[News] Alunos de Jundiaí criam projetos de robótica com materiais recicláveis
Alunos de Jundiaí criam projetos de robótica com materiais recicláveis
Como legado, escola foi ainda contemplada com um estúdio maker equipado com impressoras 3D, tablets, mobiliário criativo, boxes de livros e materiais pedagógicos
Jovens da E. E. Alessandra Cristina Rodrigues de O Pezzato Profª., colocam a criatividade à prova e descobrem gosto pela arte e tecnologia. Foram expostos 12 trabalhos de conclusão do curso que une robótica, arte e cultura. Os destaques foram a escultura de uma coruja que movimenta a cabeça, as asas e emite som, um robô que se movimenta com sensor de presença e uma escultura em 3D de um redemoinho com movimento em formato espiral. Em Jundiaí, na E. E. Alessandra Cristina Rodrigues de O Pezzato Profª, 80 alunos do Ensino Médio apresentaram nesta quarta-feira (11/12) os trabalhos de robótica que marcaram o encerramento da primeira edição do Projeto Engenhoka, que colocaram à prova a criatividade e despertaram a paixão dos estudantes pela tecnologia.
A iniciativa do Instituto Burburinho levou o ensino de robótica e arte a mais de 400 crianças e jovens de escolas da rede pública de São Paulo, que por meio de oficinas práticas aprenderam a programar, montar circuitos e criar projetos com materiais recicláveis. Ao final do ciclo, a instituição de ensino foi ainda contemplada com um estúdio maker completo, equipado com impressoras 3D, tablets, mobiliário criativo, boxes de livros e materiais pedagógicos de alta qualidade.
O "Projeto Engenhoka", abrangeu as áreas de Artes Visuais e Robótica, é inovador e único! Os nossos alunos tiveram excelentes oportunidades de desenvolvimento, com aulas interativas e significativas, nos moldes de uma educação inovadora! Toda a equipe entusiasmou-se com o projeto, nossa escola foi indicada pela Diretoria de Jundiaí entre tantas outras e sabemos que é uma ocasião ímpar. Receber o estúdio MAKER vai proporcionar para outros alunos a oportunidade de ter contato com a ROBÓTICA”, declara Adriana Martins, diretora da escola E. E. Alessandra Cristina Rodrigues de O Pezzato Profª, em Jundiaí.
O professor do curso Leonardo Junior da Silva destacou a importância dos desafios para ele e para os alunos durante estes 04 meses do curso, “Participar do Engenhoka foi desafiador e transformador por saber que os alunos superaram seus desafios e barreiras e que eles estão levando para a vida um repertorio de arte e cultura, além dos conhecimentos em robótica. Término este curso com o sentimento de missão cumprida pela dedicação, pelos resultados e superação dos alunos conseguindo entregar todos os projetos propostos pelo curso.”, finaliza o professor.
Para Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural, o Engenhoka amplia as fronteiras do que o Instituto Burburinho Cultural vem realizando através de várias iniciativas, implantadas no contraturno das aulas, na rede pública em todo o Brasil. “A inclusão da robótica educacional e da História da Arte formam um instrumento poderoso por permitir o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo atual. A robótica, por exemplo, vai muito além do uso de máquinas; ela ensina pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas de forma prática, habilidades indispensáveis tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida”, destaca.
Idealizado pelo Instituto Burburinho Cultural, o projeto conta com patrocínio da Fundação Siemens, Google Brasil, Digix, Simpress, Wilson Sons e Petronas. O projeto pedagógico foi desenvolvido pela PiCode a partir de um mapeamento da História da Arte feito pela curadora Fabiana Moraes, professora brasileira que é radicada na França há 20 anos.
Para conhecer todos os projetos acesse o site: https://burburinhocultural.
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