[News] Novo longa de Marcelo Gomes, "Retrato de um Certo Oriente" estreia nos cinemas no dia 21 de novembro

 

Após a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Rotterdam (IFFR) e marcantes passagens pelo Festival do Rio e Mostra de Cinema de São Paulo, “Retrato de um Certo Oriente”, novo longa-metragem do cineasta Marcelo Gomes, entra em cartaz no circuito nacional no dia 21 de novembro. Baseado na celebrada obra de Milton Hatoum, a coprodução ítalo-brasileira que marca os 20 anos da Matizar Filmes narra a saga de imigrantes libaneses no Brasil, mergulhando em temas como memória, paixão e preconceito.

Ambientado na floresta amazônica, o filme acompanha a jornada de dois irmãos católicos em fuga da guerra no Líbano de 1949 e embarcam rumo ao Brasil. Durante a travessia, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar, o que acentua o ciúme de seu irmão Emir, levando a consequências trágicas.

“Imigrantes libaneses chegaram a todos os cantos do Brasil durante o século XX, mas a singularidade do livro de Milton Hatoum, que retrata a história de seus pais e avós, ilustra como esses imigrantes combinaram o estilo de vida amazônico nativo com suas tradições árabes. Meu desejo era capturar a vitalidade dos jovens imigrantes com uma câmera íntima”, revela.

Marcelo Gomes escolheu para os papéis principais os atores Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour – todos libaneses – porque queria dar mais autenticidade às atuações.

“A presença desses atores traz para mim uma verdade. E cada um deles me mostrou sutilezas de sua cultura e de sua religião que enriqueceram o filme”, resume.

Ao adaptar o livro “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum – vencedor do Jabuti em 1990 e traduzido para diversas línguas –, o cineasta foi atraído pelas camadas de memória e alteridade presentes na obra. Para ele, a obra conta uma história de amor entre pessoas de religiões diferentes, algo impossível no Líbano, mas que encontra novas oportunidades na Amazônia. Inspirado pelo desejo de explorar sentimentos românticos e amores proibidos entre jovens imigrantes libaneses, Gomes faz uma reflexão sobre as barreiras culturais e a busca por um futuro melhor, temas já presentes em sua filmografia, como no aclamado “Cinema, Aspirinas e Urubus”.

“Neste filme, como em outros que dirigi, sou fascinado pela ideia de explorar o conceito de alteridade. Acredito que a única maneira de desconstruir preconceitos é ver o mundo através dos olhos dos outros. Eu ousaria dizer que este é, talvez, o único antídoto para combater o fanatismo”.

O pernambucano filmou em preto e branco para manter a conexão com o passado e as memórias dos personagens. Ao lado do diretor de fotografia brasileiro Pierre de Kerchove, acentuou as diferenças de luz entre a Floresta Amazônica e o Oriente Médio, explorando como essas diferenças se refletiam na mentalidade dos personagens.

“Decidimos filmar em preto e branco para trazer uma aura de mistério ao filme e à Floresta Amazônica, retratando aquela imensidão verde em tons de cinza. Além disso, a fotografia em preto e branco é um elemento-chave na narrativa, pois as fotografias são objetos que evocam memórias de dias melhores, despertam esperança e oferecem uma possibilidade de cura para as feridas do passado.”Parte superior do formulário


Parte inferior do formulário

“Retrato de um Certo Oriente” é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film, Gullane, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions. No Brasil, o filme será distribuído pela O2 Play, da O2 Filmes.


 


Sinopse

Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir, consumido por ciúmes, usa suas diferenças religiosas para tentar separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma de fogo. Desesperada, Emilie desce em uma aldeia indígena no meio da selva para buscar ajuda. Após a recuperação de Emir, a chegada a Manaus leva a uma decisão que terá consequências trágicas. Retrato de um Certo Oriente é um filme sobre memória, paixão e preconceito, revelando a saga dos imigrantes libaneses na Floresta Amazônica.



Ficha Técnica


Direção: Marcelo Gomes


Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos


Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove


Direção de Arte: Marcos Pedroso e Caterina Pepe


Montagem: Karen Harley


Música Original: Mateus Alves, Piero Bianchi e Sami Bordokan


Figurino: Rô Nascimento, Maria Diaz e Fabio Cicolani


Caracterização: Mari Pin, Sonia Penna, Antonio Esposito e Giuseppina Ummaro


Som Direto: Moabe Filho, Pedrinho Moreira, Giacomo Vitiello e Antonio Casparriello


1ª Assistente de Direção: Maria Clara Escobar


Pós-Produção de Som: Fernando Aranha, Bruno Armelin, Bernardo Adeodato e Cristiano Scherer


Pós-Produção de Imagem: Clandestino


 


Supervisão Internacional: Manuela Mandler e Laura Rossi


 


Distribuidora: O2 Play


 


Produção: Matizar Filmes (Brasil)


Coprodução: Kavac Film (Itália), Gullane (Brasil), Misti Filmes (Brasil), Muiraquitã Filmes (Brasil), Globo Filmes (Brasil) e Canal Brasil (Brasil).


Produção Associada: Orjouane Productions (Líbano), Bubble Projects (Brasil) and VideoFilmes (Brasil)


 


Produtores: Guilherme Coelho, Mariana Ferraz e Ernesto Soto Canny


Produtores Associados: Sabine Sidawi, Tatiane Leite, Emmanuelle Déprats e Maria Camargo


Coprodutores: Eliane Ferreira, Simone Gattoni, Patrick Carrarin, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis.


Produtores Executivos: Mariana Ferraz, Ernesto Soto Canny, Eliane Ferreira, Mauro Pizzo e Patrick Carrarin


 


Sobre a Matizar Filmes


 


A Matizar Filmes foi criada em 2004, com o objetivo de produzir cinema e televisão sobre temas de relevância ao Brasil, unindo alta qualidade técnica e artística. Recentemente, a produtora lançou o longa Retrato de um Certo Oriente (IFFR), de Marcelo Gomes, e está em pós-produção do longa Neuros, de Guilherme Coelho. A Matizar também é produtora associada do longa MOTEL DESTINO (Festival de Cannes), de Karin Aïnouz. Em 2020, produziu o curta Fotos Privadas, de Marcelo Grabowsky, e o documentário Luz Acesa, de Guilherme Coelho. Em 2018, produziu O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva, de Letícia Simões (Cinelatino Toulouse). Em 2015, lançou Órfãos do Eldorado, de Guilherme Coelho (Festival de Varsóvia e Festival de Chicago). Em 2012, realizou o documentário Bruta Aventura em Versos, de Letícia Simões (Festival do Rio e Mostra de Cinema de São Paulo). De 2006 a 2011, a Matizar Filmes produziu a série de documentários Retratos Contemporâneos da Arte, composta por Um Domingo com Frederico Morais (2011), de Guilherme Coelho; 5+5+ (2010), de Rodrigo Lamounier; Cildo (2009), de Gustavo Rosa de Moura; e Fernando Lemos, Atrás da Imagem (2006), de Guilherme Coelho. Em 2007, produziu o documentário PQD, de Guilherme Coelho. E em 2003, produziu o documentário Fala Tu, também de Guilherme Coelho (Berlinale; melhor diretor e melhor filme do público no Festival do Rio). A produtora também produziu os filmes Jogo de Cena (2007) e Moscou (2009), do renomado documentarista Eduardo Coutinho.


Mais informações no site da Matizar Filmes.



Sobre a O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram quase 100 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates, Chorão - Marginal Alado, Raquel 1:1, O Homem Cordial, Urubus e Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção; Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022; o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car; o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close; o indicado a Melhor Design de Produção no British Independent Film Awards 2023 Medusa Deluxe; Os Quatro Diabos, que integrou a Seleção Oficial da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2023; o indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023 Passagens; Estranha Forma de Vida, aclamado média-metragem de 2023 de Pedro Almodóvar; e Priscilla, o mais recente e aguardado drama da diretora e roteirista vencedora do Oscar® Sofia Coppola.


 


Mais informações no site da O2 Play.





Nenhum comentário