[News] DOCUMENTÁRIO COPAN ESTREIA NO CPH:DOX E INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘É TUDO VERDADE’
Único filme da América Latina na competição oficial do CPH:DOX 2025, o documentário COPAN, de Carine Wallauer, estreia mundialmente no festival dinamarquês no dia 25 de março. Na sequência, chega ao Brasil em abril como um dos destaques do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, com exibições em São Paulo e Rio de Janeiro. A Vitrine Filmes é a distribuidora da obra.
Filmado dentro do icônico edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, o longa captura a disputa pela administração do prédio, que há três décadas está sob o comando do mesmo síndico. Enquanto essa eleição interna acontece, do lado de fora, Lula e Jair Bolsonaro disputam a presidência do Brasil, transformando o edifício em um microcosmo das tensões políticas do país.
A diretora Carine Wallauer viveu no Copan há sete anos, experiência que garantiu acesso privilegiado aos bastidores, funcionários e moradores. Viviane Mendonça, produtora, é moradora do edifício, onde vive há oito anos. Outros integrantes da equipe, inclusive durante as filmagens, passaram temporadas no Copan, incorporando o cotidiano do prédio ao processo do documentário.
“O Copan é uma profunda jornada observacional que se desenvolve em narrativa intimista: enquanto as engrenagens da vida cotidiana se movem no que vemos, o som nos lembra que dentro de cada indivíduo pulsa um mundo de sensações e pensamentos. E o edifício se revela, ele mesmo, uma entidade viva”, afirma Carine Wallauer.
A trilha sonora original do filme foi capitaneada por um dos maiores nomes do rap nacional: DJ KL Jay, fundador do grupo Racionais MCs, ao lado de DJ Will e DJ Kalfani. Juntos, os três artistas constroem uma trilha marcada pelos ritmos urbanos que ecoam a pulsação do Copan e de São Paulo.
O filme integra a seleção do É Tudo Verdade ao lado de outras 14 produções nacionais e já se destaca como um dos títulos mais inovadores do festival. “Acho que o que distingue esse filme é o retrato mais inovador em relação aos retratos que costumamos ver. Existem vários formatos nas produções brasileiras que estamos apresentando no festival neste ano, filmes cujo modelo narrativo é diferente. É possível fazer diferente!”, destaca Amir Labaki, curador do É Tudo Verdade.
Após sua estreia mundial no CPH:DOX, COPAN chega ao É Tudo Verdade representando a potência do cinema documental brasileiro e explorando as complexidades do poder, da vida urbana e da democracia dentro de um dos edifícios mais icônicos do país.
Serviço – Sessões no ‘É Tudo Verdade’
São Paulo
08/04 – CineSesc, 20h30 (estreia)
09/04 – Cinemateca (Grande Otelo), 17h00 (reprise)
Rio de Janeiro
11/04 - NET Botafogo, 20h30
12/04 - NET Rio, 21h (reprise)
Sinopse
No coração de São Paulo, ergue-se um gigante de concreto. O edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, abriga mais de cinco mil moradores e se torna palco de uma eleição acirrada. O síndico, há 30 anos no cargo, luta para manter sua posição, enquanto uma disputa ainda maior se desenrola fora das paredes do edifício, com Lula e Jair Bolsonaro disputando a presidência do Brasil. Dirigido por Carine Wallauer, COPAN é um retrato do Brasil contemporâneo e das engrenagens do poder, entrelaçando realismo social e sci-fi em um dos prédios mais emblemáticos do país.
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Carine Wallauer
Produção: Viviane Mendonça, Camilo Cavalcanti, Nabil Bellahsene, Justin Pechberty e Damien Megherbi
Direção de fotografia: Carine Wallauer
Montagem: Eva Randolph
Som: Juliana Santana e Fred França
Desenho de som: Waldir Xavier
Trilha sonora original: DJ KL Jay, DJ Will, DJ Kalfani
Sobre Carine Wallauer
A produção artística de Carine Wallauer transita entre a técnica e a experimentação com imagens e está presente em plataformas digitais e publicações impressas respeitadas internacionalmente. Participou de exposições coletivas em galerias da Itália, Canadá, Turquia e EUA, além de individuais no Brasil. Seu trabalho integra a coleção de Joaquim Paiva e está presente nos acervos do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.
Publicou três fotolivros, "Visões elevadas de eros", "O vazio é um espelho" e "Quando o coração é um caçador solitário" - todos com tiragens esgotadas e que fazem parte do acervo da Biblioteca do IMS - Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Como diretora e diretora de fotografia tem contribuído em diversos projetos de ficção e documentário, sendo indicada e premiada em importantes festivais. Além de colaborar como diretora de fotografia em projetos de outros cineastas, Carine escreveu e dirigiu "Copan", documentário de longa-metragem realizado em coprodução entre Brasil e França, que teve sua estreia internacional no CPH:DOX 2025, e nacionalmente no Festival É Tudo Verdade 2025.
Sobre o Par
O PAR representa a união dos produtores Camilo Cavalcanti e Viviane Mendonça, produtores executivos de diversos projetos de destaque como o longa-metragem “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, vencedor da Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2019.
A dupla também contribuiu, de forma independente, em projetos como “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, “O Vendedor de Sonhos”, de Jayme Monjardim, “Divórcio”, de Pedro Amorim, “Pixinguinha, um homem carinhoso”, de Denise Saraceni, “Barretão”, de Marcelo Santiago, “Belchior - Apenas um Coração Selvagem”, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias e “Tia Virgínia”, de Fabio Meira - que conquistou 5 Kikitos no Festival de Gramado em 2023.
Além disso, juntos realizaram em coprodução o longa “Transamazonia”, da diretora sul-africana Pia Marais, que estreou no Festival de Locarno em 2024, e o filme “Peréio Eu te Odeio”, de Allan Sieber e Tasso Dourado, que participou de festivais como o Festival do Rio, Mostra de SP e FestAruanda, onde foi agraciado com o prêmio de Melhor Filme pelo Público.
Recentemente, assinam a produção executiva do longa-metragem “Vovó Ninja”, de Bruno Barreto, e das séries “As Seguidoras”, de Mariana Youssef e Mariana Bastos, para a Paramount+ e “Em busca de Anselmo”, de Carlos Alberto Jr, para a HBO.
Dentre os destaques de 2025 estão “COPAN”, filme de estreia de Carine Wallauer, lançado internacionalmente no Festival CPH:DOX 2025 e com première brasileira no Festival É Tudo Verdade 2025, e o documentário “Retrato de Classe - A Vida, As Pessoas e As Coisas”, de Gregório Bacic e Thiago Iacocca, que estreia em mostra especial no Festival É Tudo Verdade 2025.
Sobre a Vitrine Filmes
Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Hoje a Vitrine Filmes faz parte do Grupo Vitrine, que conta com selos e iniciativas diversas a fim de atender diversas áreas do mercado, são eles: Vitrine España que há 4 anos produz e distribui longas-metragens na Europa; Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; Manequim Filmes, selo com distribuição de filmes com apelo a um público com sucessos como “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”, filme brasileiro mais assistido em salas de cinema em 2023; Sessão Vitrine Petrobras que volta com lançamentos brasileiros
premiados e aclamados pela crítica e festivais com ingressos reduzidos como “Sem Coração” e relançamento de “A Hora da Estrela”; e Vitrine Produções, que produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília, “Levante”, de Lillah Halla, vencedor do prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica 2023, e “Retratos Fantasmas”, Kléber Mendonça Filho, documentário mais visto dos últimos 8 anos nos cinemas e também exibido em Cannes em 2023.
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