentes, além de fortalecer a presença da cultura local no cenário artístico nacional.
O Festival Vaia 2024 espera alcançar cerca de 5.000 pessoas, abrangendo um público multigeracional e diverso, incluindo famílias locais, artistas, estudantes e turistas. A programação busca integrar a comunidade e visitantes em torno de uma agenda cultural rica e acessível, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições cearenses.
QUEM FAZ
O Festival Vaia é uma realização da Universidade das Artes e correalização da Prefeitura de Aquiraz. Tem parceria do 10° Festival Internacional de Circo do Ceará. Apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei complementar n° 195/2022).
Programação Festival Vaia (21 a 23 de novembro)
Workshops e Vivências Formativas
A programação diurna oferece uma rica experiência de aprendizado:
Quinta-feira (21):
“Palhaços no Meio da Rua” com o Coletivo FusCirco, das 9h às 10h, na EEMTI Coronel Osvaldo Studart.
Na Praia do Iguape, das 14h às 16h30, práticas de malabarismo e vivências circenses com Circo Muamba e Cia. Tem Sim Sinhô.
Quinta e Sexta (21 e 22):
Oficina “Palhaçaria excêntrica musical” com Orlângelo Leal (Dona Zefinha), das 8h às 11h, na sede de Aquiraz.
Troca de Saberes
Momentos de diálogo entre artistas, comunidades e mestres da cultura local:
Sexta-feira (22):
Mestre Palhaço Pimenta e a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé se encontram na Lagoa da Encantada, das 14h às 16h, para uma roda de conversa e apresentações culturais.
Sábado (23):
O Pontão do Iguape recebe o Coco do Iguape do Mestre Cabral e artistas do festival para troca de experiências, das 9h às 11h.
Apresentações Artísticas Noturnas
As noites prometem espetáculos ao ar livre, sempre a partir das 19h:
Quinta e Sexta (21 e 22): Na Praça da Igreja São Pedro, na Praia do Iguape, com apresentações de Circo Muamba, Cia. Tem Sim Sinhô, Palhaça Bombinha e convidados.
Sábado (23): A programação se encerra na Praça da Cultura, em Aquiraz, com shows de Dona Zefinha, Coletivo FusCirco e outros artistas.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Atendimento à Imprensa: Eugênia Nogueira e Paulo Martins
853252.5401 / 9.9989.5876 / 9.8743.4291
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Instagram e facebook: @degagecomunicacao
21.11.2024
Nenhum comentário