[News] “O Menino d’Olho d’Água”, de Lírio Ferreira e Carolina Sá, tem estreia mundial no IDFA e divulga primeiro trailer
O documentário "O Menino d’Olho d’Água", sobre o multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, faz sua estreia mundial neste domingo, 17, no IDFA 2024 (International Documentary Film Festival Amsterdam), um dos mais importantes festivais de documentários do mundo. Dirigido por Lírio Ferreira e Carolina Sá, o longa integra a mostra Luminous, que se dedica a exibir títulos de estilos diferenciados.
Antes de seu lançamento mundial, o filme também teve seu primeiro trailer nacional (confira aqui) e cartaz internacional divulgados.
"O Menino d’Olho d’Água" é uma produção da Coqueirão Pictures e se debruça sobre vida e obra do icônico músico brasileiro Hermeto Pascoal, focando em três diferentes recortes: uma performance recente de Hermeto, aos 88 anos, que capta sua genialidade artística em pleno vigor; uma exploração de suas lembranças de infância no sertão de Alagoas, revelando a origem de suas influências musicais; e uma conversa intimista com o artista, em que ele compartilha sua música e reflexões sobre seu processo criativo. A produção foi viabilizada pelo Curta! com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e tem estreia prevista no canal no primeiro semestre de 2025.
SINOPSE
Na música de Hermeto Pascoal, quando nos deparamos com a complexidade harmônica e destrinchamos suas inúmeras camadas, o que se revela é uma sonoridade assombrosamente simples, que remete diretamente à sua infância, no sertão alagoano, na cidade de Olho d’Água Grande. O filme é construído a partir de três pilares: um registro atual de um show de Hermeto Pascoal na plenitude dos seus 86 anos, um mergulho na sua infância e nas suas memórias afetivas e uma entrevista com ele, que produz o que ele faz de melhor: música.
FICHA TÉCNICA
Direção: Lírio Ferreira e Carolina Sá
Roteiro: Lírio Ferreira e Carolina Sá
Empresa produtora: Coqueirão Pictures
Produção: Diogo Dahl
Produção executiva: Maria Fernanda Miguel
Fotografia: Loiro Cunha
Montagem: Cao Guimarães
Trilha sonora: O Grivo
Desenho de som: O Grivo
LÍRIO FERREIRA - DIRETOR
Lírio Ferreira nasceu em Recife em 1965. Dirigiu o filme BAILE PERFUMADO (Melhor Filme - Festival de Cinema de Brasília, 1996). Sua estreia internacional se deu no Festival de Toronto de 1997. Vieram a seguir, ÁRIDO MOVIE (Festival de Cinema de Veneza 2005).
Depois de passar por inúmeros festivais internacionais, ganhou vários prêmios no CINE PE, inclusive o de Melhor Filme. CARTOLA foi o documentário mais visto no Brasil no ano de 2007 e O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS ganhou prêmios nos festivais de cinema de Los Angeles, Roma, Montevideo, além de ter sido selecionado para o IDFA e de ser escolhido o melhor documentário de 2010 pela Academia Brasileira de Cinema. Com SANGUE AZUL, ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio e foi selecionado para Festival de Berlim, como abertura da Mostra Panorama em 2015. Em 2019, realizou o filme ACQUA MOVIE (Festival do Rio, Mostra SP, Festiva de Tiradentes e LABRIFF Los Angeles, onde ganhou quatro prêmios). Seus filmes mais recentes foram o documentário CAFI (Festivais do Rio e Tiradentes 2021) e ONOFF (Festival do Rio 2023).
CAROLINA SÁ - DIRETORA
Carolina Sá é cineasta, diretora de televisão e roteirista. Dirigiu o episódio brasileiro da série original da Netflix, MEU AMOR – SEIS HISTÓRIAS DE AMOR VERDADEIRO (Melhor Série Documental da IDA Documentary Awards - EUA), com produção executiva de José Padilha. Dirigiu a série MÚSICA LIBRE (GNT Globosat, Canal Brasil, Canal Curta! e BET Jazz. A série foi coproduzida pela VideoFilmes, produtora brasileira dos cineastas João Moreira Salles e Walter Sallles. Dirigiu mais de 300 programas documentais para canais educativos no Brasil com temas sobre história, música, cinema, literatura, artes, cultura e educação. Seu primeiro longa-metragem CONSTRUÇÃO foi lançado na 35ª Mostra de Cinema de São Paulo na Categoria Novos Diretores e ganhou a Menção Honrosa do Júri do Festival Internacional Feminino (FEMINA) em 2012 dedicado a produções femininas. O filme tem como produtores associados Walter Salles e Patricia Pillar. Concebeu, escreveu e dirigiu a série ONDE NASCEM AS IDEIAS (Canal Curta!, 2009) com oito filmes sobre o processo criativo de artistas brasileiras.
COQUEIRÃO PICTURES - PRODUTORA
A Coqueirão Pictures é uma produtora do Rio de Janeiro. Entre suas principais produções estão CINEMA NOVO (Melhor Documentário Festival de Cannes 2016), O BRASIL DE DARCY RIBEIRO (Melhor Série Doc Prêmio TAL 2015), a realidade virtual NA PELE (IDFA 2020 e SXSW 2021) e a ficção MUNDO NOVO (Melhor Atriz e Melhor Roteiro Festival do Rio 2021). Em 2024, a Coqueirão lançou o drama A FESTA DE LÉO (Menção Honrosa e Melhor Atriz Festin 2024), em coprodução com o Nós do Morro e a Globo Filmes, a série HOW TO BE A CARIOCA (Disney+), dirigida por Carlos Saldanha, e o documentário 3 OBÁS DE XANGÔ, dirigido por Sergio Machado, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2024.
Nenhum comentário