[News]Biblioteca do CCBB RJ disponibiliza tecnologia acessível para pessoas com deficiência visual
Biblioteca do CCBB RJ disponibiliza tecnologia acessível para pessoas com deficiência visual
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é comemorado no dia 13 de dezembro. A data existe desde 1961 e foi criada com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. Essa semana se iniciam os testes com funcionários e público da nova tecnologia assistiva que será disponibilizada aos visitantes na Biblioteca Banco do Brasil, localizada no 5º andar do CCBB RJ. O OrCam MyEye, um dispositivo acoplado a uma espécie de armação de óculos, é adequado para todas as condições oculares e todos os níveis de perda de visão, bem como para pessoas com fadiga visual e dificuldades de leitura. O dispositivo aumenta a independência permitindo que os indivíduos acessem informações visuais (texto, rostos, produtos, cores, notas de dinheiro), transmitidas por áudio. Assim, os usuários com deficiência visual da Biblioteca poderão usufruir de todo o acervo, que dispõe de mais de 250 mil itens voltados para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais. Para Sueli Voltarelli, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, "essa é mais uma forma de demonstrar o compromisso do Banco do Brasil e do CCBB com a inclusão, ampliando a cada dia a conexão dos brasileiros com a cultura". O objetivo é que os dispositivos estejam disponíveis para o público já na próxima semana.
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
Funcionamento*: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
* O CCBB fecha nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2025. Nos demais dias, o funcionamento seguirá normalmente.
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Nenhum comentário