[News] Premiada animação “A Outra Forma” chega ao Brasil com painel na CCXP

 

A co-produção Colômbia X Brasil “A Outra Forma” é uma animação muito prestigiada em festivais pelo mundo, destacamos a Seleção Oficial Contrechamp, Annecy da França; a indicação ao Prêmios Quirino de Animação na Categoria de Melhor longa-metragem Ibero-americano e o prêmio de Melhor longa-metragem Animação em SITGES – Festival Internacional de Cine Fantástico, na Espanha. Com produção e distribuição do Estúdio GIZ, o filme tem direção do colombiano Diego Guzmán e os brasileiros, o diretor de animação Valu Vasconcelos e o designer de som Marcelo Cyro, e chega aos cinemas do Brasil dia 12 de dezembro. Antes, porém, haverá o painel com apresentação de trecho da animação e bate-papo com os criadores na CCXP 24, no dia 7 de dezembro, às 16h30, no palco Ultra.  

O longa-metragem “A Outra Forma” nos leva a um futuro próximo onde a humanidade constrói um paraíso quadrado e artificial na superfície da Lua, que só pode ser alcançado quando corpos e mentes adquirem formatos quadrados. Para isso, lançam mão de engrenagens, ferramentas, dispositivos corretivos e até cirurgias, que moldam seus corpos como cubos. Entre estas pessoas, há um cidadão, que guarda internamente questionamentos de sua individualidade e o que poderia dar errado, na verdade, alavanca uma jornada particular e única.

“O filme reflete sobre a manipulação do pensamento individual. Há muitas coisas em nossa sociedade que nos moldam, sem que tenhamos muita consciência disso. Modas, redes sociais, nosso grupo social, etc. Todos eles influenciam nossa maneira de agir, nossa maneira de pensar. Hoje em dia é muito difícil pensar por si mesmo dada a quantidade de informação a que estamos expostos. E quando você está imerso em algumas dessas “ideologias” (como neste caso, o quadrado), é muito difícil ver o mundo de outra forma.”, defende o diretor e roteirista Diego Guzmán.

Ser quadrado, em “A Outra Forma”, vai além de ter o pensamento fechado, ser antiquado ou teimoso: é a norma dessa sociedade distópica. “Neste caso, o quadrado é uma invenção humana, oposta ao que é orgânico e natural. É a ideia de perfeição inatingível. Algo tão polido que não pode ter qualquer ranhura ou defeito”, explica Guzmán. “Mas são os defeitos e as imperfeições que nos tornam diferentes dos outros. O quadrado é a concepção errada de que somos todos iguais e que todos devemos nos encaixar no mesmo molde.”

A equipe brasileira conta como foi trabalhar em coprodução e um pouco do que foi feito no Brasil: “para nós foi muito importante trabalhar em parceria com o Diego, porque ele é um diretor muito dedicado, que tinha o filme todo planejado, e ficou durante anos da sua vida persistindo no projeto. Nós esperamos por mais de dois anos para que o financiamento saísse no Brasil, e o Diego nunca desistiu de trabalhar conosco. Nossa parceria nos ensinou o quanto um animador precisa ser perseverante para realizar um longa. Ainda mais no contexto em que nos encontramos, de latino americanos, onde tudo é muito mais difícil. Ver o filme pronto, circulando, parecia um sonho distante, e nos inspiramos na resiliência do Diego para chegarmos até aqui.” conclui a dupla Valu Vasconcelos e Marcelo Cyro.


SINOPSE

Em um futuro próximo, a humanidade cria um paraíso artificial QUADRADO, na superfície da Lua. Nele, só entra quem tem o aspecto físico - e o modo de pensar - quadrado. Para atingir essa FORMA, os indivíduos usam máquinas de “quadratização”: prensas, aparelhos corretivos e cirurgias que modelam seus corpos como cubos, e fecham suas mentes ao senso crítico. PEDRO PRENSA, um homem obcecado por se ENCAIXAR, enfrenta o dilema entre se converter em um QUADRADO ou liberar sua autêntica forma.


FICHA TÉCNICA


COLÔMBIA/Brasil | 2022 | 92 min. |Animação | 12 anos | Idioma: sem diálogos


Título Original:  La Otra Forma


Direção e Roteiro: Diego Guzmán


Direção de animação: Diego Guzmán, Valu Vasconcelos


Produção: Carlos Smith Rovira


Coprodutores: Aline Mazzarella,  Matheus Peçanha


Produção Executiva: Felipe Fernandes, Sebastián Patiño


Editor: Diana Eraso, Luka Melero


Direção de Arte: Sergio Chaves


Desenho de som e mixagem: Marcelo Cyro, Arcadia Sonora, Javier Prada, Diego Bernal


Música original: Daniel Velasco


Redes sociais: @diegoguzmanart @valustudios @marcelo.cyro @estudio.giz


Sobre DIEGO GUZMAN

O animador e cineasta Diego Felipe Guzmán (Colômbia) trabalhou no departamento de artes de filmes como Banished (2014) e como animador principal em vários episódios da série de TV Cuentos de Viejos (2013). Seu primeiro longa na direção, “A Outra Forma” (2022), foi selecionado para o festival de Annecy em 2022 e para o Festival de Rotterdam 2023, e ganhou o prêmio de Melhor Animação no Festival Internacional de Cinema de Sitges.



Sobre ESTÚDIO GIZ

Estúdio Giz é uma produtora e distribuidora audiovisual fundada em 2014. Com sede no Rio de Janeiro, a empresa trabalha no desenvolvimento e na produção de projetos para TV e cinema em parceria com criadores independentes. É produtora dos longas "Sem Seu Sangue", de Alice Furtado, com estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2019, e "Paulistas", de Daniel Nolasco, com estreia mundial na mostra competitiva "Next Masters" do Dok Leipzig em 2017. É co-produtora dos longas  “Alma do Deserto”, de Mónica Taboada-Tapia, com estreia mundial na “Giornate Degli Autori” do Festival de Veneza em 2024, e vencedor do prêmio Queer Lion, “O Auge do Humano 3”, de Eduardo Williams, com estreia mundial na Competição Oficial do Festival de Locarno em 2023, “A Outra Forma”, de Diego Felipe Guzmán Ramirez, com estreia mundial no Festival de Annecy em 2022, “Como Matar a Besta”, de Agustina San Martín, com estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto em 2021, “A Alma Quer Voar”, de Diana Montenegro, com estreia mundial no Tallinn Black Nights em 2020 e “Canto dos Ossos”, de Jorge Polo e Petrus de Bairros, vencedor do Prêmio de melhor longa na Mostra de Tiradentes em 2020. A Estúdio Giz é também produtora associada de "El Auge del Humano", de Eduardo Williams, vencedor do Leopardo de Ouro da mostra "Cineasti del Presente" no Festival de Locarno em 2016.





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