[News] “Maré Alta”, drama com Marco Pigossi em disputa no ‘Oscar Queer’, o GLAAD Awards, chega aos cinemas de Maceió e Fortaleza
Completando a primeira semana em cartaz no Brasil, “Maré Alta” confirma lançamento em Maceió e Fortaleza, e segue para a segunda semana em todas as regiões do país. A equipe também se prepara para o GLAAD Awards, premiação considerada o ‘Oscar queer’ pelos profissionais do audiovisual, em que o longa concorre a melhor filme. A cerimônia acontece amanhã, em Los Angeles, com presença do protagonista Marco Pigossi e do diretor italiano Marco Calvani. O filme é uma produção da Liddell Entertainment, com distribuição nacional feita pela Retrato Filmes.
Além do engajamento do público, "Maré Alta” também chegou ao país do protagonista – e do personagem principal da narrativa – com boa recepção da crítica. Segundo o jornal O Globo, “cabe destacar, principalmente, a interpretação de Pigossi, que, distante de qualquer exagero, transmite a vulnerabilidade de um personagem que oscila entre a introspecção e o extravasamento.” Já o Estado de Minas ressaltou o trabalho do diretor: “Marco Calvani explora a psicologia humana de maneira profunda e complexa em Lourenço, com todos os seus conflitos morais, dilemas existenciais e camadas de emoções contraditórias. É a grande sacada do filme.”
O filme também teve grande destaque em sua primeira exibição na Europa, dia 22 de março, no Festival de Cinema LGBTQIA+ de Londres, realizado no British Film Institute. Depois do sucesso das sessões, que lotaram salas de 450 espectadores, o drama ganhou uma sessão extra no domingo. Pigossi e Calvani estiveram presentes para apresentar o filme.
"Maré Alta" acompanha uma jornada de autodescoberta e busca por pertencimento. Pigossi vive seu primeiro protagonista em um filme estrangeiro, Lourenço, um imigrante brasileiro que se muda para Provincetown, nos Estados Unidos, em busca de maior liberdade. Abandonado pelo namorado e com o visto prestes a expirar, Lourenço conhece Maurice (James Bland), um americano com quem vive um novo formato de conexão. A partir deste encontro, começa uma jornada de autodescoberta e busca por pertencimento. O elenco também é composto por Marisa Tomei, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante ("Meu Primo Vinny"), Bill Irwin ("Interestelar"), Mya Taylor ("Tangerina") e Sean Mahon.
Marco Pigossi se mudou para Los Angeles em 2018, onde conheceu o cineasta italiano Marco Calvani. Na época, Calvani já havia começado a trabalhar no roteiro do romance, que encontrou novos rumos após o encontro com o brasileiro. Juntos, construíram a versão final da narrativa e começaram a etapa de produção do longa-metragem. Em 2024, os dois se casaram.
O filme teve sua première mundial no South by Southwest (EUA) e a nacional no Festival do Rio. Também passou pelo MixBrasil, onde venceu o prêmio do público de melhor filme, e seguiu construindo sua trajetória por festivais estrangeiros.
Sinopse:
Depois de se mudar com o namorado para Provincetown, cidade americana considerada uma meca LGBTQIAP+, o brasileiro Lourenço vê todo o cenário idealizado desmoronar. Abandonado pelo parceiro, trabalhando ilegalmente como faxineiro, e com o visto prestes a expirar, o imigrante passa a lidar com diversas incertezas sobre seu lugar no mundo. Com a chegada do envolvente Maurice, Lourenço recomeça uma busca interna por pertencimento.
Ficha técnica:
Direção: Marco Calvani
Roteiro: Marco Calvani
Produção: Mickey Liddell, Pete Shilaimon e Marco Calvani
Produção executiva: Marco Pigossi, Marisa Tomei, Jacob Yakob, Joseph Yakob e Beau Ward
Produção de elenco: David Caparelliotis e Kate Reed
Direção de fotografia: Oscar Ignacio Jimeñez
Produtora: Liddell Entertainment
Distribuidora: Retrato Filmes
Elenco: Marco Pigossi (Lourenço), James Bland (Maurice), Marisa Tomei (Miriam), Bill Irwin (Scott), Sean Mahon (Bob), Mya Taylor (Crystal), Bryan Batt (Todd), Todd Flaherty (Leslie), Karl Gregory (BJ)
PRINCIPAIS FESTIVAIS E PREMIAÇÕES
South by Southwest 2024 – Estreia Mundial - Seleção Oficial Destaque Narrativo
BFI Flare: Festival de Cinema LGBTQI+ de Londres 2025 – Seleção Oficial
GLAAD Media Awards 2025 – Indicado a Melhor Filme
MIX Brasil 2024 – Melhor Longa-Metragem Internacional
Festival do Rio 2024 – Mostra Expectativa
NewFest 2024 – US Centerpiece
Image+Nation Montreal 2024 – Sessão especial de gala
Hamptons Film Festivals 2024 – World Cinema Narrative
Provincetown International Film Festival 2024 – Seleção Oficial
Frameline 48 San Francisco International LGBTQ+ Film Festival 2024 – Seleção Oficial
Film Out San Diego 2024 – Melhor Primeiro Longa-Metragem, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante
MARCO CALVANI | Roteirista, produtor e diretor
Baseado em Los Angeles, Marco Calvani é um premiado roteirista, diretor, produtor e ator nascido e criado na Itália. Ao longo de seus 20 anos de carreira como produtor de teatro, ele recebeu comissões de importantes instituições como o Phoenix Theatre de Londres, Kunsthaus Tacheles de Berlim, Théâtre de la Ville de Paris, Grec Fundaciò de Barcelona e La MaMa Theatre de Nova York.
Seu primeiro curta-metragem, "The View From Up Here", estrelado pela vencedora do Oscar® Melissa Leo e pela vencedora do César Leïla Bekhti, era originalmente uma peça encomendada pelo The Actors Studio em 2016 e dirigida pela vencedora do Oscar® Estelle Parsons. Seu segundo curta-metragem, "A Better Half", foi nomeado o Melhor Curta de 2022 pela revista britânica Close-Up.
Como ator, Calvani estrela, ao lado de Tina Fey, Steve Carell e Colman Domingo, a série da Netflix "As Quatro Estações", baseada no filme de 1981, que tem previsão de estreia mundial para 2025.
MARCO PIGOSSI | Lourenço | Produtor executivo
Marco Pigossi é um dos atores mais talentosos e requisitados de sua geração no Brasil. Recentemente, ele apareceu no sucesso da Amazon "Gen V", spin-off da série de grande sucesso "The Boys". Para a Netflix, ele estrelou três produções internacionais: "Tidelands", "High Seas" e "Invisible City", criada pelo indicado ao Oscar Carlos Saldanha, que recentemente retornou para sua segunda temporada.
Os próximos projetos americanos de Pigossi incluem o filme de comédia e terror "Bone Lake: Jogo de Mentiras", dirigido por Mercedes Bryce-Morgan, e "You’re Dating a Narcissist!", que marca a estreia de Ann Marie Allison em longas-metragens. Ele estrela também "Maré Alta", de Marco Calvani, no qual ele também foi produtor executivo, ao lado da vencedora do Oscar® Marisa Tomei e do vencedor do Tony Bill Irwin. No Brasil, Pigossi estrelou várias séries para a Rede Globo, além de filmes como "O Nome da Morte", pelo qual recebeu uma indicação de Melhor Ator no Festival do Rio. Entre seus próximos projetos nacionais estão os filmes "Privadas da Minha Vida", de Gustavo Vinagre; e o remake de "Quarto do Pânico", da diretora Gabriela Amaral.
Em 2022, ele produziu o documentário "Corpolitica", dirigido por Pedro França, que acompanha quatro candidatos queer nas eleições municipais de 2020. O filme se tornou um sucesso internacional, recebendo vários prêmios, incluindo Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Montreal, Prêmio Felix no Festival do Rio, Melhor Documentário no MixBrasil, Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF), Prêmio do Público no QueerLisboa e Melhor Filme no OutFestPeru.
MARISA TOMEI | Miriam | Produtora executiva
Marisa Tomei é atriz, produtora e membro fundadora da Naked Angels Theater Company, em Nova York. Ganhou o Oscar® por seu papel como Mona Lisa Vito em "Meu Primo Vinny", e recebeu indicações ao Oscar® por suas atuações em "Entre Quatro Paredes" e "O Lutador".
No cinema, esteve no elenco de "Viciados em Amor", de Rebecca Miller, que estreou no Festival de Cinema de Berlim, e "Upgrade: As Cores do Amor", dirigida por Carlson Young, da Amazon, além de ter participado de quatro edições de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa", da Sony Entertainment e Marvel Studios, interpretando o papel de May Parker. O filme é o mais lucrativo lançado pela Sony Pictures e o sexto filme mais lucrativo de todos os tempos.
Entre outros trabalhos notáveis estão os filmes "Frankie", que teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, "A Arte de Ser Adulto", "A Grande Aposta", "O Amor é Estranho", "Amor a Toda Prova", "Tudo Pelo Poder", "Loitering with Intent", "Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto", "O Que As Mulheres Querem", "Feliz Coincidência" e "Favelas de Beverly Hills", e as séries "The Handmaid’s Tale", do Hulu, e "Empire", da FOX.
Na TV, participou ao vivo do especial da ABC "Live In Front of a Studio Audience: Norman Lear’s All In The Family & The Jeffersons", interpretando Edith Bunker. O evento recebeu três indicações ao Emmy e ganhou o prêmio de Especial de Variedade Excepcional (Ao Vivo). Na Broadway, participou de peças como "Wait Until Dark", de Frederick Nott, "The Realistic Joneses", de Will Eno, que lhe rendeu o Prêmio Drama Desk de Melhor Performance de Conjunto, em 2014, "Top Girls", de Caryl Churchill, pelo qual recebeu indicação ao Prêmio Drama Desk, e, mais recentemente, "The Rose Tattoo", de Tennessee Williams. Em 2024, Marisa estrelou a peça "Babe", escrita por Jessica Goldberg e dirigida por Scott Elliott, em Nova York.
Como produtora, fez a produção executiva de "Maré Alta", dirigida por Marco Calvani, que estreou no SXSW em 2024, e a produção de "You’re Dating a Narcissist!", dirigida por Ann Marie Allison. No mundo da não ficção, foi produtora executiva do documentário "Lakota Nation vs. United States" e "SEED: The Untold Story".
Realiza trabalho voluntário para One Billion Rising, uma campanha global fundada por Eve Ensler para acabar com o estupro e a violência sexual contra mulheres; The People Speak, organização de Howard Zinn que destaca a história de vozes sub-representadas; The National YoungArts Foundation, uma das poucas organizações nos EUA que apoia jovens artistas que buscam uma vida nas artes; Project ALS, organização sem fins lucrativos cuja missão é identificar e apoiar pesquisas científicas de ponta para os primeiros tratamentos eficazes e uma cura para a ELA; e Equality Now, que responsabiliza os governos por sua obrigação internacional de proibir todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
JAMES BLAND | Maurice
Reconhecido por criar e estrelar a premiada série dramática "Giants", James Bland é uma figura de destaque no mundo da narrativa e um artista multifacetado. Seus créditos como ator incluem "Insecure" (HBO), "Always a Bridesmaid" (Netflix) e "Unsolved: Os assassinatos de Tupac e The Notorious B.I.G." (USA). Como diretor e produtor, ele comandou o especial documental "Insecure: O Fim" (HBO), que oferece uma visão íntima dos bastidores da última temporada e o impacto cultural da série de comédia de sucesso de Issa Rae, "Insecure". Como roteirista, ele coescreveu o episódio final de "The Best Man: The Final Chapters", que detém o título de maior estreia de série original da Peacock. Ambos os projetos receberam uma indicação ao NAACP Image Awards. Recentemente, Bland escreveu para a segunda temporada de "Uncoupled", para o Showtime.
MYA TAYLOR | Crystal
A atriz e cantora pioneira Mya Taylor é mais conhecida por seu aclamado papel no filme "Tangerina" (2015), de Sean Baker, pelo qual ganhou o Gotham Award de Melhor Atriz Revelação e o Independent Spirit Award de Melhor Atriz Coadjuvante, tornando-se a primeira mulher assumidamente transgênero a ganhar um Gotham ou Indie Spirit Award. Junto de Kitana Kiki Rodriguez, Taylor também fez história naquele ano ao liderar a primeira campanha para o Oscar® para uma atriz transgênero. Taylor se orgulha de vir de uma origem no trabalho sexual. Ela foi descoberta por Baker para "Tangerina", e suas experiências reais no campo continuam a influenciar seu trabalho como atriz. Taylor foi uma das personagens regulares na série "Dietland" da AMC e estrelou curtas-metragens, incluindo "Happy Birthday, Marsha!" (2016), de Reina Gosset e Sasha Wortzel, e "Diane from the Moon" (2016).
BILL IRWIN | Scott
Bill Irwin é ator, diretor, roteirista e clown. Seus trabalhos originais incluem "The Regard Of Flight", "Largely New York", "Lua Louca", "Chapéus Velhos" e "The Happiness Lecture". Como ator de teatro, esteve nas peças incluem "Quem tem medo de Virginia Woolf", "The Goat", "Waiting for Godot", "Endgame" e "On Beckett". Na televisão, Irwin interpretou personagens como Sr. Noodle, em "Vila Sésamo", o serial killer Nate Haskell, em "CSI", e o psiquiatra Peter Lindstrom, em "Law and Order: Special Victims Unit". No cinema, está em filmes como "Rachel Se Casando", "Como Grinch Roubou o Natal", "Fora da Jogada", "O Despertar do Sucesso", "Interestelar", "Alerta de Spoiler" e "Rustin".
LD ENTERTAINMENT | Produtora
A LD Entertainment é um estúdio independente que financia o desenvolvimento e a produção de filmes, séries de TV e produções teatrais da Broadway elevadas e reflexivas. Liderado pelos produtores Mickey Liddell e Pete Shilaimon, a LD produziu mais de quarenta longas-metragens. A empresa foi uma peça-chave na produção e distribuição de aclamados filmes, como "Judy: Muito Além do Arco-Íris", "Jackie", "O Retorno de Ben", "O Zoológico de Varsóvia", "Ressurreição", "A Perseguição", "Killer Joe: Matador de Aluguel", "Albert Nobbs", o indicado ao Oscar® "Biutiful", e o premiado documentário "A Pequena Grande Fazenda". As produções mais recentes da LD incluem o sucesso de crítica "National Anthem", o thriller "I.S.S.", "The Cursed", escrito e dirigido por Sean Ellis, a aventura de ação familiar “Missão Pijamas”, para a Netflix, e os documentários "Selma Blair: A Batalha Contra a Esclerose Múltipla" e "O Filhinho da Mamãe". Outros créditos incluem "Operação Anthropoid", estrelado por Cillian Murphy e Jamie Dornan, "Megan Leavey", estrelado por Kate Mara; e os sucessos de bilheteira "I Can Only Imagine" e "Minha Garota Para Sempre".
RETRATO FILMES | Distribuidora
A Retrato Filmes é uma distribuidora dedicada a impulsionar a circulação de obras audiovisuais independentes. Fundada por Daniel Pech e Felipe Lopes, a empresa é focada em longas-metragens brasileiros, com o objetivo de ampliar a diversidade de filmes presentes no circuito comercial e promover o encontro entre as obras e diferentes públicos.
Fundada em 2018, a Retrato Filmes fortaleceu sua presença no mercado brasileiro com um fortalecimento da marca em 2024, lançando títulos exibidos e premiados nos principais festivais do mundo como O Auge do Humano 3 (Festival de Locarno, Toronto e San Sebastian), Prisão nos Andes (BFI London Film Festival e Guadalajara), Salão de Baile: This is Ballroom (CPH: Dox e Queer Lisboa) e Alma do Deserto (Vencedor do Queer Lion em Veneza).
Em 2025, a Retrato Filmes entra em uma nova fase de crescimento, ampliando seu catálogo e consolidando sua posição no mercado. Realizou o lançamento de seu primeiro filme estadunidense, Maré Alta (High Tide), estrelado por Marco Pigossi e Marisa Tomei e fará o relançamento em 4k de Cidade dos Sonhos, obra-prima de David Lynch.
A distribuidora também segue investindo em filmes brasileiros com projeção internacional, como O Deserto de Akin (selecionado para os festivais de Havana e do Rio), Ruas da Glória (Tallinn Black Nights) e Prédio Vazio (premiado na Mostra de Tiradentes).
Post Comentário
Nenhum comentário