[News]Inscrições abertas para curso“Documentário: Da teoria à prática”, com Flavia Guerra e Deborah Osborn

 

Inscrições abertas para curso“Documentário: Da teoria à prática”, com Flavia Guerra e Deborah Osborn

Unindo teoria e prática, o curso também conta com aulas especiais com o diretor e montador Joaquim Castro, o diretor de fotografia Mauro Martins e a roteirista e diretora Adriana Yañez

WhatsApp_Imagem_2025-03-17_at_14

Curso “Documentário: Da teoria à prática”, com Flavia Guerra e Deborah Osborn - créditos: Divulgação

O curso “Documentário: da teoria à prática”, que será realizado de 8 de abril a 26 de junho, está com inscrições abertas. Para se inscrever, basta acessar a página na plataforma Sympla .

Com a missão de não só trazer teoria, mas também tratar de produção, técnicas e tendências do documentário contemporâneo, o curso conta com as professoras e documentaristas Flavia Guerra e Deborah Osborn, além de professores convidados, que trarão visões de seu trabalho no cinema e na TV. O diretor e montador Joaquim Castro contará mais sobre sua experiência tanto em montar documentários quanto em unir o trabalho do diretor ao do montador. Já o diretor de fotografia Mauro Martins vai tratar de como a linguagem audiovisual, as ferramentas e técnicas são aliados essenciais para se desenvolver uma boa história. Por fim,  a  roteirista e diretora Adriana Yañez vai trazer sua experiência na construção de narrativas poderosas a serviço do formato documental. 

Unindo teoria e prática, de olho nas novas tendências do documentário para cinema, TV e podcast, o curso oferece um panorama abrangente dos diferentes gêneros e estilos documentais por meio da exibição de marcos da história do gênero não ficção. Além disso, “Documentário: da teoria à prática” também promove tanto a discussão quanto a reflexão sobre as diversas vertentes e possibilidade de linguagens do cinema documental, das mais amplas às mais intimistas.

Na etapa teórica, as aulas vão tratar desde as primeiras experiências cinematográficas, que foram justamente capturas do real, como as realizadas pelos irmãos Lumière, passando por importantes realizadores da história do cinema documental como Robert J. Flaherty, John Grierson e Dziga Vertov, até narrativas mais experimentais como Agnés Varda, Wim Wenders e Werner Herzog, além dos mestres do Cinema Direto como Albert e David Maysles, Frederick Wiseman, Robert Drew, e do Cinema Verité, como Jean Rouch e Edgar Morin.

Por meio da abordagem da história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais, o curso irá traçar um rico panorama.

Além da história, irá apresentar e discutir as novíssimas vertentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ‘documentário-diário’ (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.

Um dos módulos do curso trará o olhar sobre os expoentes da cinematografia nacional, representada por nomes como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan, entre outros.

No módulo prático, os alunos se dividirão em grupos para formatar projetos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos do grupo, de forma que eles tenham a oportunidade de aprender a transformar ideias em projetos audiovisuais mercadologicamente viáveis, quais as possibilidades de financiamento possíveis e – no futuro – quais seriam as possibilidades de distribuição e lançamento para o filme. Serão discutidas as diferenças e as diversas etapas de produção de um documentário para cinema, TV e podcast.  

 

SERVIÇO

CURSO:  “Documentário: da teoria à prática”, por Flavia Guerra e Deborah Osborn

Período: 08/04/2025 a 24/06/2025

Dias das aulas: Terças-feiras

Horário: 19h às 21h30min

Carga horária: 25 horas (10 encontros)

Formato: Online (aulas ao vivo via Zoom) | Gravações disponíveis por 15 dias

Público-alvo: Aberto a todos os interessados em cinema documental

 

Para se inscrever, acessar:

https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-de-documentario-da-teoria-a-pratica-com-deborah-osborn-e-flavia-guerra/2859306

Valor: R$ 1.430,00 à vista ou parcelado em até 12x de R$ 147,89

Contato para imprensa: 

Flavia Guerra - flaviaguerra@gmail.com 

(11)99875-8882

 

Cronograma das Aulas

08/04/2025  Aula I – Panorama do Documentário Mundial

Introdução ao Cinema Documental.

O cinema nasceu documentário: os irmãos Lumière e o primeiro filme da história, A Chegada do Trem na Estação, um documentário.

O que é documentário? 

A definição precisa do que é o cinema documental e os diversos debates em torno do termo. 

Nanook, O Esquimó (1922), de Robert Flaherty, considerado de fato o primeiro documentário da história

 

Por conta do feriado da Páscoa faremos duas aulas seguidas:

14/04/2025  Aula II – Escolas, vertentes, estilos e formatos de documentário 

Expositivo, observacional, interativo ou reflexivo: as variadas formas de se retratar a realidade e, a partir disso, produzir cinema e/ou um produto audiovisual.

Documentário é um gênero audiovisual que tem profunda relação, e muitas vezes compromisso, com a realidade.

Diferenças e semelhanças entre Cinema Direto(americano) X Cinema Verité(Cinema Verdade francês).

Novos e diferentes gêneros contemporâneos: O caso do mockumentary (documentário falso), prova de que nem todo documentário é um retrato do real e muito menos produto jornalístico.

O rigor histórico ou jornalístico e sua importância.

É possível abrir mão do rigor histórico e/ou jornalístico sem, no entanto, enfraquecer a força de retratar muitas vezes a realidade até mesmo de forma mais eficiente do que reportagens ou artigos históricos?

 

15/04/2025  Aula III – Categorias do documentário: Discurso Direto e Discurso Indireto 

Voz e Modos de representação documental: Modos Expositivo, Observativo, Reflexivo, Performático, Poético

Técnicas, estilos e recursos:Uso de metáforas, narração em primeira pessoa, técnicas de animação e elementos de ficção (como no caso do docudrama), para atingir um efeito de retrato de um personagem real, um fato histórico ou até mesmo um fenômeno da natureza.

Estudos de casos:

Exibição e análise de trechos dos mais representativos documentários internacionais, que ilustram os conceitos tratados em aula: a produção da Escola Britânica de Documentários, clássicos do Cinema Direto como PrimáriasSalesmanGimme Shelter e Tititcut Follies; do Cinema Verité francês, como Deuses LoucosCrônica de um Verão, além de expoentes contemporâneos como RyanValsa com BashirTarnationThe Act of Killing Citizenfour e Making a Murderer.

 

29/04/2025 Aula IV – Introdução ao Roteiro Documentário: estudo de conceitos e possibilidades e a Jornada do Herói no Cinema do Real

Além de apresentar os elementos básicos do roteiro ficcional e abordar a forma como estes podem, e devem, ser utilizados para se contar uma história documental, a aula tratará da Jornada do Herói e dos elementos que podem servir de base para a construção da narrativa do documentário.  

Estudos de caso de documentários brasileiros: 

Parte 2 – Breve Panorama do Documentário Nacional

Das imagens de Afonso Segreto e Aruanda, de Linduarte Noronha, um divisor de águas no cinema documental brasileiro, até o documentário brasileiro contemporâneo.

 

06/05/2025  Aula V – A Montagem no Documentário e sua estreita relação com o Roteiro Documental

Como a relação entre roteiro e montagem é crucial para a narrativa da obra. Diferenças entre roteiro de filmagem e roteiro de edição. Análise de casos e aprofundamento dos conceitos tratados nas aulas anteriores sobre roteiro e formatos do documentário.

*Aqui teremos uma pausa de 2 semanas onde os alunos podem ver os filmes indicados ao longo do curso e prepararem seus projetos

 

27/05/2025  Aula VI - Montagem com Joaquim Castro

Joaquim Castro é cineasta com carreira no audiovisual desde 2003. Roteirizou e montou Luiz Melodia no Coração do Brasil (2024), vencedor do In-Edit e filme de encerramento do É Tudo Verdade. Co-dirigiu Partido (2023) com César Charlone, exibido na Mostra de São Paulo, DOK Montevidéu e Festival de Havana. Dirigiu e montou Teatro Oficina – Máquina do Desejo (2021), premiado no É Tudo Verdade, e Dominguinhos (2014), vencedor do Júri Popular no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Montou Democracia em Vertigem (2019), indicado ao Oscar e vencedor do Prêmio Platino. Fez a montagem e desenho de som de Olho Nu (2014), sobre Ney Matogrosso, premiado no In-Edit Brasil. Em 2022, montou o episódio final de Pico da Neblina (HBO) e, em 2018, dirigiu e montou episódios da série Expresso Brasil (Canal Curta). Trabalhou na montagem de Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer Parou (2020), vencedor em Veneza, e Tamboro – Para Todos Sem Exceção, premiado no Festival do Rio.

 

03/06/2025   Aula VII – Produção: O passo a passo para a realização de um documentário.

Da ideia ao projeto formatado; exemplos de apresentações comerciais, a necessidade de um teaser. 

Formas de financiamento e as possibilidades de lançamento em circuito comercial.

Os alunos receberão uma lista com os principais festivais, fundos de financiamento e editais de documentários. 

Parte 2 – Exercício prático e Técnicas de Pitching:

A partir do brainstorm de ideias propostas pelos alunos durante o curso, a turma se dividirá em grupos para trabalhar na prática no desenvolvimento e formatação de um projeto de sua preferência. As coordenadoras irão auxiliar os grupos a partir desse exercício a desenvolverem seus projetos nos moldes dos editais de documentário e a também pensarem possibilidades de planos de financiamento a partir do perfil de cada projeto. 

Serão ensinadas Técnicas de Pitching e de como melhor formatar, apresentar e vender o seu projeto para produtores, TVs, distribuidores e outros players do mercado audiovisual.

 

10/06/2025 Aula VIII: Direção de fotografia no documentário com Mauro Martins

Mauro Martins é Cineasta, fotógrafo e videoartista. 

Formado em Cinema pela FAAP, pós-graduado em Fotografia e Arte pelo Senac, fez cursos de Fotografia de Estúdio e Linguagem Fotográfica na Escola Politécnica de Londres. Fotógrafa tanto em externa como em estúdio.  Faz street, documental, retratos, editoriais e videoarte. Dirigiu trabalhos para Discovery, Multishow, Animal Planet e HBO entre outros. Como diretor de fotografia fez curtas, programas de TV e séries documentais para a Globoplay, TV Brasil, Multishow, GNT, HBO e uma novela para TV Record. Atuou como operador de câmera em filmes como "Bicho de Sete Cabeças", "Querô" e "Chega de Saudade". Ministra workshops e cursos tanto na área de fotografia como de vídeo.

https://mauromartins77.wixsite.com/mauromartins 

 

17/06/2025  Aula IX – Aula especial com a roteirista e diretora Adriana Yañez

Adriana nasceu em São Paulo. Formou-se em Comunicação Social pela PUC-SP, estudou Documentário em cursos na PUC-SP, USP e Escuela Internacional de Cine y Tv (Cuba). Seu mais novo documentário “As Primeiras” teve sua estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes 2024 levando o prêmio de Melhor Filme pelo Juri popular. O filme vem sendo selecionado para diversos Festivais pelo mundo, tendo já passado pela Irlanda, Coréia do Sul, Canadá, Itália, Alemanha e República Tcheca. Seus três curtas-metragens também foram selecionados para vários festivais, como Festival É Tudo Verdade, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Film Festival of Kerala (IFFK). Em 2020 lançou "Um crime entre nós" (60 min), documentário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, que alcançou largo destaque na mídia e foi adquirido pela Globoplay.

​​​Para televisão, já dirigiu séries e projetos especiais para os canais ESPN, SporTv e Rede Globo. Recentemente, dirigiu episódios para a série "Sociedade do Cansaço", disponível na Globoplay e "The World According to Football" – disponível na Showtime e Paramount + (EUA) – e premiada no Sports Emmy Award 2024.

Em 2025, será lançado também “Pau Darco” (96 min), um filme sobre o maior massacre do século na Amazônia, projeto da Repórter Brasil em que assina o roteiro.

 

24/06/2025  Aula X – Doctoring dos Projetos: Deborah Osborn e Flavia Guerra

Os projetos serão apresentados, discutidos e analisados em grupo. 

 

Carga horária total – 10 encontros – 25 HORAS

Público Alvo

Aberto a todos os interessados.

Formato

*Este curso é oferecido na modalidade ONLINE, portanto é necessário ter acesso à internet. As aulas serãqo realizadas ao vivo no aplicativo ZOOM. Sugerimos que o participante tenha um computador ou celular com câmera e microfone.

As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis na área do aluno por 15 dias corridos após a realização da aula ao vivo.

--

PROFESSORAS

DEBORAH OSBORN

Mestranda em Cinema pela Goldsmith College – University of London como bolsista do British Council, Deborah Osborn é sócia-fundadora da bigBonsai.

Atua como produtora criativa dos projetos de entretenimento da casa, com destaque para os documentários musicais “Dominguinhos”, “O Barato de Iacanga”, "Luiz Melodia no Coração do Brasil” e o longa de ficção, “O Livro dos Prazeres”, uma coprodução com a Rizoma Films (Argentina), premiado em festivais como BAFICI ( Argentina), Cinecitta IFF (Holanda), Festival de Vitória e Vassouras (Brasil). Em 2017 foi a única representante brasileira selecionada para participar do EAVE Producers’ Workshop, um dos principais encontros da rede europeia de empreendedores do audiovisual.

Deborah atuou também como parecerista do Fundo Setorial do Audiovisual e como júri e/ou palestrante em diversos festivais, como SXSW, Festival de Gramado, Mostra Olhar de Cinema, Inedit, Rio Market, Cine PE, Mostra de Cinema de SP, entre outros.

Atualmente a produtora possui seis séries no ar: “Minha Vida é um Circo”, gravada em 8 países (para a HBO/ Warner); “Palavras Permanecem” (para o canal Curta!) e “Tudo ou Nada: Seleção Brasileira”, a primeira série Amazon Originals gravada no país. Para a CNN Brasil produziu o talk show “Olhares Brasileiros” e “CNN 200+ A evolução do Brasil”. E, em outubro de 2023, lançou “Acende a Luz” no canal GNT.

www.bigbonsai.com.br

--

FLAVIA GUERRA 

Formada em jornalismo com mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths - University of London, como bolsista do Chevening Scholarship Program. Atua como documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. 

Em documentários e cinema, já roteirizou, narrou, produziu, dirigiu diversos projetos. Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010); foi coprodutora e assistente de direção de curtas como O Caminhão do Meu Pai (pré- finalista ao Oscar 2015, de Maurício Osaki); roteirizou e narrou a série Brasil Visto do Céu (Gullane Filmes e da francesa Arte). Foi pesquisadora e roteirista do longa Em Busca da Cerveja Perfeita (2019), de Heitor Dhalia. É codiretora de Poemaria (www.poemaria.com.br), projeto que une documentário, aplicativo e série; é produtora associada do longa "Meu Sangue é Vermelho".  Atualmente desenvolve o projeto de doc "Notícias Populares - Muito Além da Verdade". 

Integra a equipe de idealizadores do Estudio Eon (https://www.estudioeon.com.br), especializado em filmes de família e cinebiografias. 

Ministra o curso Documentário para Cinema e TV em parceria com Déborah Osborn. A tualmente, desenvolve o projeto do documentário Notícias Populares.

Em 2020 e 2021, produziu e apresentou a série de poscasts “Era Uma Vez São Paulo – 10 Anos Depois” do CineSesc.  Em 2022, apresentou a série Faixa Bônus do Festival Melhores do CineSesc, ao lado de Thiago Stivaletti (https://www.youtube.com/watch?v=XpvKweoUn30). Desde 2020, apresenta, entrevista e realiza mediações de debates na Mostra Ecofalante de Cinema (https://www.youtube.com/watch?v=KKwf853SwGc). 

Além disso, é editora do Plano Geral, podcast disponível no Splash UOL, colunista de cinema na Rádio Band News FM e no Splash UOL e na revista Numéro. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil, Canal Like e Band News TV. É vice-presidente da Abraccine.

Na última década, integrou júris e comissões de curadoria de concursos, editais e festivais no Brasil e no exterior, como Festival de Curtas de SP, Festival de Brasília 2019 e 2023, Primeiras Histórias, SPCine, Cine Esquema Novo, Festival de Miami, CineAlter, entre outros. Em 2022, foi curadora do Amazônia FiDoc Festival Pan-Amazônico de cinema, cuja edição 2024 está sendo preparada. É curadora do Feed Dog-Festival Internacional de Documentários de Moda.

Patrícia Rabello (11) 98196-9290

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

e-mail: patirabello@uol.com.br ; pati@patriciarabello.com.br

@patirabello

 

Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4

Assessoria de Imprensa

e-mail: isidoro.guggiana@gmail.com

@isidorobg

Post Comentário

Nenhum comentário