[News] ANTES DE ESTREAR DOCUMENTÁRIO NOS CINEMAS, MILTON NASCIMENTO SERÁ ENREDO DA PORTELA NESTE CARNAVAL

 


São Paulo, 28 de fevereiro - Falta pouco menos de um mês da estreia do documentário MILTON BITUCA NASCIMENTO, celebração da turnê de despedida de um dos músicos mais influentes e importantes da cultura brasileira. No entanto, as homenagens ao cantor e compositor começam já nesta quarta-feira (5), durante o Carnaval, quando a Portela entra na Marquês de Sapucaí com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol, uma homenagem a Milton Nascimento”

"Quando Bituca puxar o coro da Portela no refrão de ‘Maria Maria’, o Carnaval vai chorar e cantar até a Avenida dobrar a esquina rumo ao Brasil profundo. Foi exatamente o que aconteceu quando filmávamos o documentário: seguíamos Milton enquanto o mundo cantava com ele", afirmou a diretora do projeto, Flavia Moraes, ao jornal O Globo.

MILTON BITUCA NASCIMENTO acompanhou o músico durante dois anos, enquanto ele viajava o mundo com a turnê "A Última Sessão de Música". Pelo caminho, além de registrar o reencontro do ídolo com seus fãs, a equipe do filme captou depoimentos de grandes personalidades que, cada um à sua maneira, tentou explicar  impacto e o alcance de um artista que, na aparente simplicidade das suas composições, provocou e segue provocando emoções profundas em quem quer que as escute. Foram mais 40 pessoas ouvidas pelo doc, entre os quais os brasileiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lô Borges, Mano Brown e Criolo, além dos americanos Quincy Jones, Spike Lee e Esperanza Spalding.

"O caminho que o documentário tomou foi escolhido pelo próprio filme. Foi se definindo conforme os entrevistados chegavam, às vezes sem esperarmos", relembra Victor Pozas, diretor musical do documentário, que também não tem uma resposta definitiva para explicar o efeito da obra do Bituca. "A música do Milton é diferente. Única. É complexa e simples. É um mistério."

Com estreia marcada para 20 de março, MILTON BITUCA NASCIMENTO é uma produção do Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro, em associação com Why? Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor. O documentário conta com distribuição da Gullane+ e com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da ANCINE.


Sinopse

MILTON BITUCA NASCIMENTO é o documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.


Ficha técnica


Dirigido por Flavia Moraes

Roteiro por Marcélo Ferla e Flavia Moraes

Consultoria Artística de Augusto Nascimento

Direção de fotografia: Pedro Rocha

Montagem: Laura Brum e Flavia Moraes

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Victor Pozas e Rafael Langoni

Música: Milton Nascimento

Produção Executiva: Liz Reis, Ana Vezzi, Gabriela Tocchio, Ana Saito, Pablo Torrecillas

Produzido por: Augusto Nascimento, Ricardo Aidar, Larissa Prado, Andre Novis, Caio Gullane, Fabiano Gullane.


Produtores associados: Flavia Moraes, Victor Pozas, Rafael Langoni

Produção: Canal Azul, Nascimento Música, Gullane e Claro

Distribuição: Gullane+


Sobre Flavia Moraes

Flavia Moraes é produtora, diretora, montadora e showrunner. Durante 21 anos, liderou em São Paulo uma das mais respeitadas produtoras da América do Sul, onde produziu e dirigiu uma impressionante quantidade de comerciais, filmes, documentários, séries de TV e grandes shows.

Primeira mulher brasileira a integrar o Director’s Guild of America, Flavia foi premiada com Cannes Lions, Clios, FIAP e Caborés, entre outros. Desde 2016, residindo em Los Angeles, dedica-se a projetos de assinatura que promovem transformação e exploram narrativas ousadas e libertadoras.

Visions in the Dark, seu documentário mais recente, conquistou festivais e plateias na Europa e nos Estados Unidos e aguarda lançamento no Brasil.

Em seu novo filme, MILTON BITUCA NASCIMENTO, Flavia reuniu seus anos de experiência para enfrentar os desafios de um projeto único, filmando on the road em diferentes países e colaborando com grandes nomes da música internacional. O resultado é um retrato emocionante e autêntico de um dos maiores artistas contemporâneos do Brasil.


Sobre Canal Azul

Fundada em 1995, a Canal Azul já produziu mais de 200 projetos entre filmes para o cinema, documentários e séries para TV e plataformas digitais.  Esses conteúdos foram veiculados em mais de 160 países. Em 2008, iniciamos a implantação do processo de governança corporativa na empresa, buscando os melhores resultados artísticos e comerciais, pautada nos pilares da sustentabilidade, qualidade, respeito e ética. Com especial expertise em filmes de história natural, cultura e esporte , a produtoras já lançou 15 filmes no cinema envolvendo os grandes times de futebol do Brasil, incluindo o centenário da Seleção Brasileira de futebol. Hoje, considerada uma das principais produtoras de conteúdo audiovisual brasileiro, é reconhecida internacionalmente. Realiza coproduções com vários parceiros em todo o planeta tais como Globo, Discovery - Warner, Disney, Smithsonian, Netflix e Max. 


Sobre Nascimento Música 

A Nascimento Música foi um selo criado há décadas por Milton Nascimento, para gerenciar e administrar seu catálogo e direitos autorais. 

A partir de 2016, sob a administração de seu filho, Augusto Nascimento, o selo passou a ser responsável por toda a gestão da carreira de Milton, estando à frente das turnês e de todos os projetos fonográficos e audiovisuais que envolvem a carreira do lendário artista. 

A produtora também representa outros artistas do ramo musical, e tornou-se uma das principais empresas dos segmentos de MPB e pop no Brasil. 

A Nascimento foi responsável pelas últimas 8 turnês de Milton, com destaque para "A Última Sessão de Música", que marcou a despedida do artista dos palcos, e foi considerada um dos projetos musicais mais importantes da história do país.


Sobre Gullane

A Gullane é uma das maiores produtoras e incentivadoras do mercado audiovisual brasileiro, além de uma das principais exportadoras de obras independentes. Fundada em 1996 pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane, já soma em seu catálogo mais de 58 filmes de longa metragem lançados com destaque no cinema nacional e no exterior e 53 séries para televisão e plataformas digitais. Entre os filmes e séries de destaque estão “Carandiru”, “Bicho de Sete Cabeças”, “A Última Floresta”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”; a franquia “Até que a Sorte nos Separe”; “Que Horas ela Volta?”, “Motel Destino” e a maior animação 3D brasileira “Arca de Noé”; as séries “Alice” e “Hard” (HBO), “Unidade Básica” (1ª, 2 ª e 3ªtemporadas, Universal), “Carcereiros” (Globoplay), “Irmãos Freitas” (Space e Amazon Prime), “Ninguém Tá Olhando” e “Sintonia” (Netflix), “O Rei da TV” (Star+) e a recém lançada “Senna” (Netflix). Já coleciona mais de 500 prêmios e seleções em importantes festivais de cinema e televisão do Brasil e do mundo, como Mostra de Cinema, Festival do Rio, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Toronto, MIPTV e Emmy.


Sobre Claro

A Claro é o maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população.Recentemente, a Claro foi escolhida como a empresa de telecomunicações mais inovadora do Brasil, pela 10ª edição do Prêmio Valor Inovação 2024 e figurou como a 4ª marca mais valiosa do Brasil no estudo Kantar BrandZ 2024. E foi a marca mais valiosa entre as empresas de telecomunicações. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal. E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a internet mais rápida do Brasil no 5G e no Wi-Fi. A rede Claro 5G+ é a mais veloz do Brasil, da América do Sul e da América Latina e oferece a menor latência, a melhor experiência 5G em games e a melhor experiência de streaming de vídeos na rede 5G do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.


A marca no audiovisual

A Claro investe no setor audiovisual como co-produtora de  filmes, com foco em fortalecer o cinema nacional. Esse movimento faz parte da estratégia da operadora de expandir o portfólio de conteúdo oferecido na Claro tv+, que une TV e streaming.  Isso inclui parcerias em coproduções de filmes premiados e lançamentos exclusivos em suas plataformas. Ao todo, já são mais de 40 projetos de longa-metragem via artigo 3º e já investiu aproximadamente R 100 milhões no cinema nacional.


Sobre Gullane+

Gullane+ é uma distribuidora de obras audiovisuais que faz parte do grupo Gullane, dos sócios Fabiano Gullane, Caio Gullane, Debora Ivanov e André Novis, que conta com reconhecimento internacional pela qualidade de suas realizações.

Mais que distribuição de filmes, nossa motivação é a visão criativa que amplifica o alcance e impacto de cada história.

São mais de 40 títulos em nosso catálogo. Desde filmes lançados em salas de cinema, a conteúdos exibidos em canais de TV e plataformas de streaming em mais de 70 países. A Gullane+ soma seus esforços para a difusão da pluralidade do conteúdo brasileiro.






Post Comentário

Nenhum comentário