[News] Inédito e exclusivo, documentário ‘Malcolm X - Por Qualquer Meio Necessário’ apresenta as lutas, contradições e o legado do ativista
(Crédito: Divulgação/Curta) |
Nos Estados Unidos, a luta contra a desigualdade e contra o preconceito racial teve em Malcolm X um dos seus principais personagens, de história efervescente e conturbada, assim como o seu próprio país nos anos 1960. Sua trajetória, seu legado e os mistérios sobre sua morte são contados em “Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário”, documentário inédito que estreia com exclusividade no canal Curta!.
Com direção de Amine Mestari, o filme mescla imagens de arquivo de discursos de Malcolm X com depoimentos inéditos de quem dividiu a vida com ele e de quem o investigou. Apresenta, ainda, documentos exclusivos elaborados pela CIA, pelo FBI e pela polícia de Nova York, responsáveis por uma intensa vigilância e escrutínio da vida do ativista, célebre por questionar e denunciar a sociedade americana através de sua oratória única
“Malcolm tinha um jeito de expressar as coisas com um ponto de vista combativo. Ele nunca ameaçou ninguém. Ele nunca matou ninguém. Ele nunca bateu em ninguém. Suas palavras eram seu poder”, define Andrew Young, político e ativista.
A produção mostra seu percurso até se tornar um dos mais importantes líderes negros dos Estados Unidos. Da cadeia, onde conhece e se junta à Nação do Islã, até sua ascensão como figura pública de renome internacional, descobrimos como seus sonhos, seus conflitos e suas contradições influenciaram e foram influenciados pelos acontecimentos do século XX.
“Eu me mudei para o Harlem numa sexta-feira com um amigo e vimos uma multidão se aglomerando; nos disseram que Malcolm X iria falar. Ele falou por cerca de três horas. Quando ele terminou, virei apoiador, na hora, só de ouvir o discurso. Ele falou de coisas que aconteciam no país e no exterior, sobre o aspecto psicológico da supremacia branca ser perigoso”, conta Peter Bailey, jornalista e cofundador da Unidade Afro-Americana.
No contexto da Guerra Fria, onde a Revolução Cubana e as lutas anticolonialistas se tornam uma preocupação para o governo americano, Malcolm X se torna alvo pela luta contra o establishment ao mesmo tempo em que enfrenta acusações como dissidente da Nação do Islã. O filme retraça esses movimentos, que se tornaram peças importantes no seu misterioso assassinato, e discute as controversas investigações, além de apresentar o legado dele.
“Queremos ser respeitados e reconhecidos como seres humanos, e temos um lema que diz como pretendemos concretizar isso: faremos o necessário por qualquer meio necessário”, afirma Malcolm X, em cena do documentário.
Com 52 minutos, ‘Malcolm X – Por Qualquer Meio Necessário’ é uma produção da Cinétévé. O documentário também está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 22 de novembro, às 22h.
Nenhum comentário