[News] REPRESENTANTE DA COREIA NO OSCAR 2025, 12.12: O DIA TEM TEASER OFICIAL DIVULGADO

 


                                                         Teaser:




No dia 9 de janeiro, chega aos cinemas brasileiros o filme "12.12: O DIA", com distribuição da SATO Company. Selecionado pela Coreia do Sul para representar o país no Oscar 2025, o filme foi a maior bilheteria coreana de 2023 e retrata um capítulo importante da história do país que dialoga com debates políticos atuais.

Digirido por Kim Sung-soo, o longa recria os eventos da noite de 12 de dezembro de 1979, quando o assassinato do presidente Park levou à declaração de Lei Marcial e desencadeou um golpe militar. O comandante Chun Doo-gwang (interpretado por Hwang Jung-min), motivado por sua ambição desenfreada, lidera um grupo de oficiais em uma tentativa de tomar o poder. Do outro lado, o comandante Lee Tae-shin (vivido por Jung Woo-sung) tenta impedir que o exército seja usado para fins políticos.

Essa é a primeira vez que esse golpe militar é retratado no cinema de ficção. O diretor Kim Sung-soo, de filmes como “Asura: The City of Madness” e “The Flu”, destaca que a produção combina história com elementos ficcionais para capturar a intensidade da época. “Quis transportar o público para aquela noite fria e tensa, mostrando as escolhas e dilemas de quem viveu esse evento tão marcante”, afirma.


Kim também compartilha que sua conexão com a história é pessoal, já que presenciou os eventos de 1979 quando tinha 19 anos. “Passei mais de 20 minutos respirando o ar frio daquela noite de inverno, ouvindo os sons de tiros que reverberam pelo céu. Foi uma experiência assustadora, mas repleta de curiosidade. Sempre me perguntei: quem estava lutando contra quem, e por quê?”.

O filme traz no elenco nomes como Lee Sung-min, Park Hae-joon e Kim Sung-kyun. Jung Hae-in, estrela da série “Love Next Door”, da Netflix, estará no Brasil no dia 12 de janeiro para uma fan meeting.

Além de sua relevância cinematográfica, o longa ganha destaque por suas conexões com o cenário atual da política coreana. Em um momento em que o país enfrenta novamente a imposição de lei marcial, o fechamento do parlamento e restrições à imprensa, 12.12: O DIA  ganha força ao recriar o golpe de 1979 e dialogar diretamente com as questões contemporâneas.

A produção de 12.12: O DIA buscou recriar, de forma minuciosa, os detalhes históricos de 1979 e locações como o Bunker B2 no Quartel-General do Exército, a sala de comando do Grupo de Segurança da 30ª Divisão e ruas de Seul. Para fazer isso, a equipe utilizou uma combinação de arquivos históricos, fotografias e consultores militares.

Além disso, os cenários foram projetados para refletir os dilemas e conflitos dos personagens. Espaços como o escritório do Comandante Chun Doo-gwang, com uma combinação de vermelho e azul, representam a ambição e a ganância do líder rebelde. Já o ambiente do Comandante Lee Tae-shin, cercado por paredes de vidro, simboliza tanto sua vigilância quanto o isolamento em sua luta contra o golpe. Locais como o Bunker B2, que exigiu dois meses para ser construído, misturam elementos reais e computação gráfica, para garantir ao público uma imersão em uma das noites mais tensas da história moderna coreana.

 
Sinopse
Após o assassinato do Presidente Park, a lei marcial é decretada. Um golpe de Estado é liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), junto a um grupo de oficiais. O obstinado Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que o exército não deve agir politicamente e enfrenta Chun para detê-lo. No caos crescente, enquanto líderes militares hesitam e o Ministro da Defesa está desaparecido, o destino da primavera de Seul toma um rumo inesperado.

Ficha Técnica
Direção: Kim Sung-soo
Elenco: Hwang Jung-min, Jung Woo-sung, Lee Sung-min, Park Hae-joon, Kim Sung-kyun
Produção: Hive Media Corp.
Produtor: Kim Won-kuk
Direção de Fotografia: Lee Mo-gae
Design de Produção: Jang Geun-young
Design de Figurino: Kwak Jung-ae
Duração: 141 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

Sobre a Sato Company
Fundada em 1985, a Sato Company é pioneira na distribuição e referência em Animes e Tokusatsu, tendo em seu portfólio conteúdos asiáticos de sucesso de público e crítica como Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, dentre muitos outros. Sua constante inovação hoje se traduz na produção e distribuição para cinema, televisão, OTT (SVOD/TVOD/AVOD). Atua também como agregadora de conteúdo e no licenciamento de produtos. Em 2024 foi responsável por trazer ao Brasil os filmes vencedores do Oscar ‘Godzilla Minus One’ e ‘O Menino e a Garça’.





Nenhum comentário