[News] 30º É Tudo Verdade e Cinemateca Brasileira apresentam a 22ª Conferência Internacional do Documentário

 30º É Tudo Verdade e Cinemateca Brasileira apresentam a

22ª Conferência Internacional do Documentário

 

 


No marco da 30ª edição do É Tudo Verdade, a 22ª Conferência Internacional do Documentário será realizada nos dias 8 e 9 de abril, na Cinemateca Brasileira, propondo um mergulho nas transformações do cinema documental ao longo das últimas três décadas, examinando o impacto do próprio festival e, como sempre, investigando a história do cinema não-ficcional.

 

Uma correalização entre o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e a Cinemateca Brasileira/Sociedade Amigos da Cinemateca, a Conferência tem entrada gratuita e a programação conta com recursos de acessibilidade em Libras. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência e para receber o certificado de participação, é necessário comparecer a pelo menos 75% de todas as atividades do encontro.

 

Em 2025, a Conferência tem o privilégio de receber, mais uma vez, para a mesa de abertura, o professor Bill Nichols, referência mundial na teoria do documentário. Intitulada “Documentary as the Eye/I of Truth (Documentário como o Olho/Eu da Verdade)”, sua palestra inaugural vai abordar as novas direções do cinema documental diante de questões como IA, subjetividade, ética e impacto social.

 

Em participação à distância, via Internet, destaca-se ainda o retorno a evento da pesquisadora norte-americana Catherine L. Benamou para o lançamento da edição brasileira de seu já clássico estudo “It’s All True – A Odisseia Pan-Americana de Orson Welles” (Editora Unesp). A discussão sobre o filme inacabado rodado majoritariamente no Brasil em 1942 por Welles será conduzida pelo escritor, professor e cineasta Carlos Augusto Calil.

 

Celebrada pela retrospectiva brasileira do ano, a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024) será analisada num painel com os pesquisadores acadêmicos Aline Carrijo e André Manfrim.

 

Em seu encerramento, a Conferência discute a própria história do festival com as pesquisadoras Juliana Muylaert Mager e Kamyla Faria Maia, autoras de pioneiros estudos sobre o É Tudo Verdade.

 

 

Programação

 

8 de abril - terça-feira

 

10h – Documentário como o Olho/Eu da Verdade

Bill Nichols

 

Como os documentários começam? Quais táticas são comuns e o que elas nos revelam? Para onde um documentário segue após seu início é uma versão em miniatura da pergunta: para onde está indo o cinema documental? Quais novas direções estamos vendo? Como elas se relacionam com a IA, narrativa, subjetividade, conhecimento, indexicalidade, verificabilidade, deturpação, impacto social, ética e sabedoria, entre outras questões? Bill Nichols examinará alguns desses conceitos para explorar como o cinema documental atual avança com uma visão ousada e uma missão vital em um mundo onde valores e crenças colidem a todo momento.

 

Bill Nichols é especialista em teoria do documentário. Lecionou na Universidade de San Francisco, sendo diretor de pós-graduação em Estudos Cinematográficos e professor visitante em várias instituições. Como consultor e jurado, contribui para os principais festivais internacionais.

 

 

14h30 – It’s All True: Um Estudo Clássico

Carlos Augusto Machado Calil e Catherine L. Benamou

 

Uma reflexão sobre o legado do filme inacabado É Tudo Verdade (1942), de Orson Welles, num diálogo via internet entre Catherine L. Benamou, a maior referência mundial sobre a produção e responsável pelo atual processo de preservação digital do material bruto, e Carlos Augusto Calil, presidente do conselho de administração da Sociedade Amigos da Cinemateca e ex-diretor da instituição.

 

A sessão será seguida pela exibição do documentário “É Tudo Verdade – Baseado Num Filme Inacabado de Orson Welles”, realizado em 1993 por Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson. O livro de Catherine L. Benamou estará à venda.

 

Carlos Augusto Machado Calil é professor da ECA USP. Cineasta, ensaísta, editor de mais de trinta livros sobre cinema, fotografia, teatro, história e literatura. Dirigiu a Embrafilme, o Centro Cultural São Paulo e foi secretário de Cultura da capital.

 

Catherine L. Benamou é professora titular do Departamento de Cinema e Estudos de Mídia da Universidade da Califórnia, em Irvine. PublicouTransnational Television and Latinx Diasporic Audiences: Abrazos Electrónicos in Four Global Cities (2022).

 

 

9 de abril – quarta-feira

 

10h – Vladimir Carvalho: Novas Perspectivas sobre Sua Obra

Aline Carrijo e André Manfrim

 

Falecido em novembro passado, às vésperas de comemorar seu 90º aniversário, Vladimir Carvalho é o mais importante cineasta brasileiro exclusivamente dedicado ao documentário. Um painel discute seu legado a partir das pesquisas acadêmicas da historiadora Aline Carrijo, enfocando a modernização brasileira em sua obra, e do cineasta André Manfrim, que trata da Brasília abordada pelo cinema de Vladimir.

 

 

Aline Carrijo é doutoranda em história social pela USP, com pesquisa focada na relação entre história e cinema. Jornalista e historiadora, é autora da tese de doutorado “Diante da catástrofe: a modernização brasileira nos filmes de Vladimir Carvalho entre 1974 e 1991” (2024).

 

 

André Manfrim é diretor, produtor, pesquisador e professor. Formado em cinema e história pela USP. É mestre e doutorando em meios e processos audiovisuais, pesquisando as interações entre cinema e cidade na história do documentário. É autor da dissertação de mestrado “A fase brasiliense do cinema de Vladimir Carvalho: um projeto de história e memória popular para Brasília” (2023).

 

 

14h30 - É Tudo Verdade: 30

Juliana Muylaert Mager e Kamyla Faria Maia

 

As pesquisadoras Juliana Muylaert Mager e Kamyla Faria Maia discutem e atualizam suas reflexões desenvolvidas em estudos acadêmicos pioneiros sobre a criação e a história do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, no âmbito de sua 30ª edição.

 

Juliana Muylaert Mager é pós-doutoranda no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, com pesquisa sobre festivais brasileiros de cinema e documentário. Escreveu a tese de doutorado “É Tudo Verdade? Cinema, memória e usos públicos da história”.

 

Kamyla Faria Maia - É doutora em comunicação pela UFG. Escreveu a dissertação de mestrado “Festival enquanto Festa e Dispositivo nos Processos de Visibilidade do Cinema Documentário Brasileiro Pós-Retomada: O Estudo do Caso É Tudo Verdade (1996-2010)”.

 

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SERVIÇO

 

22ª Conferência Internacional do Documentário

 

Realização: É Tudo Verdade e Cinemateca Brasileira/ Sociedade Amigos da Cinemateca

 

Dias 8 e 9 de abril de 2025, das 10h às 16h30

 

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207, telefone: (11) 5906-8100.

Próximo ao metrô Hospital São Paulo – não há estacionamento no local.

 

Programação com recursos de acessibilidade em Libras.

 

Entrada gratuita. Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência. Sujeito à lotação da sala.

 

Certificado de participação mediante 75% de presença em todas as atividades da conferência.

 

Informações à Imprensa:

Patrícia Rabello Assessoria
patirabello@uol.com.br
(11) 98196-9290

Maria Fernanda Menezes
mafemenezes@gmail.com

Isidoro Guggiana  

isidoro.guggiana@gmail.com

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