[News] CONFIRA AS ATIVIDADES DA MOSTRA MESTRAS DO MACABRO: AS CINEASTAS DO HORROR AO REDOR DO MUNDO NO CCBB SP

 

Cemitério Maldito (1989)

Entre os dias 20 de março e 21 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a mostra MESTRAS DO MACABRO: AS CINEASTAS DO HORROR AO REDOR DO MUNDO. A programação reúne 28 filmes de horror dirigidos por mulheres de diferentes partes do globo, promovendo um olhar aprofundado sobre a relevância das cineastas no universo do horror, sendo este um gênero historicamente dominado por diretores homens. 


Além das exibições, a mostra promove uma programação especial com atividades presenciais gratuitas, que ampliam o debate sobre a participação feminina no cinema de horror. Dentre as atividades paralelas estão debates, uma sessão comentada e um curso aprofundado sobre o tema com a curadora Beatriz Saldanha. 


Confira a programação das atividades:


22 de março


A partir de 18:10h - Debate sobre as diretoras brasileiras de horror com a pesquisadora Laura Cánepa


Mediação: Beatriz Saldanha


29 de março


A partir de 16h - Sessão de O Cemitério Maldito comentada pela diretora Gabriela Amaral Almeida


05 de abril


A partir de 18:10h - Debate sobre autoria feminina no cinema de horror com a crítica Isabel Wittmann


Mediação: Beatriz Saldanha


07 de abril


A partir de 19:15 - Bate-papo com Mavi Simão, diretora de Terminal Praia Grande.


11 a 13 de abril


15h - Curso Cineastas do Horror com a curadora Beatriz Saldanha


A sessão comentada de O Cemitério Maldito com Gabriela Amaral Almeida oferece uma análise detalhada sobre a obra, contextualizando sua importância dentro da história do cinema. Já o bate-papo com Mavi Simão permite conhecer de perto o processo criativo da diretora e os bastidores de seu longa Terminal Praia Grande. O debate com a crítica Isabel Wittmann tem foco na autoria feminina no cinema de horror, trazendo destaque para as mulheres dentro do gênero. Para aqueles que desejam uma abordagem mais aprofundada, o curso Cineastas do Horror conduzido por Beatriz Saldanha proporciona um estudo detalhado sobre as cineastas que marcaram a história do gênero, bem como suas influências e estilos narrativos.


Ao propor esse encontro entre obras relevantes e discussões pertinentes, a mostra MESTRAS DO MACABRO não apenas celebra a produção feminina no horror, mas também convida o público a refletir sobre o impacto dessas cineastas na construção de novas narrativas e olhares dentro do gênero. Ao promover a mostra, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma a importância do cinema como um espaço de experimentação artística e crítica social, valorizando a presença feminina nesse cenário.


Confira a programação completa da Mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror Ao Redor do Mundo no site do CCBB SP.


 

SERVIÇO


MOSTRA ‘MESTRAS DO MACABRO: AS CINEASTAS AO REDOR DO MUNDO’


Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 20 de março a 21 de abril

Ingressos: Gratuitos - Disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB


Classificação indicativa: conforme a programação


Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP  


Funcionamento CCBB: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças 

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.


Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. 


Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela R. da Quitanda até o CCBB (200 m).


Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.


O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.


 


Sobre Beatriz Saldanha – Idealização, curadoria, mediação debates e ministrante de curso

Pesquisadora, curadora e crítica de cinema cearense radicada em São Paulo, é doutoranda em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi com período sanduíche na Sorbonne Université (Paris), com uma tese sobre Rosângela Maldonado, a primeira brasileira a dirigir um longa-metragem de horror. Integrou de 2022 a 2023 o Doing's Women Global Horror Film History, projeto de mentoria coordenado pela pesquisadora Alison Peirse, da Universidade de Leeds, com o objetivo de escrever a história das cineastas do horror ao redor do mundo. Integrou a curadoria de diversas mostras e festivais pelo país e, em 2021, realizou a mostra online Les Diaboliques: Diretoras de horror 1980-1999. Publicou em 2019 um capítulo sobre as diretoras brasileiras de horror no livro Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018, finalista do Prêmio Jabuti. Contribui frequentemente para catálogos de mostras, capítulos de livros e encartes de mídia física. Desde 2017, escreve sobre o cinema de horror em seu site Les Diaboliques, com atenção especial aos filmes dirigidos por mulheres.





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