[News] Editora 100/cabeças reúne quatro ensaios de Walter Benjamin sobre obra do centenário Franz Kafka em novo livro
Essa caracterização de Kafka no ensaio que marca os dez anos de sua morte é uma verdadeira obra-prima da crítica literária de língua alemã, ainda que tenha encontrado seu reconhecimento somente após a morte de Benjamin.
Trecho do prefácio
Lançamento da editora surrealista 100/cabeças, Kafka em quatro ensaios-relâmpago (144 págs.) é um retrato do encontro entre duas grandes forças pensantes do século XX: o crítico literário alemão Walter Benjamin e o escritor Franz Kafka, um dos maiores escritores de seu tempo, mais conhecido pelos romances A Metamorfose e O Processo. Os ensaios que compõem a obra foram produzidos entre os anos de 1925 e 1939.
O livro conta com prefácio e notas do tradutor, Gustavo de Carvalho, que contextualiza historicamente a obra, além de tecer comentários sobre os textos presentes na coletânea: “A Moral Cavalheiresca” (pág. 45), “Franz Kafka: Na construção da muralha da China” (pág. 51), “Franz Kafka: por ocasião do 10o aniversário de sua morte” (pág. 67) e “Max Brod: Franz Kafka. Uma biografia (lembranças e documentos)” (p. 133).
Para Carvalho, a seleção dos textos e o conjunto da obra não se propõem a serem um livro de história literária, e, sim, “um verdadeiro monumento ensaístico em homenagem a um dos grandes clássicos da literatura mundial”, referenciando-se à rara profundidade da leitura de Benjamin em comparação à abundante fortuna crítica produzida a respeito de Kafka.
Vale ressaltar que os quatro ensaios escolhidos possuem variedade no que diz respeito à forma como foram publicados em sua época. “A Moral Cavalheiresca” foi originalmente veiculada em 1929 como artigo de opinião de caráter satírico, mais conhecido como Glosse. Já “Franz Kafka: Na construção da muralha da China” foi produzida e publicada como leitura pública, tendo sido transmitida como ensaio radiofônico em 1931, pela emissora Frankfurter Rundfunk.
“Franz Kafka: por ocasião do 10o aniversário de sua morte” foi definido por Carvalho como “o texto crítico e de longe o mais complexo tanto do ponto de vista interpretativo quanto do ponto de vista filológico” de Benjamin, cujo alcance frustrado levou ao retrabalho do texto, que contou com a leitura de Gershom Scholem, Theodor Adorno e Bertold Brecht. Mais tarde, Scholem, que também era seu amigo, solicitou uma resenha crítica de “Franz Kafka. Uma biografia (lembranças e documentos)”, de Max Brod, na tentativa de convencer o editor Schocken a publicá-lo, o que não ocorreu. Na realidade, “Max Brod: Franz Kafka. Uma biografia (lembranças e documentos)” só foi publicado postumamente, em 1966.
Além da seleção, estudo e tradução minuciosa, Kafka em quatro ensaios-relâmpago também se destaca pelo projeto gráfico, que foi desenvolvido por Daniel Justi, finalista do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Capa com o livro Antologia de mitos, lendas e contos populares da América, de Benjamin Péret, também publicado pela 100/cabeças. Neste livro, se destacam principalmente tons terrosos e avermelhados, com o texto em terracota. Há também um deslocamento do texto na página, com o propósito de trazer dinamismo e conforto à leitura.
Sobre os autores
Walter Benjamin foi um filósofo, ensaísta, sociólogo, tradutor e crítico literário judeu alemão. Nascido em 1892, em Berlim, é considerado até hoje um dos maiores pensadores do século XX, conhecido por textos como O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov e A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica, ambos publicados em 1936.
Um dos maiores escritores de expressão alemã do século XX, Franz Kafka foi um escritor nascido em Praga, atual capital da República Tcheca, em 1883. Tal como Benjamin, também era judeu. Autor de clássicos como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, ficou conhecido pelo caráter pessimista e crítico de sua obra. Faleceu em 1924, vítima de tuberculose.
Ficha técnica
Título: Walter Benjamin: Franz Kafka em quatro ensaios-relâmpago
Autor: Walter Benjamin
Tradução: Gustavo de Carvalho
Prefácio: Gustavo de Carvalho
Projeto Gráfico: Daniel Justi
Número de páginas: 144
Formato: 17×21
ISBN: 978-65-87451-23-7
Preço: R$ 65,00
Ano da publicação: 2024
Confira um trecho de "Franz Kafka: na construção da muralha da China"(pág. 53):
“Quem, afinal, foi Kafka? Ele fez de tudo para obstruir o caminho rumo a essa resposta. De um modo inconfundível, ele se coloca no centro de seus romances, mas o que neles se passa é elaborado de tal forma a torná-lo mais indistinto, abstraindo-o de forma a ocultar no cerne da banalidade. A cifra K., com a qual se caracteriza o protagonista de O castelo, revela tão somente algo que podemos encontrar numa inicial costurada num lenço ou no forro de um chapéu, não permite que reconheçamos a pessoa que se oculta por trás dela. Em todo caso, poderíamos criar uma lenda em torno desse Kafka (...)”
Post Comentário
Nenhum comentário