[News] Espaço Cultural Correios de Niterói abre exposição coletiva com artistas brasileiras que celebram narrativas femininas

 

Beleza são coisas acesas por dentro - artista Marina Witt


Dentro das comemorações do mês da Mulher a nova exposição que ocupa o Espaço Cultural Correios de Niterói inaugura no dia 15 de março e reúne obras de oito artistas brasileiras. A mostra “Belezas são coisas acesas por dentro” apresenta trajetórias diversas em narrativas visuais marcantes. Com um enfoque múltiplo e contemporâneo, a exposição destaca o feminino como lugar de celebração, transformação e resistência, promovendo diálogos e debates sobre questões de gênero além de ampliar a visibilidade das artistas no cenário cultural. O projeto, idealizado pela PLURAL curadoria e produção, reflete o compromisso com a valorização das mulheres nas artes, propondo iluminar histórias, desejos e conquistas que inspiram e provocam reflexões. 

As artistas Aline Sanpin (RJ), Carolina Kasting (RJ), Denise Braune (RJ), Fernanda Kimura (SP), Liane Roditi (RJ), Marina Witt (SP), Míriam Ramalho (RJ), e Sandra Gonçalves (RS) integram a exposição reunindo diversas técnicas na feitura das obras que serão apresentadas ao público que visitar o espaço. A representação da mulher sempre foi um território de disputas, controle e significações. No entanto, na arte contemporânea, ela é ressignificada como um espaço de resistência, confronto e transformação. “A exposição também dialoga com iniciativas como o Projeto 8M, que surge como uma plataforma artística global dedicada a reivindicar direitos e celebrar as conquistas das mulheres por meio da arte. Inspirado pelo Dia Internacional da Mulher, o projeto utiliza práticas culturais e artísticas para dar visibilidade a questões de gênero, reforçando o papel das mulheres na sociedade. Assim, ao se conectar a esse movimento, a mostra reafirma seu compromisso com a reflexão e a transformação social. O Dia Internacional da Mulher, instituído no início do século XX, tem suas raízes em movimentos feministas que lutavam por melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de gênero”, destacam as curadoras da mostra Amanda Leite e Cota Azevedo, da PLURAL. 

A exposição "Belezas são coisas acesas por dentro" tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 19 de abril. A mostra reafirma o papel transformador da arte e celebra a força das mulheres como criadoras e agentes de mudança. 

Ao ocupar um espaço cultural de destaque, o projeto contribui para ampliar o alcance das vozes femininas na arte contemporânea, promovendo a valorização da diversidade e a democratização do acesso à cultura. Com uma abordagem sensível e instigante, a exposição pretende deixar um legado de reflexão e inspiração, convidando o público a revisitar narrativas e reconhecer a pluralidade que compõe o universo do feminino. 

SERVIÇO:  

Exposição “Belezas são coisas acesas por dentro” - As artistas Aline Sanpin 

(RJ), Carolina Kasting (RJ), Denise Braune (RJ), Fernanda Kimura (SP), Liane 

Roditi (RJ), Marina Witt (SP), Míriam Ramalho (RJ), e Sandra Gonçalves (RS). 

Local: Espaço Cultural Correios de Niterói (Rua Visconde do Rio Branco, 481– 

Niterói - RJ)  

Abertura: 15 de março de 2025 às 15 horas  

Visitação: 15 de março de 2025 a 19 de abril de 2025 

Horário: Segunda à Sexta, das 11h às 18h  - sábados, das 13h às 18h 

Fechado aos domingos e feriados 

Entrada: Gratuita 

Classificação: Livre 

Informações: (21) 2503-8550/ E-mail: eccniteroi@gmail.com 

Produção e pesquisa: PLURAL 

Curadoria: Amanda Leite e Cota Azevedo  

Assessoria de Imprensa: Priscilla Casagrande





Post Comentário

Nenhum comentário