[News] Os Concertos de Outono celebram “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais" e os "100 anos da escritora Janete Clair”. Confira a programação! Entrada gratuita!
Abrindo os Concertos de Outono, a série Música no Museu exalta em sua programação do mês de abril no Rio de Janeiro, os imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais. São 11 (onze) concertos com participações nacionais e internacionais, que prometem envolver o público com apresentações musicais gratuitas e memoráveis.
"O Música no Museu é um evento democrático e por sempre ter sido gratuito, desde o seu início em 1997, muito contribuiu e vem contribuindo para a formação de plateia para a música de câmara. Encaro esse trabalho como uma missão. Gostaria que mais empresas se sensibilizassem pela causa da música clássica e apoiassem o evento, que já ocupa lugar na história da música clássica do país, em especial no Rio de Janeiro, onde tem o título de Patrimô nio Cultural Imaterial", afirma o idealizador e diretor da série, Sérgio da Costa e Silva.
Confira os destaques!
MONICA TESSITORE – 2 DE ABRIL – CCBB RIO
A premiada pianista Monica Tessitore chega ao Brasil dos Estados Unidos para o primeiro recital da temporada, no dia 2 de abril (quarta-feira), às 12h30, no CCBB Rio. No programa Ernesto Nazareth, Alberto Ginastera, Debussy.
Tessitore já se apresentou com inúmeras orquestras e conjuntos, incluindo a Orquestra Sinfônica de Brasília, a Orquestra Sinfônica Hartt, a Orchestra de L'Empodá na Espanha e a Orchestra of Indian Hill. Seu CD mais recente — um programa totalmente Schubert — foi gravado no selo Bostonia com os artistas convidados Sergey Antonov, violoncelo, e Ellina Blinder, piano. Além da Indian Hill, Monica faz parte do corpo docente da Cushing Academy e Assumption College.
CAMERATA DIAS GOMES – 8 DE ABRIL – SESC FLAMENGO
Outro destaque da programação é o concerto inédito da Camerata Dias Gomes, no dia 8 de abril (terça-feira), às 18 horas, no Arte Sesc Flamengo, para celebrar os 100 anos da célebre escritora brasileira, Janete Clair (1925-1983), um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira.
A Camerata Dias Gomes iniciou suas atividades em 2012 para homenagear os 90 anos do dramaturgo que dá nome a orquestra. Criada pela poeta e violoncelista Denise Emmer, filha do casal Dias Gomes e Janete Clair, vem conquistando plateias ao longo dos seus 13 anos de existência com um repertório de clássicos mundiais e brasileiros. Sob a regência do maestro Alexandre Rocha, ampliou sua formação camerística para uma quase Sinfonieta, com oito violinos, três violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos, piano, flauta, fagote e percussão.
A homenagem para Janete Clair apresentará um repertório com músicas e compositores que a escritora apreciava. Obras de Debussy como a icônica "Clair de lune", Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e um pout pourri com temas das novelas da autora, como Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Coração Alado, O Astro, Pai Herói, entre outras. Os arranjos são do compositor contemporâneo Alexandre Schubert.
CORAL BATEBOCA – 10 DE ABRIL – CC JUSTIÇA FEDERAL
Atração especial na programação do mês de abril é o Coral BateBoca, sob a regência do maestro Deco Fiori, no dia 10 de abril (quinta-feira), às 18 horas, no CC Justiça Federal. No repertório, clássicos Brasileiros. A direção musical é de Deco Fiori, a direção cênica de Letícia Carvalho e a banda é formada pelos músicos Deco Fiori (violão), João Braga (teclados) e Eber Freitas (percussão).
CORO MASCULINO DE HELSINQUE KYL – 22 DE ABRIL – IGREJA LAPA DOS MERCADORES
Outra atração internacional da Série é o Coro Masculino de Helsinque KYL, da Finlândia, no dia 22 de abril (terça-feira), às 14hs, na Igreja Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio.
KYL é um dos principais coros masculinos da Finlândia. Fundado em 1949 em conexão com a União Estudantil da Universidade de Economia e Negócios de Helsinque, e ainda está intimamente ligado à Escola de Economia da Universidade Aalto, já que a maioria dos membros é formado por alunos e ex-alunos de Economia.
Desde o início, KYL adotou ambiciosamente um repertório representativo de diferentes gêneros, desde a tradicional música coral masculina até a música pop, sem esquecer a tradição das serenatas, cantigas folclóricas e músicas natalinas.
RENATO RABE APRESENTA O UKULELE BRASILEIRO – 29 DE ABRIL – MUSEU DO EXÉRCITO NO FORTE DE COPACABANA
Um momento que promete ser marcante da programação de outono é o concerto do artista Renato Rabe, no dia 29 de abril, às 18h, no museu do Exército (Forte Copacabana).
No programa, o UKULELE BRASILEIRO, que consiste em músicas brasileiras com arranjos feitos por professores brasileiros, como Chiquinha Gonzaga, passando por Pixinguinha e Zequinha de Abreu. Na segunda parte serão apresentadas músicas brasileiras arranjadas pelo Artista e, por fim, composições próprias.
O UKULELE é um instrumento de origem Havaiana, que está se consolidando na utilização da Educação Musical, por suas vantagens pedagógicas em relação ao violão, e está sendo utilizado por inúmeros artistas populares do Brasil, como Lulu Santos, Marisa Monte, Tiago York e outros.
A programação do mês traz também os recitais com Clássicos Internacionais e outros com programas inteiramente de obras brasileiras dos pianistas e violonistas: Maycon Marchette (piano), no dia 3 de abril (quinta-feira), às 12h30, no Museu da Justiça e Eduardo Camenietzki (violão), no dia 9 de abril (quarta-feira), às 12h30, no CCBB; Rodrigo Dezi (piano), dia 23 de abril (quarta-feira), às 12h30, no CCBB RJ; a pianista Patrícia Glatzl (piano), no dia 26 de abril (sábado), às 18h, no Palácio São Clemente - Consulado de Portugal e Jorge Saraiva (piano), no Dia 30 de abril (quarta-feira), 12h30, no CCBB RJ.
PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO E DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
A série de concertos MÚSICA NO MUSEU é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro e completa 28 anos de atividades ininterruptas. Além da presença na cidade e no estado, o Música no Museu realiza há mais de 15 anos concertos em diferentes regiões do Brasil e no exterior, promovendo o intercâmbio de artistas entre diferentes regiões e países. Música no Museu realiza no seu âmbito o maior festival de harpas do país e nesse momento está dedicada à montagem da programação do XX RioHarpFestival e do IX SPHarpFestival, que serão realizados de 1 a 3 1 de julho de 2025.
De acordo com o diretor, Sergio da Costa e Silva:
"Dedico corpo e alma à continuidade da programação do Música no Museu, que garante visibilidade aos músicos clássicos brasileiros no país e no exterior, se configurando como um espaço de valorização do seu trabalho e de divulgação da música clássica entre todos os extratos sociais."
Sobre Sérgio da Costa e Silva
Advogado e Administrador de Empresas. Bacharel em Direito formado em 1968. Mestrado incompleto em Direito pela Faculdade Nacional de Direito em 1971. Ocupou destacadas funçoes em orgãos públicos e empresas privadas. Atuou como Vice-presidente Cultural do Clube Monte Líbano. Em 1997 criou e dirige até hoje o projeto "Música no Museu", série de música clássica do Brasil que também permeia a música popular. Criou em 2005 o "RioHarpFestival" colocando o Brasil no circuito mundial da harp a ao lado de importantes cidades de quatro continentes e, o RioWindsFestival em 2009. Criou e dirige o " Concurso Jovens Músicos - Música no Museu" com o apoio da James Madison University. É benemérito e presidente do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro e do Conselho de Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
MÚSICA NO MUSEU - Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro. Iniciado em 1997, tornou-se a única série de música clássica do Brasil reconhecida pelo RankBrasil, versão brasileira do Guinness Book. Seus números são expressivos chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos / ano, além de uma vertente internacional. Desde 2006, são organizados eventos em cidades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, República Tcheca, (Europa), Argent ina, Canadá, Chile, EUA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque), (Américas), Marrocos (África), Índia, Vietnã (Ásia), Austrália, (Oceania) e Líbano (Oriente Médio), levando os músicos e a música brasileira para o exterior.
Serviço:
Música no Museu - Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
Concertos de Outono - Abril de 2025 - www.musicanomuseu.com.br
PROGRAMA:
Dia 2 de abril (Quarta-feira) - 12h30
CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66, 4o. andar, sala 26
Capacidade: 90 lugares
Concerto: Monica Tessitore, piano
Programa: Ernesto Nazareth, Alberto Ginastera, Debussy
Dia 3 de abril (quinta-feira) - 12h30
Local: Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29 - Centro
Capacidade: 60 lugares
Concerto: Maycon Marchette, piano
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 8 de abril (terça-feira) - 18h
Local: Espaço Cultural Arte Sesc
Rua Marques de Abrantes, 99 - Flamengo
Capacidade: 200 lugares
Concerto: Camerata Dias Gomes
Comemoração aos 100 anos de Janete Clair
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 9 de abril (quarta-feira) - 12h30
Local: CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66, 4o. andar, sala 26
Capacidade: 90 lugares
Concerto: Eduardo Camenietzki, violão
Programa: Camenietzki interpreta Camenietzki
Dia 10 de abril (quinta-feira) – 18 h
Local: CC Justiça Federal
Rua Av. Rio Branco, 241, Centro
Capacidade: 90 lugares
Concerto: Coral BateBoca. Regência Deco Fiori
Programa: Clássicos Brasileiros
Dia 16 de abril (quarta-feira) - 12h30
Local: CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66, 4o. andar, sala 26
Capacidade: 90 lugares
Concerto: Cláudio Vettori (piano), Nelson Neto (tenor), Ademar Ferrari (barítono) e irmãs Moreira Lima (sopranos)
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 22 de abril (terça-feira) - 14hs
Igreja Lapa dos mercadores
Ria do Ouvidor, 35, Centro
Capacidade: 60 lugares
Concerto: Coro Acadêmico Masculino de Helsinque KYL
(Finlândia)
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 23 de abril (quarta-feira) - 12h30
Local: CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66, 4o. andar, sala 26
Capacidade: 90 lugares
Concerto: Rodrigo Dezi, piano
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 26 de abril (sábado) - 18h
Palácio São Clemente - Consulado de Portugal
Rua São Clemente, 424, Botafogo
Capacidade: 120 lugares
Concerto: Patrícia Glatzl, piano
Programa: Clássicos Internacionais
Dia 29 de abril (terça-feira) - 18h
Local: Museu do Exército - Forte de Copacabana
Praça Cel. Eugênio Franco, Posto 6 Copacabana
Capacidade: 130 lugares
Concerto: Renato Rabe, ukelele
Programa: Ukelele Brasileiro
Dia 30 de abril (quarta-feira) – 12h30
Local: CCBB RJ
Rua Primeiro de Março, 66, 4o. andar, sala 26
Capacidade: 90 lugares
Concerto: Jorge Saraiva, piano
Programa: Clássicos Internacionais
Post Comentário
Nenhum comentário