[News] DRAMA ADORÁVEL E DELICADO, SOL DE INVERNO TERÁ SESSÕES DE PRÉ-ESTREIA EM SP
Depois de passar por grandes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Toronto e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, SOL DE INVERNO chega aos cinemas brasileiros em 16 de janeiro, narrando uma adorável história sobre descoberta e conexões que, mesmo passageiras, marcam as pessoas de maneira duradoura.
Inspirado pela música "Boku no Ohisama" ("My Sunshine"), da dupla folk Humbert Humbert, Okuyama narra neste, que é o segundo longa da sua carreira, a história do pequeno Takuya (Keitatsu Koshiyama). Aos 9 anos, o menino pena para acompanhar os demais colegas, entusiasmados com os treinos de hóquei no inverno. Embora não leve muito jeito para o esporte, Takuya descobre na pista de patinação algo novo ainda mais empolgante ao assistir às coreografias graciosas da jovem Sakura (Kiara Takanashi).
Atento ao interesse do menino, o treinador Hisashi Arakawa (Sôsuke Ikematsu), ex-campeão da patinação artística, decide acolhê-lo e treiná-lo como parceiro de Sakura. Mais do que ensiná-lo, porém, a atitude do professor provoca o desabrochar destes três personagens, levando-os a formar um laço profundo e simbólico.
Elogiado pela crítica especializada – incluindo o renomado Hollywood Reporter, que considerou SOL DE INVERNO uma “joia escondida do Festival de Cannes” –, o longa rendeu a Okuyama comparações com o aclamado Hirokazu Kore-eda, diretor conhecido por Monster e Assunto de Família.
Com distribuição da Michiko Filmes, SOL DE INVERNO chega aos cinemas em 16 de janeiro.
SESSÕES DE PRÉ-ESTREIA:
Quando: 11/01, às 18h | 12/01, às 18h10
Onde: IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo)
SINOPSE:
Numa pacata ilha japonesa, a vida gira em torno da mudança das estações. O inverno é época de hóquei no gelo na escola, mas o jovem e introspectivo Takuya não está muito entusiasmado com isso. Seu verdadeiro interesse está em Sakura, estrela em ascensão da patinação artística. O técnico da jovem, o ex-campeão no esporte Arakawa, vê potencial no garoto e o convida para formar uma dupla com ela para uma próxima competição. À medida que o inverno persiste, os sentimentos aumentam e as duas crianças formam um vínculo profundo e harmonioso. Mas mesmo a primeira neve eventualmente derrete.
FICHA TÉCNICA
Direção: Hiroshi Okuyama
Roteiro: Hiroshi Okuyama
Fotografia: Hiroshi Okuyama
Montagem: Hiroshi Okuyama
Música: Yoshinari Sato
Ano: 2024
País: Japão, França
Duração: 90 minutos
Elenco: Keitatsu Koshiyama, Kiara Takanashi, Sôsuke Ikematsu, Ryuya Wakaba, Maho Yamada
SOBRE HIROSHI OKUYAMA
Sol de Inverno é segundo longa-metragem de Hiroshi Okuyama, que nasceu em Tóquio, em 1996. Seu primeiro filme, Jesus, de 2018, estreou no Festival de San Sebastián, na Espanha, onde ganhou o prêmio principal na seção Novos Diretores. Okuyama tinha 20 anos.
Além de dirigir, ele escreve seus roteiros, edita e faz a câmera de seus trabalhos. Jesus venceu os prêmios de melhor fotografia em festivais de Estocolmo, na Suécia, e Dublin, na Irlanda.
Entre seus dois longas, Okuyama dirigiu os nove episódios de uma minissérie para TV, Makanai: Cozinhando para A Casa Maiko. Mas sua estreia mesmo foi bem antes disso tudo: em 2009, com apenas 13 anos, ele dirigiu o videoclipe Graduationparty!!!!!, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Kyoto.
SOBRE A MICHIKO FILMES
Sol de Inverno é o primeiro lançamento da Michiko Filmes, distribuidora comandada por Michel Simões e Chico Fireman, amigos que se conheceram por causa do amor pelo cinema e que, durante 7 anos, integraram a equipe do Cinema na Varanda, um dos primeiros podcasts de cinema do país.
Nenhum comentário