[News] Os Sonhos de Pepe integra programação da Mostra Ambiental de Cinema do Recife

 

O documentário Os Sonhos de Pepe, dirigido pelo cineasta uruguaio Pablo Trobo, é um dos destaques da programação da 9ª edição da MARÉ – Mostra Ambiental de Cinema do Recife. A obra mergulha na trajetória de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, e apresenta suas reflexões sobre temas urgentes como sustentabilidade, justiça social e o impacto do modelo predatório de consumo no planeta.

O filme acompanha Mujica em viagens pelo mundo, onde ele compartilha histórias de vida, seus ideais e alertas sobre o futuro da humanidade em meio à crise climática. Reconhecido internacionalmente por sua gestão presidencial (2010-2015) marcada por políticas progressistas — como a legalização da maconha e do casamento igualitário —, Mujica traz, neste documentário, uma análise profunda sobre os desafios globais e a necessidade de mudanças estruturais.

Os Sonhos de Pepe integra uma programação composta por 46 produções que serão exibidas até o dia 26 de novembro, em diversos espaços do Recife. Além de sua exibição na Mostra, Os Sonhos de Pepe chegará aos cinemas brasileiros no dia 5 de dezembro.


 

Sinopse

Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


Ficha técnica


Ano: 2024


Direção: Pablo Trobo


Produção: Pablo Trobo


Montagem: Pablo Trobo


Fotografia: Pablo Trobo


Gênero: Documentário


Duração: 86min


Idioma: Espanhol / Inglês 


Empresas produtoras: Atlantida Estudios / Tangerina Films


Sobre a Pandora Filmes 

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.






Nenhum comentário