[News]8º Festival Ópera na Tela ocupa o Parque Lage por 11 dias, a partir de 23 de novembro, e retorna a São Paulo depois de seis anos

 




8º Festival Ópera na Tela ocupa o Parque Lage por 11 dias, a partir de 23 de novembro, 

e retorna a São Paulo depois de seis anos

 

Evento celebra Puccini no centenário de sua morte com projeções de espetáculos inéditos 

da mais recente temporada lírica europeia e traz ainda obras de outros sete compositores, como Bizet e Verdi

 

 

 

A já tradicional tenda com capacidade para 500 pessoas, que abriga o imenso telão de 14x8m, voltará a ocupar a área externa do Parque Lage a partir de 23 de novembro, quando começa a oitava edição do festival Ópera na Tela. Até 3 de dezembro, serão onze dias consecutivos de programação – com destaque para as obras TurandotLa BohèmeTosca e La Rondine, de Giacomo Puccini, homenageado no centenário de sua morte –, além de uma seleção de grandes títulos de BizetStraussVerdiMassenetOffenbachDelibes e Ponchielli, apresentados em montagens recentes nas mais prestigiosas casas de ópera da Europa. A novidade este ano é a expansão do festival com seu retorno a São Paulo, que sediou uma edição em 2018 e este ano acontece de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Sala do Conservatório, no Theatro Municipal.

 

Com a proposta de democratizar o acesso à ópera e tornar o gênero mais popular através de um evento marcado pela informalidade e uma programação de excelência, o festival Ópera na Tela abre mão do rigor dos teatros e deixa a plateia livre e à vontade para este momento de contemplação, sem abrir mão da alta qualidade de imagem e som, além de um serviço de bar e restaurante que funciona durante toda a noite, assinado pelo chef Frédéric Monnier. As mais de 24 mil pessoas que lotaram as edições passadas atestam que a ideia deu mais do que certo.

 

Todas as produções têm legendas em português e cada sessão terá uma apresentação inicial, que explicará a obra em questão. Na sequência do Festival, os filmes são programados para exibição de 4 a 20 de dezembro, no CCBB Rio, e de 3 a 20 de dezembro no Cine Marquise, em São Paulo, garantindo ainda mais acessibilidade para o gênero: “Ficamos muito felizes com nosso retorno a São Paulo no calendário do Ópera na Tela pela segunda vez, o que vai contribuir ainda mais para a popularização do gênero”, comemoram Emmanuelle e Christian Boudier, da Bonfilm, idealizadores e produtores do Festival.

 

As atividades formativas do projeto são compostas por ações realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, incluindo quatro palestras do professor e musicólogo Rodolfo Valverde, no Parque Lage e CCBB Rio, e uma Masterclass de Canto Lírico gratuita com Eleonora Pacetti, que acumula mais de 15 anos de experiência e é especializada no acompanhamento profissional de jovens artistas e na preparação de papéis para profissionais na França, Itália e Portugal.

 

Em São Paulo, a masterclass será ministrada pelo maestro e pianista Ramon Theobald, bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou dois períodos do bacharelado na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, na classe do Prof. Dr. Michael Uhde, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD e integrou a Académie de l’Opéra national de Paris em setembro de 2021.

 

A artista convidada pelo festival este ano é a cantora lírica russa Kseniia Proshina. Formada pela Academia de Artes de Samara, a soprano já acumula diversos prêmios de prestígio em países como Espanha, Estônia e Itália. Ela será a atração de abertura do Festival, com um recital ao vivo no Parque Lage, no dia 23 de novembro.

 

Durante toda a programação, o Ópera na Tela contará com serviço de bar, com drinks e um cardápio exclusivo composto de comidinhas e sopas assinadas pelo chef francês Frédéric Monnier.

 

O Festival tem patrocínio master do Crédit Agricole, patrocínio da PersolEdenred e ServierMinistério da CulturaGoverno do Estado do Rio de JaneiroSecretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à CulturaPrefeitura do Rio e Secretaria Municipal de CulturaSecretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e PROACCULTSP.
 
PROGRAMAÇÃO:

 

Sábado, 23/11 - Recital de Kseniia Proshina (aprox. 1h), seguido de La Périchole (2h)

Domingo, 24/11 - Macbeth (2h26)

Segunda, 25/11 Os Pescadores de pérolas (2h)

Terça, 26/11 - Elektra (1h47)

Quarta, 27/11 - Don Quixote (2h05)

Quinta, 28/11 - Lakmé (2h15)

Sexta, 29/11 - Palestra de Rodolfo Valverde (1h30) seguida de Turandot (2h20)

Sábado, 30/11 - Palestra de Rodolfo Valverde (1h30) seguida de La Bohème (2h)

Domingo, 01/12 - Tosca (2h15)

Segunda, 02/12 - La Rondine (A andorinha) (1h56)

Terça, 03/12 - La Gioconda (3h20)

 

SERVIÇO

Festival Ópera na Tela
www.operanatela.com
De 23 de novembro a 3 de dezembro, às 19h
Local: Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia)
Vendas: no site sympla a partir do dia 10/11 e no local (Tenda do Festival - Parque Lage) todas as noites a partir de uma hora antes do filme começar.
Classificação indicativa: 14 anos
 
Palestras
Rodolfo Valverde
Endereço: Parque Lage
Datas: 29/11, de 16h30 às 18h (Tosca e Turandot) 
            30/11, de 16h30 às 18h (La Rondine e La Bohème)
Endereço: CCBB Rio
Datas: 4/12, de 16h às 17h30 (O Apogeu da ópera romântica italiana: Verdi e Puccini)
            5/12, de 16h às 17h30 (Ópera à francesa e o Modernismo germânico: Bizet, Delibes, Offenbach, Massenet e Richard Strauss)
Entrada franca

 

SOBRE OS FILMES:

 

LA PÉRICHOLE, de Jacques Offenbach 
Filmada no Théâtre des Champs Elysées (2023)
Duração: 2h 
Ópera-bufa em três atos
Libreto de Ludovic Halévy e Henri Meilhac
Inspirada na peça de Prosper Mérimée: Le Carosse du Saint-Sacrement
Cantada em francês / Encenada pela primeira vez a 6 de outubro de 1868 no Théâtre des Variétés, em Paris, numa versão em dois atos, mais tarde adaptada para três atos e quatro quadros a 25 de abril de 1874 ainda no Varietés. 
Maestro: Marc Minkowski 
Direção e figurinos: Laurent Pelly
Direção do coral: Salvatore Caputo
Les Musiciens du Louvre
Coro da Ópera Nacional de Bordeaux
ELENCO:
Marina Viotti (La Périchole, mezzo-soprano) 
Stanislas de Barbeyrac (Piquillo, tenor)
Laurent Naouri (Don Andrés de Ribeira, vice-rei do Peru, barítono-baixo)
Rodolphe Briand (Conde Miguel de Panatellas, tenor)
SINOPSE: Em Lima, após diversas peripécias, um casal de cantores ambulantes indigentes consegue levar a melhor sobre o vice-rei do Peru, um obstinado falocrata.

 

MACBETH
De Giuseppe Verdi
Filmada no Festival de Salzburgo (2023)
Duração: 2h26
Ópera em quatro atos / Libreto de Francesco Maria Piave e Andrea Maffei
Inspirada na tragédia de William Shakespeare / Encenada pela primeira vez no Teatro della Pergola, em Florença, a 14 de março de 1847 / Cantada em italiano / 
Direção: Krzysztof Warlikowski 
Maestro: Philippe Jordan
Orquestra Filarmônica de Viena 
Coro da Ópera do Estado de Viena dirigido por Jörn Hinnerk Andresen
ELENCO:
Asmik Grigorian (Lady Macbeth, soprano)
Vladislav Sulimsky (Macbeth, barítono)
Tareq Nazmi (Banco, baixo)
Jonathan Tetelman (Macduff, tenor)
SINOPSE: Três feiticeiras anunciam ao general Macbeth que ele está destinado a ser o rei da Escócia. Encorajado por sua mulher, ele mata o rei, assume o trono e, em seguida, movido por sua paranoia, assassina outras pessoas. Tem início uma guerra civil para depor Macbeth, provocando mais mortes.
 
OS PESCADORES DE PÉROLAS
De Georges Bizet
Filmada no Théâtre du Capitole de Toulouse (2024)
Duração: 2h
Ópera em três atos / Libreto de Eugène Cormon e Michel Carré / Cantada em francês Encenada pela primeira vez no Théâtre Lyrique, em Paris, em 1863
Direção: Thomas Lebrun
Maestro: Victorien Vanoosten
Orquestra Nacional do Capitole de Toulouse
Coro do Capitole
ELENCO:
Anne-Catherine Gillet (Leila, soprano)
Mathias Vidal (Nadir, tenor)
Alexandre Duhamel (Zurga, barítono)
Jean-Fernand Setti (Nourabad, barítono)
SINOPSE: Situado na ilha do Ceilão, o libreto conta como o pacto de amizade entre dois homens se vê ameaçado pelo amor de ambos pela mesma mulher, ela própria dividida entre sua atração pelo pescador Nadir e seu voto de castidade como sacerdotisa.
 
ELEKTRA
De Richard Strauss
Filmada no Festspielhaus Baden-Baden (Festival de Páscoa)
Duração: 1h47
Ópera em um ato
Libreto de Hugo von Hofmannsthal, inspirado na peça do mesmo nome estreada em 1903.
Cantada em alemão/ Apresentada pela primeira vez em 25 de janeiro de 1909 na Königliches Opernhaus, em Dresden (Alemanha) 
Maestro: Kirill Petrenko
Direção: Philipp M. Krenn e Philipp Stölzl
Orquestra Filarmônica de Berlim
ELENCO:
Nina Stemme (Elektra, soprano)
Michaela Schuster (Clitemnestra, mezzo) 
Elza van den Heever (Crisotemis, soprano)
Johan Reuter (Orestes, barítono-baixo)
SINOPSE: Ao voltar da Guerra de Troia, Agamênon é assassinado por sua mulher, Clitemnestra, e pelo amante desta, Egisto. Elektra, filha de Clitemnestra e de Agamênon, leva seu jovem irmão para longe, para protegê-lo.

 

DON QUIXOTE 
De Jules Massenet
Filmada na Ópera de Paris Bastille (2024)
Duração: 2h05
Comédia heróica em cinco atos
Libreto em francês de Henri Cain
Apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte-Carlo, a 24 de fevereiro de 1910. 
Adaptado de Don Quixote, de Miguel de Cervantes, a partir da peça de teatro Le Chevalier de la Longue-Figure, de Jacques Le Lorrain.
Cantada em francês
Maestro: Patrick Fournillier
Direção: Damiano Michieletto
Orquestra da Ópera Nacional de Paris
ELENCO:
Christian van Horn (Don Quixote, baixo)
Gaëlle Arquez (Dulcineia, mezzo-soprano)
Etienne Dupuis (Sancho Pança, barítono-baixo)
SINOPSE:  Obcecado pela busca de um amor ideal e apaixonado por Dulcineia, a quem na verdade jamais encontrou, Don Quixote decide lutar para libertá-la de um suposto encantamento lançado por feiticeiros. Acompanhado por seu fiel escudeiro Sancho Pança, ele se envolve em uma série de aventuras extravagantes.
 
LAKMÉ
De Léo Delibes
Filmada na Opéra Comique de Paris (2024)
Duração: 2h15
Ópera em três atos / Libreto de Edmond Gondinet e Philippe Gille / Encenada pela primeira vez a 14 de abril de 1883 na Opéra Comique de Paris / Cantada em francês
Direção musical: Raphaël Pichon
Direção e figurinos: Laurent Pelly
Coro e Orquestra Pygmalion
ELENCO:
Sabine Devieilhe (Lakmé, soprano)
Frédéric Antoun (Gerald, tenor)
Ambroisine Bré (Mallika, mezzo-soprano)
Stéphane Degout (Nilakantha, barítono)
Philippe Estèphe (Frederick, barítono)
SINOPSE: Em uma Índia recentemente colonizada, o amor à primeira vista entre um oficial britânico e a filha de um brâmane desperta tensões entre as duas comunidades
 
TURANDOT
De Giacomo Puccini
Filmada no Teatro Alla Scala de Milão (2024)
Duração: 2h20
Opera em 3 atos
Maestro: Michele Gamba
Diretor: David Livermore
ELENCO:
Ana Netrebko (Turandot)
Raul Gimenez (Emperador Altoum)
Vitalij Kowaljow (Timur)
Yusif Eyvazov (Calaf)
Rosa Feola (Liu)
SINOPSE: A princesa Turandot, por vingança contra estrangeiros por terem matado uma de suas ancestrais, não quer se casar e propõe que aquele que desejar desposá-la deverá responder a três enigmas.
 
LA BOHÈME
De Giacomo Puccini
Filmada na Arena de Verona (2024)
Duração: 2h
Ópera em quatro atos
Libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, baseado em Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger.
Estreia no Teatro Regio de Turim em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini.
Cantado em italiano
Direção: Alfonso Signorini
Maestro: Daniel Oren
ELENCO:
Vittorio Grigolo (Rodolfo, tenor)
Juliana Grigoryan (Mimi, soprano)
Lucas Micheletti (Marcelo, barítono)
Fabio Previati (Schaunard, barítono)
Eleonora Bellocci (Musetta, soprano)
SINOPSE: Em Paris, em 1830, o poeta Rodolfo, o pintor Marcello, o filósofo Colline e o músico Schaunard levam uma vida despreocupada, típica de jovens artistas. Na véspera de Natal, Rodolfo conhece sua vizinha, Mimi, e é amor à primeira vista. Contudo, o romance apaixonado entre os dois se choca com a dura realidade, marcada pela pobreza e pela doença.

 

TOSCA
De Giacomo Puccini
Filmada na Arena de Verona (2023)
Duração: 2h15
Ópera em três atos / Libreto de Giocosa e Illica, a partir da peça de Victorien Sardou / Encenada pela primeira vez no Teatro Constanzi, em Roma, a 14 de janeiro de 1900 / Cantada em italiano. / 
Maestro: Francesco Ivan Ciampa
Direção: Hugo de Cana
Orquestra e Coro da Arena de Verona
ELENCO:
Sonya Yoncheva (Floria Tosca, soprano)
Vittorio Grigolo (Mario Cavaradossi, tenor)
Roman Burdenko (Scarpia, barítono)
SINOPSE: Na Roma de 1800, a história trágica e tumultuada da cantora Floria Tosca ao tentar lutar para salvar seu amante, o pintor Cavaradossi, de convicções republicanas, do sádico chefe de polícia Scarpia.
 
LA RONDINE (A andorinha)
De Giacomo Puccini
Filmada no Teatro Alla Scala de Milão (2024)
Duração: 1h56
Ópera em três atos
Libreto de Giuseppe Adami
Apresentada pela primeira vez na Ópera de Monte Carlo a 27 de março de 1917
Cantada em italiano
Orquestra e coros do Teatro Alla Scala de Milão
Maestro: Riccardo Chailly
Direção: Irina Brook
ELENCO:
Mariangela Sicilia (Magda, soprano)
Rosalia Cid (Lisette, soprano)
Matteo Lipi (Ruggero, tenor)
Giovanni Sala (Prunier, tenor)
Pietro Spagnoli (Rambaldo, barítono)
SINOPSE: Magda de Civry, num impulso frívolo, tenta escapar da sua condição de mulher da alta sociedade e de seu amante e protetor Rambaldo. Ela não hesita em satisfazer seu capricho, mesmo que às custas do jovem Ruggero, a quem ela acaba abandonando.

 

LA GIOCONDA
De Amilcare Ponchielli
Filmada no Teatro San Carlo de Nápoles (2024)
Duração: 3h20
Melodrama em quatro atos
Cantado em italiano, baseado na peça Angelo, tirano de Padova, de Victor Hugo.
Maestro: Pinchas Steinberg
Diretor: Romain Gilbert
Costumes: Christian Lacroix
Orquestra, cor e ballê do Teatro di San Carlo
ELENCO:
Anna Netrebko (La Gioconda) 
Eve-Maud Hubeaux (Laura)
Alexander Köpeczi (Alvise Badoèro) 
Kseniia Nikolaieva (La Cieca) 
Jonas Kaufmann  (Enzo Grimaldo) 
Ludovic Tézier (Barnaba)
SINOPSE: A ação se passa em Veneza no século XVII. Enzo Grimaldi, um nobre banido de Veneza, retorna disfarçado de marinheiro. É amado pela cantora Gioconda, mas ama Laura, esposa do grande vereador Alvise. Barnaba, um espião que deseja Gioconda, mas que ela rejeita, reconhece Enzo e o denuncia ao conselho.

Nenhum comentário