[News] 'O Bixiga é Nosso!' | Doc narra resistência negra contra apagamento histórico de bairro paulista

 

Cena de "O Bixiga é Nosso!" - crédito: Olé Produções


Em 2022, quando as obras de uma linha de metrô revelaram vestígios materiais da existência do primeiro quilombo urbano reconhecido na história do estado de SP, a comunidade se uniu para tentar evitar este apagamento da história. Esta é a premissa de "O Bixiga é Nosso!", longa documental dirigido por Rubens Crispim Jr.

O longa-metragem entra em cartaz em São Paulo (SP), de 3 a 9 de abril de 2025, no Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475), com pré-estreia gratuita no dia 31 de março, segunda-feira, às 19h, com ingressos gratuitos.

Iniciado nos anos 1980, o bem-sucedido processo de tombamento patrimonial que preserva a história arquitetônica do bairro do Bixiga, encontra-se em risco constante, mas segue defendido por sua comunidade. No mesmo território, há 40 anos, a mais antiga companhia de teatro em atividade no país, o Teatro Oficina, luta pela preservação de sua sede e do terreno que abriga um rio com água potável encanada a menos de quatro metros da superfície.

E em meados de 2022, quando as obras de uma linha de metrô na Praça 14 Bis revelaram vestígios da existência do primeiro quilombo urbano, o Saracura, reconhecido na história do estado de São Paulo, a comunidade afrodescendente e aliados se uniram na tentativa de evitar mais um apagamento de sua história e expulsão da população negra da região. Essa e outras iniciativas de resistência de um dos bairros mais diversos e culturalmente pulsantes da capital paulista são retratadas pelo filme.

"'O Bixiga é nosso!' joga luz em diversos grupos de resistência articulada no território do Bixiga", resume o diretor Rubens Crispim Jr. "Acredito que esses movimentos sirvam como estímulo e ensinamento para diversos outros grupos espalhados pela cidade e pelo país. O Bixiga precisa ser estudado!", conclui.

A produção teve sua première no 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, de onde saiu com prêmio concedido pelo público, e traz depoimentos de ativistas, historiadores e moradores da região. A obra inclui a participação de integrantes de movimentos populares como o Teatro Oficina, Mobiliza Saracura Vai Vai, Bloco Afro Ilu Oba de Min, GRCSES Vai Vai, CCBIX, Casa Mestre Ananias, Portal do Bixiga e Museu do Bixiga.



Serviço


"O Bixiga é Nosso!", de | 2024 | 73 min | Documentário | Livre


Estreia em São Paulo (SP): de 3 a 9 de abril de 2025


Onde: Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1.475 - Consolação)


Pré-estreia: 31 de março (seg), às 19h, no Espaço Petrobras de Cinema | entrada franca



Sinopse


No Bixiga, em São Paulo, moradores se organizam voluntariamente em diferentes frentes para lutar contra a descaracterização e apagamento da história e modo de vida do bairro.



Trailer: https://youtu.be/yzd852hklt8?si=uzxMp3t_6xt4Dhc9


Site: https://oleproducoes.com.br/projetos/o-bixiga-e-nosso-


Instagram: @oleproducoes 



Ficha Técnica


Direção e Fotografia: Rubens Crispim Jr.


Produção: Gal Buitoni, Upex e Luiz Ferraz


Produção Executiva: Gal Buitoni, Upex e Thomas Miguez


Roteiro: Ana Durães


Montagem: Alberto Cardoso


Direção de Produção: Lucas Gattaz


Assistência De Direção: Claire Castelano


Produção De Base: Cris Marinho


Coordenação de Pós-produção e Finalização: Priscila Ribeiro


Edição e Mixagem de Som: Input


Som Direto: Nina Oliveira


Entrevistados: Teatro Oficina, Mobiliza Saracura Vai Vai, Bloco Afro Ilu Oba de Min, GRCSES Vai Vai, CCBIX, Casa Mestre Ananias, Portal do Bixiga e Museu do Bixiga



Sobre Rubens Crispim Jr.


Rubens nasceu e vive em São Paulo, Brasil. Formado em Artes Plásticas pela (ECA-USP) em 2002, é documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Em 2006, ganhou o reality show “Projeto 48" do canal TNT e fez seu primeiro curta metragem “Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.



Trabalhou em diversas produtoras dirigindo e fotografando, documentários, séries, fashion-films e filmes de arte, além de fundar a Poseídos, produtora com quase duas décadas de atividade no mercado audiovisual.



Nesse período, Rubens trabalhou para canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01, TV Globo, TV Cultura e a plataforma de estreaming Cultura em Casa.



Dirigiu, fotografou e produziu o filme "Segue o Baile Bixiga 70”, que participou de Festivais como IN-Edit Brasil 2019 e Mimo Festival. Atualmente está disponível no Canal Brasil e plataformas VOD como NOW e Amazon Prime. 



Desde 2019 até 2023, Rubens coordenou o departamento de audiovisual da Amigos da Arte, Organização Social responsável por milhares de atividades ligadas ao setor cultural. 



A partir de 2021 dirige e fotografa os documentários das exposições da Pinacoteca de São Paulo. 



Entre suas obras mais recentes estão a série "Teatro Sérgio Cardoso - 40 anos", disponível no canal Arte 1 e o documentário "Louis Moreau Gottschalk, popstar no séc XIX, ou somente um pianista", documentário gravado diversos cidades das Américas, como Nova Orleans, Nova Iorque, San Juan, Ponce e Rio de Janeiro, que teve sua estreia no In-Edit 2023



Filmografia


"Louis Moreau Gottschalk, Popstar no Séc XIX ou Somente um Pianista" (média-metragem, 2023); "Segue o Baile Bixiga 70" (longa, 2019); "Antes do Começo ou Depois do Fim" (longa, 2010); "O que a gente escolhe…" (curta, 2008); "Os 400 golpes" (curta, 2006).





Post Comentário

Nenhum comentário