[News]A importância da introdução do jovem no mercado de trabalho

 A importância da introdução do jovem no mercado de trabalho


Que os jovens são o futuro da humanidade todo mundo já sabe mas, você sabe a importância deles no mercado de trabalho? O empresário e trainer Diogo Fernandes explicará a seguir.


Foto: Reprodução/Freepik


Quando temos um filho, temos ciência de que ele(a) será o futuro do mundo. Com isso, é essencial pensar na formação desse jovem para proporcionar uma vida mais tranquila e uma humanidade mais desenvolvida futuramente.


Contudo, o mercado de trabalho só abriu recentemente as portas para que esses jovens conseguissem oportunidades de emprego, visando dar início no seu currículo e no desenvolvimento profissional. Mas, alguns obstáculos dificultam esse processo de forma significativa, impossibilitando que essa etapa fundamental da juventude se concretize.


Por isso, o profissional em mercado de trabalho Diogo Fernandes mostrará a seguir o caminho que os jovens devem trilhar para se engajar no mundo adulto, sem medo de entrevistas ou se sentindo incapazes.


O que dificulta a entrada do jovem do mercado de trabalho:


“Existem diversos fatores que podem não prejudicar a entrada, mas que são empecilhos na entrada do mercado de trabalho dos jovens, e uma delas é a insegurança. Os jovens se sentem inseguros nessa entrada para o mercado. Por quê? Porque não tem nenhum tipo de experiência, não tem nenhum tipo de bagagem, não tem nenhum tipo de vivência e as escolas tradicionais não se preparam para isso. Outro ponto que prejudica é a indecisão. Por não conhecer nenhuma área, não sabe qual área seguir, e isso acaba prejudicando, porque não sabe se vai para uma área administrativa, se vai para uma área operacional, se vai para um telemarketing, para alguma área.


Outro problema que agrega para entrar no mercado de trabalho é a pressão da família. Muitas famílias têm dois cenários diferentes: Uma das famílias pressiona para arrumar um emprego, não porque ele quer, ele é pressionado pela família para arrumá-lo. E outro problema que acontece é outro perfil de família, quando dizem que eles não precisam trabalhar porque a família consegue sustentar.


E aí, quando vai procurar um emprego já passou de uma idade inicial e aí acaba ficando um jovem com 19, 20, 21 anos, sem nenhum tipo de experiência, nunca passou em nada e essa entrada para o mercado de trabalho acaba sendo muito difícil, porque o mercado entende que o jovem que passou todos esses anos e não fez nada foi alguém que não se esforçou. Então isso sim é um empecilho para conseguir entrar no mercado de trabalho.”, diz o profissional em mercado de trabalho.


Os maiores desafios para iniciar a jornada:


“Um dos maiores desafios desses jovens para conseguir entrar nesse mercado de trabalho é a mudança da rotina. Porque antes da vida empresarial, a vida na escola é uma situação no qual é muito simples. Você apenas está ali para absorver informação, não para produzir de uma forma ativa.

E quando você começa a ter metas, objetivos e uma pessoa que te cobra de uma forma mais incisiva, gera um certo atrito.


E com isso, gera um desafio para o jovem conseguir ficar, se manter, começa a sentir pressionado, começa a sentir uma ansiedade. Por quê? Porque não foi bem preparado anteriormente.

Então esse é um dos maiores desafios. Passar dessa fase inicial, conseguir passar por essa pressão. Essa entrada, vai fazer o diferencial no jovem no mercado de trabalho.”, afirma Diogo.


Programa de Jovem Aprendiz:


“A importância do Programa Jovem Aprendiz é, literalmente, para sanar esse problema que eu respondi na pergunta acima. Porque o Programa Jovem Aprendiz, ele é uma carga menor, é uma pressão menor, onde ele começa a experienciar de forma gradativa o aprendizado, a ser introduzido na empresa, na rotina, nas práticas empresariais. Então, o projeto é muito bom porque ele vai capacitar o jovem de uma forma mais simples e não entrando de uma forma já robusta, tendo uma carga horária completa, muitas vezes tendo que fazer hora extra. Porque com o Jovem Aprendiz, ele pode ainda estar estudando, aprendendo e desenvolvendo. Então, é um projeto muito bom que qualifica os jovens para quando realmente for para o mercado de trabalho.”, explica.


A importância do jovem nesse universo:



“A importância dos jovens nesse papel é fundamental, porque eles são o futuro. Hoje, esses jovens que estão entrando para o mercado de trabalho são os próximos executivos, próximas pessoas de sucesso e empreendedores, então a importância deles é incrível. Quanto mais jovem a pessoa entrar para esse mundo corporativo, melhor ela vai ficar, aprimorando e entendendo como funciona o mundo, vai se capacitando e se tornando uma pessoa melhor. E, quanto mais rápido ela é introduzida nesse universo, ela amadurece de uma forma diferente, porque o jovem hoje de 16, 17 e 18 anos é praticamente forçado a amadurecer, porque ele é colocado em um ecossistema que vai fazer com que ele evolua, que crie uma rotina com horário de entrar, de sair e responsabilidades, então é de extrema importância que ele seja inserido nesse universo, porque ele é o nosso futuro.”, finaliza o especialista Diogo Fernandes.

Nenhum comentário