[News] MIX LITERÁRIO REÚNE ESCRITORES QUEER, ROTEIRISTAS, DRAMATURGOS E ARTISTAS VISUAIS, EM DIÁLOGOS QUE FORTALECEM A CONEXÃO ENTRE LITERATURA E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
O 32º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que acontece de 12 a 24 de novembro em São Paulo, apresenta a sétima edição do MIx Literário, que também traz o tema do festival “é na luz que a gente se encontra”. O evento conta com debates, lançamentos, entrevistas, leituras e premiações. A entrada é gratuita.
Idealizado pelo escritor e curador Alexandre Rabelo, o Mix Literário constrói curadorias que ampliam a diversidade ao contemplar a multiplicidade de identidades de gênero e sexualidade em diálogo com outros contextos sociais, como classe, raça, mercado de trabalho e política.
Um dos destaques, João Silvério Trevisan celebra seus 80 anos com o lançamento de Os sete estágios da agonia, pela editora O Sexo da Palavra, e uma edição crítica de Em nome do desejo, com posfácio do próprio Mix Literário, que será lançado pela Record. Haverá uma leitura dramática com atores cis e trans da adaptação teatral deste primeiro romance, e o próprio Trevisan estará em cena.
O lançamento de Coisa Feita, obra vencedora do V Prêmio Caio Fernando Abreu, do escritor baiano Jordan, contará com as participações de Rico Dalasam e Marcelo Ricardo. O livro apresenta poesias que exploram diferentes aspectos de uma relação homoafetiva entre homens negros, abordando momentos históricos como o pós-abolição, a ditadura militar e a contemporaneidade, sempre desafiando as perspectivas sobre o erotismo desses corpos marginalizados. No mesmo dia, 20/11, no MIS, acontece a entrega dos prêmios Mix Literário e Caio Fernando Abreu, durante a cerimônia de encerramento do Festival Mix Brasil, que será realizada às 19h.
A programação conta ainda com o Workshop de Criação Literária "Entre Identidades e Universalismos" no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, lançamentos dos livros “100 FETICHES” , Organizado por André Medeiros, e “Frases da Ida”, da artista ida Feldman, e muito mais.
Os encontros ocorrerão na Biblioteca Mário de Andrade, Museu da Imagem e do Som, Ocupação Artemísia e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, reunindo escritores queer, roteiristas, dramaturgos e artistas visuais, em diálogos que fortalecem a conexão entre literatura e outras formas de expressão. Nesta edição, será realizada também a quinta edição do Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura, com parceria da Editora Reformatório, além da sexta edição do Prêmio Mix Literário, que concede o troféu Coelho de Prata à melhor publicação queer do ano.
O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cultura, e conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú, Spcine e prefeitura de São Paulo e com o apoio cultural do Sesc SP, Embaixada da França, hotel chilli, Scruff e paradaSp e com a parceria da Talent, responsável pela campanha "É na Luz que a Gente se Encontra", vetor zero, evil twin e Paradiso multiplica. Apoio institucional: Teatro Sérgio Cardoso, Museu da imagem e do som, British Council, Instituto Moreira Salles, Mistika e DOT Cine.
Toda a programação do 32º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade poderá ser conferida no site mixbrasil.org.br.
Serviço
32° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
13 a 24 de novembro de Novembro de 2024
Toda programação é gratuita, exceto o show do Gongo e Estéreo MIS - Totô de Babalong.
mixbrasil.org.br
Instagram: @festivalmixbrasil
Facebook: Festival MixBrasil
Threads: festivalmixbrasil
TikTok: mixbrasil
Programação _ MIX LITERÁRIO
13/11, qua, às 19h
Apresentação do 7º Mix Literário na cerimônia de abertura do Festival Mix Brasil com participação especial de Jordan
12, 14, 19/11
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Workshop de Criação Literária Queer: entre identidades e universalismos
Em uma série de encontros com autores queer relevantes na cena literária brasileira, propomos um convite à aspectos formais centrais da criação literária como tempo, espaço, personagem e narrador, sob a ótica do debate entre universalismo e identitarismo. Os facilitadores mediarão leituras de textos literários clássicos e contemporâneos na primeira parte expositiva de cada encontro, enquanto que a segunda parte será dedicada à sugestão de exercícios de escrita sobre os temas de cada dia. Em rodas de conversa, propõe-se uma reflexão de caminhos sobre a produção pessoal dos alunos.
Alguns eixos de pesquisa serão instigados durante os encontros, como as polarizações correntes entre histórias e personagens universais e/ou identitários, o olhar sobre o cotidiano de identidades apagadas das narrativas oficiais, a busca de uma dicção própria adequada à diversidade de existências, a ambiguidade e o paradoxo como fatores estruturantes das personagens e das narrativas, o problema da vitimização, as representações do corpo erótico, as escolhas espaço-temporais na escrita de vivências diversas.
Alexandre Rabelo 12/11, 16h – a coexistência de temporalidades históricas diversas na literatura
Amara Moira 12/11, 19h - erotismo por uma perspectiva transviada
João Silvério Trevisan 14/11, 16h - paradoxo e ambiguidade como fator estruturante da literatura
Cidinha da Silva 14/11, 19h - cotidiano revelado e produção de infinitos na construção narrativa
Marina Monteiro 19/11, 16h - espacialidade e memória, ressacralizar refúgios
Marcelino Freire 19/11, 19h - a voz do narrador, busca da dicção pela diferença e oralidade
16/11, Sab, 19h, online pelo Instagram @mix.literario
O desejo queer em Serra Pelada
Encontro com Airton Souza, autor amazônico de “Outono de Carne Estranha”, obra vencedora do prêmio Sesc de Literatura e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, semifinalista do Prêmio Oceanos e vencedor do Prêmio Cidade de Manaus. Seu romance representa de forma lírica a homoafetividade em meio às mazelas de Serra Pelada, sombrio o capítulo de nossa história.
Mediação Alexandre Rabelo
16/11, das 14h às 19h, Ocupação Artemísia
Lançamento livro 100 FETICHES
Organizado por André Medeiros Martins, conta com mais de 100 artistas das áreas da escrita e imagem, que desenvolveram intentos a partir de 100 fetiches diferentes. Lançamento da obra impressa + exposição/ instalação.
16/11, sab, 16h, Museu da Imagem e do Som
Lançamento do livro “Frases da Ida”
A multitalentosa artista e faz-tudo ida Feldman publica pela Editora O Sexo da Palavra seu livro que reúne uma breve autobiografia e colagens que narram, quase como uma HQ, a trajetória de si neste mundo. Além de sua história, a autora entrega 60 de suas icônicas frases escritas em azulejos, a maioria inédita. Com sessão de autógrafos.
20/11, quarta, MIS, 14h, 60 min
Quando o teatro vira livro
Este encontro reúne dramaturgos queer que recentemente publicaram suas obras teatrais em livro. A conversa é um convite à reflexão sobre as implicações dessa passagem de um meio a outro e sua importância. Durante a conversa haverá leitura dramática de pequenos trechos das obras.
Com Ricardo Corrêa, Ronaldo Serruya, Felipe Haiut
Mediação Alexandre Rabelo
20/11, quarta, as 16h, MIS, 60 min
Do braille ao baobá, o amor que homens pretos que se amam estão inventando
Debate e lançamento da obra vencedora do V Prêmio Caio Fernando Abreu, “Coisa Feita”, do escritor baiano Jordan, vencedor da última edição do prêmio. Com uma seleção de poesias que exploram diferentes facetas de uma relação homoafetiva entre homens negros, o livro abrange momentos diversos da história do Brasil. Apresenta poesias situadas no período pós-abolição, durante a ditadura militar e nos tempos mais recentes, sempre propondo novas perspectivas de erotismo para corpos frequentemente hipersexualizados.
Com Jordan, Rico Dalasam e Marcelo Ricardo
20/11, 19h, Entrega dos prêmios Mix Literário e Caio Fernando Abreu
Durante a cerimônia de encerramento do Festival Mix Brasil
21/11, quinta, 19h, MIS, 60 min
Narrativas Visuais em publicações queer
Este debate reúne ilustradores, capistas e fotógrafos importantes de publicações queer recentes numa reflexão sobre a importância da visualidade no meio editorial.
Com Bruno Marticelli, Flávia Borges e André Medeiros Martins
Mediação Alexandre Rabelo
22 e 23/11, sex e sab, 19h, 60 min, Museu da Imagem e do Som
Leitura dramática da versão teatral de “Em nome do desejo”
Em comemoração aos 80 anos de João Silvério Trevisan e à nova edição de seu primeiro romance publicado, “Em nome do desejo”, realizaremos a leitura dramática da versão teatral originalmente apresentada nos anos 1980 e que reconta a experiência do mestre queer como seminarista. As apresentações serão seguidas de sessão de autógrafos, não só da nova edição feita pela Editora Record, como também da novela inédita chamada “Os sete estágios da agonia”, originalmente escrita em 1979 e publicada pela Editora O Sexo da Palavra.
Com Gabriel Lodi, Ronaldo Serruya, Davi Reis, Ricardo Corrêa e João Silvério Trevisan e Renata Carvalho
23/11, sábado, 14h, 60 min, Museu da Imagem e do Som
Encontro com roteiristas: narrativas queer brasileiras para as telas
Esse encontro será dedicado as relações entre autoficção na literatura e a produção de filmes biográficos ou documentais.
Com Julia Katharine, Aline Assis, Lufe Steffen
Mediação Alexandre Rabelo
23/11, 15:30, 60 min, Museu da Imagem e do Som
Um voo para corpos acuados: nova poesia queer universalizando as quebradas
Essa conversa reúne três poetas queer em destaque pelos olhares amplos que tentam recolher traços de humanidade numa realidade social de desamparo e violências múltiplas. Sua poesia de resistência tem nos ensinado outras rotas e voos mágicos da resistência.
Com Bruna Mitrano, Anum Costa e Aramyz
Mediação Alexandre Rabelo
23/11, 17h, 60 min, Museu da Imagem e do Som
Cotidiano queer, de norte a sul, da periferia ao centro
Esta mesa reúne autores que expressam a experiência queer no cotidiano urbano, num contraste entre norte e sul, no Brasil e entre centro e periferia em cada localidade.
Com Leandro Rafael Pérez, Euler Lopes e Alexandre Willer
Mediação Alexandre Rabelo
26/11, ter, 14:30 h, 60 min, Tendências da literatura queer brasileira
online no YouTube da Biblioteca Mario de Andrade
Debate com jurados do Prêmio Mix Literário
Com Aline Zouvi, Amara Moira e Renan Quinalha
Mediação Alexandre Rabelo
28/11, qui, 15h, 60 min, Desafios para novos escritores queer no meio editorial
online no YouTube da Biblioteca Mario de Andrade
Debate com jurados do Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura
Com Fernando Rinaldi, Tatiana Nascimento, Zênite Astra
Mediação Alexandre Rabelo
Nenhum comentário