[News] Ébano sobre os canaviais: um retrato sobre as origens do Brasil

 

Crédito:Fernando Rabelo 

Vencedor da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura e semifinalista do 66° Prêmio Jabuti, no ano passado, o romance Ébano sobre os canaviais, de Adriana Vieira Lomar traz uma narrativa sensível e potente para abordar o impacto de preconceitos de raça, gênero e classe na construção da sociedade brasileira. O livro, publicado em 2023 pela Editora José Olympio, conecta momentos históricos e personagens, propondo reflexões relevantes sobre as bases do país em que vivemos.

Em uma narrativa fictícia inspirada por uma história de sua própria família, a autora tenta desvendar a identidade de sua trisavó, uma mulher que não possui registros formais de sua existência. A obra, de 240 páginas, traz uma estrutura narrativa dinâmica, que foge ao tradicional costurando tempos diversos em capítulos curtos. O panorama construído ilustra o processo da escravidão no Brasil, além de todas as feridas abertas que ainda sangram no último país das Américas a abolir a escravidão.

A história é centrada em Ébano, uma mulher negra alforriada que, com muita garra e perseverança, luta pelos seus sonhos no século XIX. A protagonista, que já precisa demonstrar força e maturidade desde a infância, trilha um caminho repleto de dores, desafios e preconceitos. Na tentativa de superar uma sociedade racista, machista e classista, ela não desiste, ainda que isso custe um preço alto.

Em contrapartida, em tempos mais atuais, Adriana Lomar apresenta Maria Antonieta, uma mulher racista e privilegiada, que nunca demonstrou interesse em conhecer sua ascendência. Ao longo da narrativa, pontos de contato entre Ébano e Maria Antonieta ficam evidentes, escancarando o quanto o apagamento histórico vivido pela população afro-brasileira é capaz de fortalecer preconceitos enraizados.


Minibios

Adriana Vieira Lomar é escritora e pós-graduada em Literatura Contemporânea. Autora de “Aldeia dos mortos”, “Corredor do tempo"( finalista Jabuti/2024), “Ambiguidades” e “Ébano sobre os canaviais” (vencedor do prêmio Kindle de Literatura e semifinalista Jabuti 2024).

William Soares dos Santos, é carioca, professor da UFRJ e escritor. Dentre seus trabalhos literários, destacam-se o livro Poemas da meia-noite (e do meio-dia) (Editora Moinhos, 2017), livro ganhador do Prêmio PEN Clube do Brasil para livros de poesias em 2018 e finalista do

3º Prêmio Rio de Literatura de 2018, o livro de poesias Três Sóis (Editora Patuá, 2019) e o romance Memórias de um triste futuro (Editora Patuá, 2020). Traduziu para língua portuguesa os romances A cidade do vento (Editora Moinhos, 2019) (tradução classificada entre as cinco últimas finalistas no Prêmio Jabuti de 2020), Elias Portolu (Editora Moinhos, 2021) e O caminho do mal (Editora Patuá, 2023), todos da escritora italiana Grazia Deledda (1871-1936). O seu mais recente trabalho literário é o livro de poesias Passante, editado pela Editora Primata em 2024.


Página do autor: http://williamsoaresdossantos.com.br/index.html



Ficha Técnica



Ébano sobre os canaviais


Adriana Vieira Lomar| Editora José Olympio, 2023 | Rio de Janeiro


240 páginas; 13.5 x 20.5 cm


ISBN: 978-65-5847-137-0


Lançamento do livro


Data: 16/04/2025


Local: Livraria da Travessa de Ipanema


Endereço: R. Visc. de Pirajá, 572 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22410-002


Horário: 19 horas






Post Comentário

Nenhum comentário