[News] Finalista em duas categorias do Prêmio Jabuti 2024, Adriana Vieira Lomar autografa livros na Janela Livraria, no Rio, nesta sexta (22)
A escritora carioca Adriana Vieira Lomar, finalista em duas categorias do Prêmio Jabuti 2024, autografa seus livros na Janela Livraria, no Jardim Botânico, nesta sexta-feira (22). Adriana, vencedora do Prêmio Kindle de Literatura 2023 com "Ébano sobre os canaviais", é a convidada para noite de bate-papo e sessão de autógrafos junto de Renan Silva, autor de "A voz que ninguém escutou".
Romance histórico vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2023, "Ébano sobre os canaviais" discute preconceitos em meio a uma história de amor. No livro, Adriana Vieira Lomar presta homenagem à sua ancestralidade multirracial, narrando uma parte terrível da história do Brasil — o último país das Américas a abolir a escravidão — e os horrores perpetrados ainda hoje pelo racismo estrutural.
O livro narra a história de amor entre Ébano; uma mulher negra alforriada, que conseguiu estudar, e José; um jovem imigrante português, que atravessou o Atlântico escondido em um navio. O romance mostra não só uma parte terrível da história do Brasil, o último país das Américas a abolir a escravidão, nem apenas os horrores perpetrados ainda hoje pelo racismo estrutural. Mas, para além da dor, o romance oferece a imagem de um país que se torna mais forte à medida que se aproxima de sua identidade – sua gente, sua história e sua cultura –, e não se dobra à visão colonizadora do outro.
Em "Corredor do tempo", a autora retrata a vida cotidiana de uma família na década de 1970. A protagonista, uma menina de apenas oito anos de idade, encontra, em um dos cômodos do apartamento 306, seu novo lar, um portal mágico para o passado. Nesta leitura coletiva, cada móvel, tombo e gargalhada contribui para a composição de uma teia de memórias da infância.
Na linha tênue entre riso e assombro, a pequena menina levará você a refletir sobre temas complexos, mas vistos com ingenuidade por ela. Sob o olhar da criança, Adriana convida a todos a viver o mundo com mais pureza e curiosidade. Com escrita sensível e emocionante e capítulos curtos, ela evoca a potência dos laços afetivos, amizades e reconciliações, incutidos na memória e na passagem do tempo.
Sobre a autora
Formada em Direito e pós-graduada em Literatura Contemporânea e em Roteiro para Cinema, TV e Novas Mídias, a carioca Adriana Vieira Lomar é aposentada do serviço público. Como escritora, publicou os livros Ébano sobre os canaviais, ganhador do Prêmio Kindle de Literatura 2023, Carpintaria de sonhos, Aldeia dos mortos, Ambiguidades e Corredor do tempo.
Serviço
Data: 22/11 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Janela Livraria
Endereço: R. Maria Angélica, 171 - loja B, Jardim Botânico - Rio de Janeiro.
Nenhum comentário